Últimas notícias:
Loading...

5 destinos de natureza pouco explorados em Minas Gerais

Quer se desconectar da rotina e entrar em contato com a natureza? Conheça alguns destinos pouco explorados em Minas Gerais.

Que tal se desconectar da rotina e passar alguns dias no interior de Minas Gerais? Opções de lugares a serem explorados é o que não faltam. O estado oferece um leque: cidades históricas, serranas, parques nacionais e muita natureza, sem contar a gastronomia.

Minas Gerais é ideal ara quem quer se desconectar da correria das grandes cidades, oferecendo vários refúgios ecológicos e espirituais. Além de atrativos de aventura, é possível se hospedar em fazendas, pousadas e até em santuários, podendo contemplar serras, vales e cachoeiras ao redor.

Confira uma lista de opções para fugir do comum e desbravar a natureza de Minas Gerais que é espetacular!

Destinos pouco explorados em Minas Gerais

1 – Conceição do Mato Dentro

Localizada aos pés da Serra do Espinhaço, a pequena cidade é conhecida como a ‘capital mineira do ecoturismo’. Oferece várias belezas naturais, como a cachoeira Rabo de Cavalo, cachoeira do Tabuleiro –terceira maior do Brasil– entre outras.

Travessia da Lapinha da Serra ao Tabuleiro é uma das trilhas para se fazer em Conceição do Mato Dentro (MG)
Créditos: Divulgação/PMCMD
Travessia da Lapinha da Serra ao Tabuleiro é uma das trilhas para se fazer em Conceição do Mato Dentro (MG)

Conta com trilhas e também a Fazenda Córrego Taboão, famosa pela produção de queijos diversos. Além desses, outros atrativos incluem: Poço Pari e o Mirante da Serra da Ferrugem.

2 – Extrema

Extrema fica no sul de Minas Gerais, na divisa com São Paulo. Oferece várias opções de rotas turísticas para aproveitar ao máximo a natureza.

Rafting é uma das opções para se aventurar nos rios de Extrema, no sul de Minas Gerais
Créditos: Reprodução/Facebook@Prefeituradeextrema
Rafting é uma das opções para se aventurar nos rios de Extrema, no sul de Minas Gerais

Entre as opções, trilhas, cachoeiras, pedras gigantes, voo livre, rafting, Pico do Lopo, Parque Cachoeira do Salto, Parque Cachoeira do Jaguari, Prainha Ronan Ranoi, Parque Ecológico Pico dos Cabritos, Pico do Lobo Guará, entre outras.

3 – Vale do Matutu

Pico do Papagaio à esquerda e Pedra do Leão à direita, no Vale do Matutu, em Aiuruoca, Minas Gerais
Créditos: Luiz paulo marques de souza/Wikimedia Commons
Pico do Papagaio à esquerda e Pedra do Leão à direita, no Vale do Matutu, em Aiuruoca, Minas Gerais

Cercada por paisagens de tirar o fôlego, o Vale do Matutu, localizado na cidade de Aiuruoca, oferece cachoeiras e trilhas imperdíveis. Entre as opções de atrações por lá, estão: cachoeira Deus Me Livre, Poço do Joaquim Bernardo, trilhas, Pico do Papagaio, cachoeira do Meio, cachoeira do Fundo e a a cachoeira das Fadas.

4 – Conceição do Ibitipoca

Localizada na cidade de Lima Duarte, na ona da Mata mineira, visitá-la é como entrar em um túnel do tempo. Suas ruas são de paralelepípedos, com direito a casinhas coloridas e charmosas, bem como é cercada por uma natureza encantadora.

Rio do Salto no Parque Estadual do Ibitipoca (MG)
Créditos: Leonardo Costa/MTur
Rio do Salto no Parque Estadual do Ibitipoca (MG)

Entre as opções para curtir a natureza, estão: Pico do Pião, Janela do Céu e o Circuito das Águas, ambos dentro do Parque Estadual do Ibitipoca. Os atrativos incluem: picos, grutas, lagos, pontes, rios e mirantes, além da espetacular paisagem.

5 – Gonçalves

Um destino imperdível para amantes de turismo de natureza, Na Serra da Mantiqueira, Gonçalves é perfeito para quem busca tranquilidade. Oferece muitas opções de ecoturismo, com cachoeiras para banho, cascading, trilhas, boiacross, picos, cavalgada, rapel e mountain bike.

A Serra dos Remédios, uma dos atrativos de Gonçalves, no sul de Minas Gerais
Créditos: Divulgação/Departamento Municipal de Turismo e Cultura
A Serra dos Remédios, uma dos atrativos de Gonçalves, no sul de Minas Gerais

Vale a pena visitar a Pedra Bonita, provar a saborosa gastronomia local, comprar os artesanatos de artistas locais, entre outros. Possui várias pousadas na Serra da Mantiqueira para aproveitar ao máximo as atividades de ecoturismo por lá.

Como aproveitar melhor o passeio em Minas Gerais

Ao escolher um destino de natureza para visitar, siga essas dicas:

  • Conte com um guia: especialmente se for fazer trilha, é importante contar com a experiência de um profissional local;
  • Contrate o seguro viagem: essa é uma proteção muito importante, principalmente se você praticar turismo de natureza, com atividades que incluem trilhas, escaladas, rafting e outras, devido aos riscos de acidentes;
  • Escolha o melhor período: evite época de chuvas, especialmente ao visitar cachoeiras;
  • Faça um roteiro: assim você aproveita para conhecer mais de um lugar, fazendo paradas em lugares estratégicos, ou seja, que oferecem atrativos.

Então, escolheu uma das opções de destinos para visitar em Minas Gerais e se desconectar da rotina?

Em parceria com eurodemand

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário eurodemand

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.