5 destinos que podem ser explorados em um final de semana

Por: Redação | Comunicar erro

Este ano o brasileiro terá quatro feriados a menos do que em 2015, mas com planejamento dá para aproveitar e viajar aos finais de semana.

Dos dez feriados oficiais programados para 2016, cinco serão no final de semana (sábado ou domingo) ou na quarta-feira, impedindo a possibilidade de dias de folgas prolongadas.

Nesse cenário, muitas pessoas têm buscado viagens e passeios mais próximos de casa, que possam ser feitos em um final de semana comum.

Para ajudar os turistas a planejar seus roteiros de viagens para 2016, a ViajaNet preparou uma lista com destinos que demandam menos de 4h30 de voo, com partida de São Paulo.

Um dos locais mais práticos para quem parte de São Paulo é Balneário Camboriú, que fica a apenas 1h30 de viagem. Localizado no litoral norte de Santa Catarina, o município tem como principal atrativo as praias de águas claras e calmas.

Baln_Camboriu_vista_da_barra_norte
Vista de Balneário Camboriú a partir do Pontal Norte

O Parque Unipraias é um dos maiores complexos turísticos do país, contando com infraestrutura completa para os visitantes, que podem conhecer também regiões de Mata Atlântica e apreciar a culinária local. A herança cultural portuguesa é profunda na cidade, que exibe uma arquitetura histórica e diversos outros resquícios da colonização.

Florianópolis também é uma opção viável, estando a apenas 1h25 de viagem. As praias bonitas, os parques exuberantes e a qualidade de vida da capital catarinense trazem para os seus visitantes um final de semana com inúmeras opções de turismo.

Ainda na região Sul é possível ir a Porto Alegre em 1h40, conhecendo a capital  gaúcha e seus pontos turísticos, como o tradicional Mercado Público, o Monumento ao Laçador e a Usina do Gasômetro, ou ainda ao Estádio Beira-Rio e a novíssima Arena do Grêmio.

Rio Guaíba com o porto e a Usina do Gasômetro ao fundo
Rio Guaíba com o porto e a Usina do Gasômetro ao fundo

Quem deseja ir passar um final de semana no Nordeste pode aproveitar a viagem de apenas 3h50 para Recife. A capital pernambucana oferece opções interessantes para os turistas que buscam um local de tranquilidade –já que as águas calmas e as piscinas naturais da costa permitem aproveitar o contato com o mar.

Recife também apresenta um ambiente boêmio e repleto de bares e roteiros históricos. A cidade tem os traços da chegada de colonizadores holandeses e portugueses bastante marcados, sendo uma experiência turística e cultural extremamente rica.

1200px-Windsurf_em_Fortaleza_2
Ventos fazem de Fortaleza um lugar ideal para praticar windsurf

Outra opção do Nordeste é Fortaleza, que fica a 3h25 de distância da capital paulista. As praias de Mucuripe, Iracema e do Futuro estão entre as mais conhecidas e procuradas pelos turistas. Ao lado da capital cearense está o Beach Park, um dos parques aquáticos mais famosos de todo o país, com atrações para pessoas de todas as idades e gostos.

Compartilhe: