Arraial d’Ajuda (BA) promove festival gastronômico

Evento promete muitos sabores e criatividade inspirados na culinária portuguesa.

Por: Redação
Ouça este conteúdo

De 20 a 29 de novembro, o vilarejo de Arraial d’Ajuda, distrito de Porto Seguro (BA), promove a segunda edição do festival gastronômico Esquina do Mundo.

Com o tema “Portugal, Histórias e Sabores”, o evento reúne 30 restaurantes do distrito, que elaboraram pratos especiais para o festival -entradas, pratos principais e sobremesas.

Arraial d'Ajuda
Crédito: Ribeirorocha/iStockArraial d’Ajuda , distrito de Porto Seguro (BA) promove festival gastronômico com sabores de Portugal

Entre as entradas e pratos principais, o público encontrará o tradicional bacalhau, além de lulas, polvos, mexilhões e outras delícias do mar, arranjados em diversos formatos, dentre eles, grelhados, saladas, massas e recheios.


#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?


Mas não é só de mar que se vive Arraial. No festival também estarão presentes a tradicional alheira, linguiça recheada originária da Mirandela, além do igualmente saboroso arroz de pato, que conseguiu fazer fama até na Espanha.

Para as sobremesas, alguns estabelecimentos irão oferecer doces tradicionais portugueses no menu.

Maitei

Um dos participantes da segunda edição do Festival Esquina do Mundo, é o hotel-boutique Maitei, que preparou uma entrada de dar água na boca: a tiborna de sardinha.

A iguaria é ideal para os dias quentes de verão. De acordo com Érika Sanches, proprietária do Maitei, o termo tiborna também é utilizado para designar uma outra iguaria portuguesa, o torricado, em que o pão, regado com azeite, é a base para acomodar os filés de sardinha (ou outro peixe), alho, cebola, pimentões e tomates.

Arraial d'Ajuda
Crédito: DivulgaçãoA tiborna de sardinha, entrada preparada pelo Maitei Hotel para o Festival Esquina do Mundo

Muito comum no Alentejo, a tiborna é associada, sobretudo, aos hábitos alimentares dos pescadores dessa região portuguesa. Esta entrada também é um excelente aperitivo e assemelha-se à italiana bruschetta, pois o pão chega à mesa levemente torrado e untado”, explica.

Concebida especialmente para o Esquina do Mundo, a entrada será comercializada a R$ 22. Uma companhia perfeita para ser degustada com um espumante ou um bom vinho ao lado da piscina do hotel, que, por estar situado no alto de Arraial d’Ajuda, oferece vista panorâmica para o Atlântico.

Compartilhe: