5 perrengues no aeroporto que podem ‘arruinar’ sua viagem

Mas nada que conhecer seus direitos não resolva!

Viajar é uma delícia, mas às vezes, a gente passa cada aperto, não é mesmo? O pior é que, por mais que a pessoa se programe, está exposta a alguns perrengues no aeroporto que podem “arruinar” sua viagem. Mas nada que conhecer seus direitos não resolva!

O número de passageiros praticamente dobrou em relação ao primeiro trimestre de 2022, em comparação ao mesmo período de 2021. E com isso, o número de problemas também, sendo que problemas com cancelamentos de voos e atrasos foram de 787,7 mil para 2,2 milhões.

5 perrengues no aeroporto que podem ‘arruinar’ sua viagem
Créditos: Connor Danylenko/Pexels
5 perrengues no aeroporto que podem ‘arruinar’ sua viagem

Durante uma viagem, seja para destinos nacionais ou internacionais, imprevistos podem acontecer. Voos cancelados, atraso, bagagem extraviada e até o próprio viajante se distrair e perder documentos importantes. Embora estas situações nos deixem sem rumo, colocar a cabeça no lugar e buscar seus direitos ajuda bastante.

Por isso, basta seguir algumas dicas para resolver seus perrengues de aeroporto e seguir viagem tranquilamente.

5 perrengues de aeroporto e como resolvê-los

A seguir, apresentamos as situações mais comuns em aeroportos, como resolver e, também, dicas para evitá-los.

1 – Voos atrasados e cancelados

Este é, sem dúvidas, um dos mais comuns entre os perrengues de aeroporto! Ainda que, normalmente, sejam resolvidos rapidamente, não deixam de causar estresse. Sem falar nos casos em que o problema de cancelamentos de voos é solucionado tardiamente, muitas vezes por greve ou questões climáticas. Então, o que fazer nestes casos?

O site da AirHelp, por exemplo, ajuda passageiros de todo o mundo a saber quais são as regulações locais e as normas que as companhias aéreas precisam respeitar, seja por atraso de voo, overbooking, voos cancelados e outros problemas. Não deixe de conferir esse conteúdo e depois saiba que se trata de uma questão causada pela companhia, e não por você.

Logo, tem direitos desde os atrasos menores até cancelamentos. Veja:

  • atraso de até uma hora: o passageiro(a) tem direito a um meio de comunicação, como telefonema ou internet;
  • atraso de até duas horas: o passageiro(a) tem direito ao meio de comunicação e voucher de alimentação;
  • atraso superior a quatro horas: o passageiro(a) tem direito a meios de acomodação (principalmente, se o problema ocorrer à noite), transporte e mais vouchers de alimentação.

Os valores dos vouchers de alimentação dependem da companhia aérea, então, busque orientações no balcão de informações da empresa.

Ah, outra consequência provável de um atraso ou cancelamento é perder serviços que utilizaria no destino. Em casos mais graves, tem quem perca até a saída de um cruzeiro! Nestes casos, guarde todos os comprovantes, pois é um direito seu pedir reembolso pelas despesas que não usufruiu devido ao problema no voo.

E o que você não pode fazer? Sair quebrando tudo no aeroporto, pois além de não resolver nada, ainda pode ter problemas judiciais.

2 – Overbooking

Você reservou o voo com antecedência, confirmou 24 horas antes e, ao chegar no aeroporto, descobriu o quê? Que o voo está lotado! Pior, que teve reservas além do que conseguia levar. O primeiro passo é buscar o balcão da companhia aérea para verificar:

  • prioridades de embarque;
  • próxima opção de voo para o destino;
  • embarque em outra companhia aérea (endossado por aquela que causou o problema).

Mais uma vez, não adianta quebrar o balcão de atendimento porque o funcionário que está ali nada tem a ver com isso! O melhor é resolver com calma e, quer uma dica? Faça seu check-in online, chegue mais cedo ao aeroporto e, se possível, integre o programa de fidelidade, pois assim, tem prioridade no embarque.

3 – Extravio de bagagem

No verão de 2022, os aeroportos europeus literalmente entraram no caos, graças a uma “chuva” de bagagens extraviadas. Acredite, este é, também, um dos perrengues de aeroporto mais comuns. Só que, por mais desesperador que seja aguardar pela bagagem na esteira e ela não chegar, tem como resolver!

Primeiro, vá até o balcão de aviso do aeroporto para informar sobre a bagagem extraviada. Forneça todos os detalhes, como descrição da mala, se há algum detalhe chamativo, o que havia dentro, bem como dados do seu voo e de contato. Isso é feito em um formulário entregue pela pessoa atendente que, então, repassa à companhia aérea.

O prazo para entrega vai variar conforme o local onde sua bagagem for localizada. E não se preocupe, pois é obrigação da companhia levá-la até seu endereço. Caso você faça um daqueles roteiros mais corridos e fique poucos dias em cada cidade, forneça todos os seus destinos. Se preferir, informe o endereço do seu segundo local de hospedagem.

Outra dica: contrate um seguro viagem! As cláusulas incluem cobertura para perda e extravio de bagagem. Daí, você tem a cobertura para artigos de primeira necessidade. Ah, vale também levar os itens essenciais em uma malinha de mão.

4 – Mala não despachada por atraso

E se a sua mala não for despachada porque você se atrasou? Neste caso, infelizmente, a companhia apenas viabiliza a solução do problema, uma vez que não foi a responsável. Entre as alternativas mais viáveis, temos:

  • pagar uma remarcação e embarcar no próximo voo;
  • tentar colocar tudo em uma mala de mão;
  • pagar uma taxa para despachar a mala no próximo voo e esperar no hotel.

Para não passar por esse perrengue de aeroporto, tente sair de casa com antecedência. Isso vale principalmente em voos internacionais, nos quais as burocracias são maiores.

5 – Perda de passaporte e demais documentos

Não adiante, sem documento, nada de embarque! E acredite: este é, também, um perrengue de aeroporto super comum! O primeiro passo é registrar  um boletim de ocorrência para informar da perda. Isso tanto no exterior quanto no Brasil.

Em seguida, se for no exterior, entre em contato com o consulado para pedir orientações. Alguns destinos permitem embarcar com uma autorização de retorno, outros não. No caso do cartão, após registrar a ocorrência, solicite o bloqueio do mesmo e peça o envio do provisório. Se não der tempo, peça para alguém enviar dinheiro para você de alguma forma.

Gente, esse perrengue de aeroporto, apesar de comum, é tenso! Por isso, cuide para deixar o passaporte, RG ou CNH sempre em segurança, como doleira ou bolsinha de mão.

Pessoal, estes são alguns dos perrengues de aeroporto que podem deixar sua viagem estressante, mas ocorrem com mais frequência do que imagina! O primeiro passo é manter a calma e buscar os seus direitos, bem como as soluções possíveis. E, sempre que possível, faça tudo com antecedência! Assim, resolve as questões em tempo hábil de seguir viagem tranquilamente!

Em parceria com eurodemand

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