7 dicas para planejar uma viagem a Portugal

Saiba como organizar uma viagem por Portugal, o destino do momento

Por: 360meridianos | Comunicar erro

Todos querem ir para Portugal. De uns anos para cá, o país começou a receber um fluxo enorme de turistas –só em Lisboa, o número de visitantes aumentou mais de 10% em relação a 2009. Sorte a nossa, que, graças à língua e às afinidades históricas, temos um pouco mais de facilidade para explorar o que o país tem de melhor.

A começar pela capital, que está repleta de coisas legais para ver (aqui tem uma listinha básica do que fazer em Lisboa em 3 dias).

Nós, do 360meridianos, temos bastante experiência quando o assunto é Portugal. A Luíza Antunes, uma das autoras do blog, viveu lá por alguns anos e estudou o turismo do país. Agora, vamos compartilhar algumas dicas para deixar o planejamento de viagem mais prazeroso.

Aprenda a economizar

Portugal é um destino barato, ainda mais se comparado a países vizinhos. Mas quanto menos dinheiro gasto, melhor. Então vale seguir as recomendações: a melhor época de comprar passagem é com entre 4 e 2 meses de antecedência. Vale planejar antecipadamente a hospedagem também, principalmente se o roteiro incluir lugares bem turísticos como o Algarve. Comer não costuma ser caro. Com 15 euros por dia dá para se alimentar bem. De resto, é bom explorar as opções gratuitas de lazer e locomoção: andar pelas ruas a pé já é uma atividade turística bem enriquecedora, dependendo de onde você estiver.

Portugal
Crédito: 360meridianosPortugal

Não se confunda com o idioma

A língua é igual, mas é diferente. Se uma coisa é interessante ou divertida em Portugal, ela não é “legal”. É “fixe”. Xícara é chavena, banheiro é casa de banho, celular é telemóvel, trem é comboio, ônibus é autocarro. A diferença entre os dois jeitos de falar parece pequena, mas pode te colocar em apuros na hora de pedir informação na rua, ou mesmo de comprar um pequeno almoço (que, por sinal, é o mesmo que o nosso café da manhã). Então, prepare-se para falar em português de Portugal antes de embarcar.

portugal viagem
Crédito: 360meridianosVila Nova de Gaia

Explore o mapa do país

Portugal é um país pequeno. Mas tem tantas cidades e lugares incríveis para conhecer que é preciso se esforçar para montar um roteiro que faça sentido geograficamente. Então, abra logo um mapa do país e decore mais ou menos em que ponto fica cada lugar. Ainda precisa de ajuda? A gente preparou roteiros de 15, 20 e 30 dias por Portugal, já com as sugestões de lugares e dicas detalhadas de locomoção, distâncias e tempo. Você pode seguir à risca ou adaptar do seu jeito.

Fuja do óbvio

Já ouviu falar no Parque Natural da Serra do Gerês? E S. Pedro de Moel, Vale do Douro, Piódão? Vale dar aquela pesquisada no Google, porque umas escapadas do roteiro tradicional podem te fazer descobrir o lado oculto de Portugal e te livrar dos lugares cheios. Chegar ao Portugal mais profundo pode exigir um esforço a mais – trilhas, passeios de barco, caminhos por onde não passam ônibus. Mas acredite: vai compensar colocar no seu roteiro esses lugares diferentões.

Prepare-se para viver a cultura local

No mês de maio, Braga se transforma na Roma Antiga: você verá gente fantasiada e barracas com comidas e bebidas daquela época, séculos atrás. Já em setembro, em Coimbra, universitários fantasiados tomando banho de rio são comuns na Latada, festa típica de recepção dos novos alunos da universidade. O 25 de abril tem um significado especial: é a data em que o país comemora a Revolução dos Cravos. Antes de viaja, confira quais são as festas típicas que acontecem na época do seu passeio. As cidades estarão mais cheias, mas pode ser uma experiência e tanto ver de perto manifestações culturais e históricas.

lisboa

Aprenda a se locomover

Caso você esteja viajando com mais de uma pessoa, alugar carro pode sair mais barato que o transporte público. Esse é o melhor jeito de viajar se você vai visitar várias cidades em um dia, ou se quer conhecer o interiorzão do país. Já ônibus ou trem bastam caso passe por Lisboa, Coimbra, Porto ou Braga, cidades maiores. Agora, escolher entre o autocarro e o comboio é uma questão de gosto: trem é mais confortável, mas é mais fácil comprar passagem de ônibus de última hora.

Lembre-se das regras

Por último, mas não menos importante. Enquanto estiver planejando sua ida a Portugal, não se esqueça de que valem as regras básicas de viagens à Europa: contrate um seguro viagem abrangente, chegue com o visto adequado para turismo, atente-se para o local de desembarque na Europa, tenha comprovantes de hospedagem ou carta-convite em mãos, prove que tem dinheiro suficiente para se manter lá durante a estadia, e entenda como funciona o Tratado de Schengen para não se confundir caso vá passar por outro país.

Autor: 360meridianos

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário 360meridianos da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
01:45
Visitamos uma fantástica fábrica de chocolate
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
01:20
Karol Conka indica 2 lugares incríveis para conhecer em Curitiba
Convidada pelo Colaí Indica para falar sobre os seus rolês favoritos em Curitiba, cidade natal da rapper, Karol Conka mostrou …
5
03:31
Conheça o Embalse El Yeso, na Cordilheira dos Andes
Perfeito tanto para quem passará várias dias em Santiago, ou até mesmo para quem terá uma passagem breve pela cidade, …
6
02:49
A lama de Brumadinho respinga no governo do Bolsonaro
7
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
8
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …