Variante Ômicron causa dor com frequência em três partes do corpo
As dores provocadas por essa cepa são diferentes das provocadas pelas variantes anteriores
A variante Ômicron do coronavírus causa uma gama variada de sintomas, dor no corpo é um deles, mas existem duas regiões em que esses desconfortos são mais sentidos.
Pesquisadores que estão debruçados em estudos sobre a nova cepa observam que muitas pessoas infectadas se queixam de dores intensas nas pernas, lombar e garganta.
Em fóruns de discussão, como o Reddit, muitos usuários relataram principalmente dor nas pernas nos primeiros dias de sintomas.
- Estes sintomas do Alzheimer surgem a partir dos 30 anos
- Pesquisa mostra relação entre dieta e interrupção de crescimento de câncer
- Estudo aponta vitamina que pode baixar a pressão arterial em idosos
- Estudo descobre bebida que é capaz de reduzir a pressão arterial
Não está claro o que explica dores localizadas, porém, já existem estudos dizendo que essa variante parece causar mais mialgia [termo médico para dor muscular] do que as versões anteriores do vírus.
Uma explicação pode ser os processos inflamatórios que ela causa em vários tecidos.
A mialgia, de acordo com a Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins, descreve alguns sintomas, que incluem cãibras musculares e dores nas articulações.
Também se fala sobre que a Ômicron ataca o sistema musculoesquelético muito mais que do que acontecia com outras variantes.
Já a dor de garganta, não se assemelha a uma inflamação regular — como ocorre nas infecções da variante delta, por exemplo. Com a Ômicron, a garganta fica áspera, o que, muitas vezes, acaba causando rouquidão.
Outros sintomas da Ômicron para ficar de olho
O aplicativo de rastreamento de sintomas da covid-19, ZOE COVID, informou em um estudo que as pessoas diagnosticadas com a variante também se queixam de coriza, dor de cabeça, fadiga e espirros.
Veja abaixo a lista com os principais sintomas: