Banksy abre hotel com ‘pior vista do mundo’ na Cisjordânia

O misterioso artista britânico Banksy anunciou na última sexta-feira (3) sua mais nova criação: um hotel temático com vista para o polêmico muro construído por Israel na cidade de Belém, na Cisjordânia.

Classificado por Banksy de “o hotel com a pior vista do mundo”, o Walled Off Hotel (Hotel Murado, em português), tem apenas nove quartos , galeria de arte e um piano bar.

Grafite em um dos quartos mostra um soldado israelense e palestino em uma guerra de travesseiros

Cada quarto ganhou uma obra do artista. Em um deles, sobre a cama de casal, há um grafite que retrata uma guerra de travesseiros entre um palestino e um soldado israelense.

Na suíte presidencial, uma jacuzzi é alimentada por um tanque de água similar aos que os palestinos instalam em suas casas.

Quartos têm vista para o polêmico muro construído por Israel na Cisjordânia

“Neste hotel damos calorosas boas vindas às duas partes do conflito nessa região”, disse Banksy em um comunicado para a imprensa.

Tem até um quarto que usa itens de um antigo quartel israelense, como cama e objetos de decoração.

Interior do quarto compartilhado que usa objetos de um antigo quartel israelense

O hotel abre às portas no dia 20 de março e a diária custa a partir de US$ 30 (R$ 94). Mas as reservas podem ser feitas a partir do 11 no site banksy.co.uk

O artista britânico é crítico a Israel e criou algumas obras na Faixa de Gaza e na Cisjordânia com o objetivo de atrair atenção para a situação dos palestinos.

Interior da suíte presidencial

Muro

Israel começou a construir o polêmico muro em 2002 para se proteger em meio a uma onda de atentados. A barreira é o símbolo da ocupação israelense mais detestado pelos palestinos.