Últimas notícias:

Loading...

Fã de refrigerante, rapaz vai parar no PS com cálculo renal

Entenda como são formados os cálculos e se há relação com o consumo exagerado de refrigerante

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Uma publicação no Twitter chamou a atenção para o perigo de substituir água por refrigerante. Um rapaz foi parar no hospital com um cálculo que estava obstruindo o ureter, tubo que transporta a urina dos rins para a bexiga. O caso foi relatado pelo namorado dele, Rafael Lugão, que disse que Allan é “viciado” em Coca Zero.

“Meu namorado que quase não bebe água mas é viciado em Coca Zero tá aqui internado para retirar um cálculo de 3 mm no ureter direito”, escreveu na rede social.

Em pouco tempo, a publicação viralizou, com muitos usuários confessando ter o mesmo hábito de abusar da bebida. O assunto ficou entre os mais comentados na rede social.

Ao ver a repercussão do assunto, Rafael atualizou a publicação sobre a saúde do namorado. “De ontem pra hoje o cálculo se deslocou e não está mais obstruindo o ureter. Allan teve alta pois não será mais necessário fazer a cirurgia”.

Em conversa com a Catraca Livre, Rafael explicou que o médico que atendeu Allan não relacionou o problema ao consumo exagerado de refrigerante, porém o alerta que ele fez foi baseado nos hábitos do namorado.

Cálculos no trato urinário e a ligação com refrigerante

Afinal, há ligação entre o consumo excessivo de refrigerante e a formação de cálculo no trato urinário? Há sim. O refrigerante em excesso, assim como a cerveja e os alimentos processados são vilões da saúde dos rins e podem contribuir para a formação de cálculos ou para o gravo do problema.

“As fontes de proteína animal, como o churrasco que adoramos especialmente nos finais de semana, também podem ser prejudiciais, já que levam à formação de ácido úrico, outra substância que serve de matéria prima para aparecimento das pedras nos rins”, explica o urologista Flávio Iizuka. Segundo ele, o mesmo vale no caso de queijos e dos frutos do mar, que elevam a presença de ácido úrico na urina.

refrigerante cálculo
Crédito: Nitiphonphat/istockSubstituir água por refrigerante pode contribuir para a formação de cálculo no trato urinário

Como acontece a formação de cálculo?

Os cálculos no trato urinário começam a se formar dentro do rim e podem aumentar de tamanho no ureter ou na bexiga. Eles podem ser denominados cálculos renais, ureterais ou vesicais, dependendo de sua localização.

Esses pequenos cristais formados costumam provocar dor intensa, normalmente no lado do abdômen, ao se movimentarem. Uma ingestão maior de água ajuda a expelir a pedra.

Compartilhe: