Últimas notícias:

Loading...

5 tradições italianas que caíram no gosto dos brasileiros

Atualmente, quase 35 milhões de ítalo-brasileiros vivem aqui

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Conhecer as tradições italianas é crucial para o total entendimento de diversos aspectos sociais e culturais brasileiros, afinal somos um dos países com mais imigrantes italianos do mundo. Atualmente, quase 35 milhões de ítalo-brasileiros vivem em terras verde-amarelas.

Devido à importância dessa influência, o Dia Nacional do Imigrante Italiano ganhou uma data: 21 de fevereiro, dia em que o Vapor “La Sofia” atracou no Brasil com as primeiras famílias vindas diretamente do país da bota.

5 tradições italianas que caíram no gosto dos brasileiros
Crédito: Ermess/iStock5 tradições italianas que caíram no gosto dos brasileiros

“O Dia Nacional do Imigrante Italiano é, também, um grande marco emocional no coração dos descendentes de italianos. É a história de muitas famílias, inclusiva da minha”, conta Renata Bueno, presidente do Instituto Cidadania Italiana. “Meu avô, Alberto Brustolin, deixou Treviso em 1920 e veio para o Brasil na intenção de poder oferecer uma boa condição de vida para toda a família”, relembra.

Com tantos imigrantes, os costumes da Itália chegaram para ficar. Entre as principais tradições que caíram no gosto dos brasileiros estão a gastronomia, a arquitetura, a língua, as festas e a cultura familiar.

Conheça mais sobre a história de cada um desses itens na lista que preparamos para você.

1 – Gastronomia

Muitos pratos têm origem italiana, tais o gnocchi, o fettuccine, a pizza, a lasanha e muitas outras delícias. Além disso, foi tão somente após a imigração que se passou a cultivar verduras e fubá nos quintais para consumo familiar e venda. O uso de embutidos, como calabresas e mortadelas, também é proveniente dos italianos.

2 – Arquitetura

Os navios que chegavam da Itália vinham não somente com trabalhadores, mas construtores também, que traziam consigo os ideais arquitetônicos italianos: casinhas estreitas, feitas de pedra ou madeira. Esse estilo de arquitetura é bastante presente no Sul do Brasil, principalmente.

3 – Idioma

Uma das tradições mantidas pelos italianos aqui no Brasil é o famoso “tchau”, que tem origem da palavra “Ciao”, utilizada na Itália como uma saudação informal.  Outras palavras de origem italiana são: alarme, artesão, banquete, cascata, festim, gazeta, maestro, máfia, panetone, polenta, soneto, trampolim e violino. E ainda temos o “Talian”, uma língua reconhecida oficialmente no Brasil, que é muito falada em colônias italianas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

4 – Família

Instituto Cidadania Italiana
Crédito: Divulgação/Instituto Cidadania Italiana Conhecer as tradições italianas é crucial para o total entendimento de diversos aspectos sociais e culturais brasileiros

Na tradição italiana, família é muito mais que apenas o pai, a mãe e os filhos. Ela se estende para os tios, tias, primos, avós, cachorro, gato e papagaio. Além disso, as famílias têm o costume de se reunir com frequência, em encontros regados a muita comida e, claro, um bom vinho.

5 – Festas italianas pelo Brasil

Nas festas tradicionais que acontecem nas diferentes cidades do Brasil, é possível celebrar a cultura italiana por meio de música, dança, religião, culinária e muita conversa. Alguns exemplos são: Festitália de Blumenau (SC), a Festa de Nossa Senhora Achiropita, em São Paulo, a Festa Tradicional Italiana de Belo Horizonte (MG) e a Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul (RS).

Compartilhe: