Vitamina D: 5 sinais de que o seu corpo está precisando

Entenda a importância da vitamina D para o funcionamento do corpo. E os sintomas provocados pela sua ausência

A principal fonte de produção da vitamina D se dá por meio da exposição solar, com duração em média de 15 a 20 minutos – iStock/Getty Images
Créditos: Getty Images/iStockphoto
A principal fonte de produção da vitamina D se dá por meio da exposição solar, com duração em média de 15 a 20 minutos – iStock/Getty Images

A vitamina D cumpre uma série de funções essenciais para o funcionamento do corpo: absorve e retém o cálcio e o fósforo, minerais imprescindíveis para o organismo.

Age no tratamento do câncer, ajuda a reduzir o seu crescimento, inibe infecções e reduz inflamações. Mas a sua contribuição mais importante está na manutenção dos ossos fortes e saudáveis.

No entanto, alguns sintomas são percebidos quando há falta do hormônio no organismo. Confira quais são:

Sonolência

O padrão de sono está intrinsecamente associado aos níveis de vitamina D em nosso organismo. Por isso, a falta dela eleva os níveis de hormônio  do estresse ou cortisol, ocasionando cansaço, ciclos curtos de sono, despertares noturnos e outros distúrbios.

Dor nos ossos

Considerada uma das manifestações musculoesqueléticas mais importantes do hormônio, nesses casos a pessoa costuma sentir dor nos ossos, fraqueza nos músculos, baixa massa óssea e fraturas. Além disso, a baixa vitamina D está associada a quedas frequentes, aumentando o risco de lesões.

Infecções frequentes

Por conta de sua significativa contribuição ao sistema imunológico, a falta de vitamina D expõe o corpo a diferentes patógenos (Vírus, bactérias e parasitas que podem causar doenças). Não por acaso, por meio de inúmeros estudos descobriu-se que indivíduos com baixos níveis de vitamina D apresentam resfriado, asma e infecções por gripe com maior frequência.

Depressão

Outra doença também associada à falta do hormônio no corpo é a depressão, sobretudo no estágio inicial de seus sintomas.  De acordo com uma revisão de 2020 publicada no jornal Depression and Anxiety, suplementos de vitamina D podem ajudar pessoas depressivas.

Queda de cabelo

Vitamina D estimula a produção de folículos capilares e, consequentemente, atua na aceleração do crescimento capilar. Por isso, a falta dessa vitamina tem como consequência o crescimento de cabelo fraco, atrofiado, além de provocar a sua queda. Além disso, baixos níveis da vitamina impede o crescimento de novos fios.