Levantamento mostra que 2015 terá mais promoções de passagens aéreas

O ano começou com quase setenta voos internacionais a mais por semana, se comparado com o mesmo período de 2014.  E com voos diretos para três novos aeroportos. Além disso, uma nova companhia aérea promete facilitar ainda mais a conexão dos brasileiros para destinos no Caribe.

De acordo com levantamento do site Voopter (comparador de passagens aéreas),  é possível viajar mais, melhor e gastando menos em 2015.  Veja abaixo algumas novidades das companhias aéreas para este ano.

– O número de voos internacionais semanais pulou de 1.195 para 1.262, em comparação ao mesmo período do ano passado, e agora há, por exemplo, 18 frequências a mais para o Panamá  com a Copa Airlines, o que deve resultar em mais promoções para a América Central/Caribe e também para os Estados Unidos.

– Falando em Caribe, uma nova companhia aérea internacional entrou com pedido na Anac para voar para o Brasil, mais especificamente para Manaus. É a InselAir, que agora liga a capital amazonense à Aruba, em dois voos semanais.

– As companhias aéreas brasileiras, como TAM e Gol, também aumentaram o número de frequências internacionais. O grupo LATAM, formado pela TAM e LAN, anunciou que lançará voos entre São Paulo e Toronto, com escala em Nova York, ainda no primeiro semestre. Entre São Paulo e Barcelona, provavelmente em junho/julho e, entre Brasília e Orlando, no segundo semestre, mesmo período em que irá aumentar o número de frequências para Miami, saindo da capital federal e de São Paulo, ou seja, vem mais promoção para os EUA com a TAM por aí.

– O Canadá também tende a ficar mais acessível para os brasileiros, já que, além dos voos diários ligando São Paulo ao país, a Air Canadá começou a operar em dezembro três voos semanais entre o Rio e Toronto.

– E a Europa? Com o novo voo para a Espanha da TAM e o aumento no número de frequências da TAP (cinco  a mais), da Air France (dois a mais),  da Alitalia (três a mais – os cariocas poderão voar diariamente),  da British (três a mais) e da Swiss (quatro a mais), a tendência  é que aconteçam mais promoções. Mais do que isso, as companhias aéreas europeias anunciaram várias novas rotas internas no continente. A Ibéria, por exemplo, voará para treze novos destinos, entre eles Florença, Edimburgo e Budapeste. Isso significa que, provavelmente, as futuras promoções incluirão destinos mais alternativos, além das grandes capitais.

– Os novos voos são ótimos, claro, mas há boas novidades também nas rotas já existentes, como a remodelação de aeronaves e a chegada de novos aviões. A TAM deverá ser a primeira a voar com o moderno A350 na América do Sul. A Ibéria continuará remodelando os assentos nos A340/600, que ligam São Paulo à Madri, e a Air Canada trocará o Boeing 767 por um 777 na rota São Paulo e Toronto, aumentando o número de assentos disponíveis.

– E os voos para a Ásia? A premiadíssima Singapore Airlines, que liga São Paulo à Singapura, com escala em Barcelona, está estudando a possibilidade de aumentar as frequências semanais –atualmente, ela conta com três voos–, a Korean, que há um ano tinha apenas três voos para Seul, com conexão em Los Angeles, agora oferece cinco frequências saindo de São Paulo.

Turkish, Etihad e Qatar continuam com sete voos e a Emirates com quatorze. Uma forte tendência é que as grandes promoções para o continente sejam encabeçadas pelas companhias aéreas européias, que, por conta da concorrência com as asiáticas, melhoraram bastante suas conexões para a Ásia (horários, opções, aeroportos).

Para aproveitar todas essas novidades, uma dica é utilizar comparadores de preços de passagens aéreas para garantir as melhores ofertas. No Voopter, por exemplo, há  tarifas de ida e volta, sem taxas, para a Europa a partir de R$ 1.631. É possível conferir os melhores preços na seção “Ofertas” do site ou fazer a busca diretamente em voopter.com.br, escolhendo até quatro dias para a ida e mais quatro datas para a volta, e o sistema mostrará o período mais econômico para a viagem.