Componente deste vegetal pode evitar e tratar derrame; veja qual
O estudo ainda sugere que a descoberta abre caminho para o desenvolvimento de novos medicamentos para o tratamento de AVC
O brócolis, um vegetal verde com ricas propriedades nutritivas, tem potencial para se tornar um novo aliado na luta contra o AVC (Acidente Vascular Cerebral), indica pesquisa publicada na revista científica ACS Central Science.
Cientistas encontraram no brócolis um componente químico natural que pode não apenas prevenir a formação de coágulos sanguíneos perigosos, que culminam em derrames, mas também melhorar o desempenho de medicamentos que agem contra coagulações.
Então, o que torna o brócolis tão especial?
“Depois que um paciente sofre um acidente vascular cerebral isquêmico, ele é tratado com ativador de plasminogênio tecidual (tPA), um tipo de medicamento anticoagulante usado para retardar a progressão dos danos ao cérebro. Infelizmente, só é bem sucedido em 20% dos casos“, afirmou Xuyu (Johnny) Liu, principal autor do estudo.
- Pedra nos rins: como o limão siciliano pode ajudar a evitar o problema
- Efeitos anticancerígenos e outros benefícios que fazem do brócolis uma potência nutricional
- Estes 7 alimentos vão melhorar a sua saúde, segundo a ciência
- Taioba é aliada contra a anemia e a inflamação; conheça os benefícios
Com a inclusão da substância encontrada no brócolis nesses tratamentos, esse índice de sucesso sobe para mais de 60%.
Um futuro promissor para a prevenção e o tratamento de AVC
O AVC isquêmico ocorre quando uma artéria acaba bloqueada, interrompendo o fluxo de oxigênio para as células do cérebro. Além disso, segundo o Ministério da Saúde, este tipo de AVC representa cerca de 85% de todos os casos.
Diante desses números e da possibilidade de um composto natural do brócolis minimizar a frequência destes eventos, parece promissor desenvolver futuros tratamentos preventivos e anticoagulantes contra o AVC.
Considerando a porcentagem aumentada de sucesso na diminuição da progressão de danos cerebrais, o pesquisador Johnny Liu é otimista.
“Isso significa que poderíamos ver paramédicos tratando pacientes com AVC isquêmico com medicamentos à base de brócolis, bem como tPA, a caminho do hospital”, comenta.
Próximos passos na pesquisa
Outro achado significativo da pesquisa é que o composto do brócolis pode atrasar o início de um AVC. Isso abre um caminho para seu uso como agente preventivo, especialmente para pacientes de alto risco.
A equipe planeja realizar ensaios clínicos para entender melhor as possibilidades oferecidas pelo componente químico do brócolis. Se bem-sucedido, por fim, um novo tratamento preventivo e anticoagulante para o derrame, o produto estaria disponível em até cinco anos.
De acordo com Liu, “estamos muito entusiasmados por termos isolado um composto natural que pode ter enormes efeitos benéficos. Nossos estudos continuarão explorando como compostos altamente purificados de vegetais podem ter efeitos benéficos em processos de doenças.”
Afinal, quais são os outros benefícios do brócolis?
-
Rico em nutrientes: o brócolis é uma excelente fonte de vitaminas e minerais essenciais, incluindo vitamina C, vitamina K, vitamina A, ácido fólico, cálcio, ferro e potássio.
-
Regula o intestino: é uma boa fonte de fibras alimentares, que são importantes para a saúde digestiva, auxiliando na regularidade intestinal e na prevenção de problemas como constipação.
-
Suporte ao sistema imunológico: a vitamina C presente no brócolis é essencial para o funcionamento saudável do sistema imunológico. O que ajuda o corpo a combater infecções e doenças.
-
Favorece a saúde cardiovascular: os compostos antioxidantes e anti-inflamatórios no brócolis podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, diminuindo a inflamação e melhorando a saúde dos vasos sanguíneos.
-
Tem potencial anticâncer: vários estudos sugerem que o consumo regular de brócolis pode estar associado a um menor risco de certos tipos de câncer, incluindo câncer de cólon, mama, próstata e pulmão, devido às suas propriedades antioxidantes e compostos anticâncer.
-
Controle do peso: o brócolis é um alimento de baixa caloria e rico em fibras, o que pode ajudar na perda de peso.
-
Favorece a saúde óssea: a vitamina K presente no brócolis é essencial para a saúde óssea. Ela ajuda na absorção de cálcio e, por fim, na prevenção da perda óssea relacionada à idade.
-
Auxilia na saúde da pele: os antioxidantes e nutrientes presentes no brócolis podem contribuir para uma pele saudável e radiante. O que ajuda a combater os danos causados pelos radicais livres e promovendo a produção de colágeno.