Vacinação contra gripe: por que é preciso se prevenir anualmente?

Entenda por que a imunização contra a influenza não é para vida inteira

Por: Redação Comunicar erro
Crédito: Getty Images/iStockphotoVírus da gripe circula durante o ano todo no Brasil

A gripe (influenza) é uma infecção viral respiratória aguda e altamente contagiosa, que pode levar a complicações médicas sérias. A doença pode afetar qualquer pessoa em qualquer idade, sendo facilmente transmitida através da tosse, espirro e contato próximo com uma pessoa ou superfície contaminada.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ocorrência de casos da influenza pode variar de leve a grave e até levar a óbito. A hospitalização e o óbito podem ocorrer principalmente entre os grupos de alto risco – que são crianças menores de 5 anos, gestantes, portadores de doenças crônicas e idosos. Em todo o mundo, estima-se que epidemias anuais resultem em cerca de 3 a 5 milhões de casos de doença grave e cerca de 290 mil a 650 mil óbitos.

 Apenas este ano já foram confirmados 69 casos de influenza e 17 óbitos no Amazonas, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas.

Para a Dra. Bárbara Furtado, gerente médica de vacinas da GSK, há explicação para isso. “Devido ao clima e outros fatores, é normal ocorrer uma antecipação de casos de influenza e doenças respiratórias nas regiões Norte e Nordeste do país se comparado ao Sudeste. Então, é importante que a população se vacine assim que possível. A vacina pode prevenir, evitar o agravamento da doença, internações e até mesmo óbitos”, alerta.

Por que as pessoas precisam se vacinar todos os anos?

vidrinhos de vacina
Crédito: Rovena Rosa/Agência BrasilVacinas contra a gripe sofrem modificações todos os anos

A gripe é causada, principalmente, por quatro cepas do vírus influenza: 2 cepas A (H1N1 e H3N2)  e 2 linhagens B (Yamagata e Victoria).  E, como esses vírus estão em constante mudança de um ano para outro, novas vacinas precisam ser produzidas anualmente. É por isso que é tão importante se vacinar contra a gripe todos os anos.

Anualmente, a composição das vacinas de gripe é definida pela Organização Mundial da Saúde. Para 2019, a OMS anunciou que houve modificação na cepa A H3N2 e na linhagem B Victoria.

mulher doente tomando um chá no sofá
Crédito: ljubaphoto/istockImunização pode reduzir de 39% a 75% a mortalidade por complicações da gripe

“No nosso país, o vírus da gripe circula o ano todo e não apenas no inverno, por isso é muito importante a conscientização da população sobre a importância da vacinação todos os anos. As pessoas devem checar se fazem parte dos grupos de risco que podem se vacinar nos postos de saúde. Caso contrário, devem procurar as vacinas na rede privada”, explica a médica Bárbara Furtado.

Estudos demonstram que a imunização contra a gripe pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da gripe.

Os vírus presentes nas vacinas contra a gripe foram tratados de forma que não são ativos. Isso significa que eles não estão vivos e não conseguem deixar as pessoas doentes.

Compartilhe:

1 / 8
1
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
2
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
3
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
4
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
5
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
6
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
7
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
8
03:59
Quais sintomas o álcool pode trazer?
O álcool é usado mundialmente, desde a antiguidade. Mas como saber se o seu uso, está nos afetando? Hoje, o Dr. …