Alentejo: 10 vinhos para provar durante as vindimas

Região portuguesa é notória produtora da bebida e garante rótulos de muita qualidade

Por: Redação | Comunicar erro

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, a região do Alentejo conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. A maior região portuguesa também é destino para que ama vinhos.

O Alentejo possui vinhos que surpreendem pela excelência, aromas e cores, tão singulares como a paisagem e a própria gastronomia alentejana.

Alentejo vinhos
Crédito: Sohadiszno/iStockRegião portuguesa de Alentejo é notória produtora da bebida e garante rótulos de muita qualidade

No mês de setembro ocorre a vindima –período que os produtores colhem as uvas e dão início a um processo que resulta em alguns dos melhores vinhos dos do mundo.

Nesta época, o destino fica cheio de programações exclusivas, que vão desde a colheita até a pisa das uvas.

Alentejo
Parreirais da vinícola Herdade do Esporão, uma das mais tradicionais do Alentejo

Tudo é feito com muito carinho e alegria, até porque o período das vindimas é um momento de festa para aqueles que cuidaram das vinhas o ano todo. E que tal aproveitar esta fase para provar alguns dos rótulos alentejanos? Listamos dez deles abaixo.

Malhadinha

Adega Herdade da Malhadinha
Crédito: DivulgaçãoTuristas na Adega Herdade da Malhadinha

É o mais famoso rótulo da Herdade da Malhadinha Nova, que nasceu com o sonho de produzir o melhor vinho do mundo. Se ainda não chegaram lá, estão perto, e o Malhadinha tinto é prova disso: feito a partir de diversas castas, apresenta um aroma complexo de paladar cheio.

Torre de Palma

Alentejo, vinhos
Crédito: DivulgaçãoO Torre de Palma Wine Hotel, no vilarejo de Vaiamonte, é um hotel de cinco estrelas dedicado ao vinho alentejano

Em Monforte, o Torre de Palma mostra que é possível, sim, ser muito bom em várias coisas. É um hotel de primeira linha, que oferece muita qualidade e conforto aos seus hóspedes, mas também é o orgulhoso produtor de vinhos inesquecíveis, sejam eles tintos ou brancos.

Torre

Alentejo
Crédito: DivulgaçãoSituada no coração do Alentejo, a Herdade do Esporão oferecer visitas guiadas


O Esporão é um respeitado produtor de vinhos, que está entre os mais conhecidos da região alentejana, e o Torre é um de seus rótulos tintos, memorável, icônico e muito original. Feito com uvas colhidas manualmente e envelhecidas em barricas de madeira francesa, garante um sabor único.

Equinócio

Alentejo
Crédito: DivulgaçãoA Quinta tem uma das vistas mais deslumbrantes de todo o Alentejo

Um branco de personalidade, o Equinócio é uma bebida que encanta ainda mais quando se conhece onde e como ele foi criado: o Cabeças do Reguengo. É uma propriedade fascinante, empenhada em fazer slow wines. Esta quinta familiar recupera o sistema agrícola tradicional e aposta nos elementos da natureza.

Invisível

Alentejo
Crédito: DivulgaçãoNa Ervideira é possível visitar a adega e acompanhar todo o processo produtivo, desde a chegada da uva até ao engarrafamento do vinho e sua expedição

O Invisível é um dos projetos originais da Ervideira. A curiosidade é que ele consiste em um vinho branco feito com uvas tintas. Isso é possível pois utilizam apenas a “lágrima” da uva, gotas de suco que se tiram da mesma sem esmagá-la nem usar a casca. Impossível não ficar curioso para provar.

Monte dos Amigos

Alentejo
Crédito: DivulgaçãoOs vinhos são perfeitos para acompanhar uma roda de conversa

Fáceis de beber, os vinhos Monte dos Amigos foram desenvolvidos pela Casa Relvas para celebrar a amizade. Tinto, branco ou rosé são perfeitos para acompanhar uma roda de conversa com aquelas companhias queridas.

Monsaraz

Alentejo
Crédito: DivulgaçãoBarris de carvalho da vinícola Carmim, em Reguengos de Monsaraz

Este rótulo da Carmim conta com diversas variações de tinto. Se o clássico é macio e redondo, o Monsaraz Millennium tem taninos firmes e final de prova prolongado. O Reserva, por sua vez, é amplo e profundo, enquanto o Cabernet Sauvignon é potente e fresco. São inúmeras opções para agradar qualquer enófilo.

Arché

Alentejo
Crédito: DivulgaçãoHerdade do Sobroso é uma bela propriedade rural no Alentejo, com 1600 hectares de área, dos quais apenas 52 estão plantados com vinhedos

Este não é um vinho, mas uma aguardente vínica, produzida pela Herdade do Sobroso. Feita com destilação lenta e harmoniosa e envelhecida durante mais de 10 anos em barricas de carvalho francês, tem alto teor alcoólico, aroma de vinho e notas de especiarias.

Herdade dos Grous Moon Harvested

Alentejo
Crédito: Divulgação/Turismo do AlentejoDegustação de vinhos na Herdade dos Grous

Esta edição nasce da aplicação de conhecimentos ancestrais, que dizem que os ciclos da lua interagem com o desenvolvimento das plantas. Por isso, suas uvas foram colhidas manualmente na fase lunar mais adequada, resultando em uma bebida de cor rubi profunda e sabor rico.

Marquês de Borba Branco

Alentejo
Crédito: DivulgaçãoA adega João Portugal Pramos é referência de vinhos portugueses a nível mundial

Para preservar a frescura, as uvas são colhidas de manhã cedo e vão direto para pequenas caixas, começando assim a produção de um vinho branco de acidez bem marcada e casada, desenvolvido pela adega João Portugal Pramos.

Compartilhe:

1 / 8
1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
01:45
Visitamos uma fantástica fábrica de chocolate
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
01:20
Karol Conka indica 2 lugares incríveis para conhecer em Curitiba
Convidada pelo Colaí Indica para falar sobre os seus rolês favoritos em Curitiba, cidade natal da rapper, Karol Conka mostrou …
5
03:31
Conheça o Embalse El Yeso, na Cordilheira dos Andes
Perfeito tanto para quem passará várias dias em Santiago, ou até mesmo para quem terá uma passagem breve pela cidade, …
6
02:49
A lama de Brumadinho respinga no governo do Bolsonaro
7
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
8
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …