Conheça Coimbra e sua incrível tradição universitária

Informar

5 dicas para viajar de carro com crianças

Por The Veigas*

Por: Redação | Comunicar erro

Viajar de carro rende memórias deliciosas, com a vantagem de poder parar onde e quando quiser para curtir pontos inesperados, esticar as pernas ou apenas fazer um bom xixi na moita.

Mas como fazer isso sem enlouquecer com crianças confinadas dentro de um carro? Siga as nossas dicas e curta esses momentos incríveis em família (e mande as fotos para a gente!).

Se a viagem for longa, programe parar a cada duas ou três horar para um xixi

1 – Capriche na playlist

Aproveite o tema da viagem e crie uma playlist de músicas que combinem. Envolva a criança nas letras, cante junto e ajude o tempo a passar. Para os maiorzinhos, os DVDs portáteis podem espantar o tédio. Mas cuidado: se o seu filho se enjoa fácil, evite entretê-lo com joguinhos de celular, filmes, livros ou qualquer outra coisa que possa causar vômitos.

2 – Aproveite a paisagem para criar brincadeiras

Quantos carros vermelhos vão passar? Ganha quem encontrar uma vaca preta primeiro! Estou pensando em um animal cinza. Que animal é?

Crie jogos que envolvam a criançada na paisagem e distraiam.

3 – Tenha uma boa cadeirinha

Se seu filho usa bebê-conforto ou cadeirinha, invista em um modelo confortável, reclinável e que dê bom apoio para a cabeça. Um dos nossos maiores arrependimentos foi ter comprado uma cadeirinha que não reclinava. Quando o Chico dormia, a cabeça dele ficava caindo para a frente e pelos lados (e a nossa consciência pesando no banco da frente).

Se o carro for alugado, consulte a locadora sobre a locação da cadeirinha também. Em alguns casos, ela pode até ser oferecida como cortesia.

4 – Faça paradas periódicas

Se a viagem for longa, programe parar a cada duas ou três horar para um xixi, esticar as pernas ou fazer um lanchinho. Se tiver mais algum adulto junto, alterne também a direção do carro. Além de descansar as crianças, os maiores também se beneficiam das paradas e ficam mais relaxados para lidar com eventuais birras e contratempos.

5 – Lembre-se: é cansativo mesmo

Você também vai se cansar, ficar impaciente e querer chegar logo. Por que com a criança isso seria diferente? Entenda que é perfeitamente aceitável se sentir desconfortável e que os pequenos viajantes vão, sim, expressar isso. Você também gostaria de fazer o mesmo.

Coloque-se no lugar da criança, respire fundo e lembre que a viagem é por uma boa causa – para viver novas experiências e curtir o que a gente tem cada vez menos: tempo gostoso em família.

*The Veigas são a designer Mariana, o jornalista e escritor Edison e o pequeno Chico — que tem 4 anos e já participou de aventuras em 18 países diferentes. Atualmente, eles moram em Milão. Suas histórias estão em Facebook e Instagram.

5 palpites que quem viaja com filho pequeno já cansou de ouvir

Compartilhe: