Bariloche tem novidades para temporada de inverno

Um dos destinos mais procurados pelos brasileiros durante as férias de julho, Bariloche, na Patagônia argentina, está com novidades para esta temporada de inverno, que vai até meados de setembro.

Uma das novidades é o Play Park, um parque de neve na base do Cerro Catedral destinado às famílias e aos turistas que só querem “brincar” de esquiar.

 

Os destaques deste novo espaço são os trenós e as boias, carinhosamente apelidados de donuts, além de uma área chamada Step 1 –espaço especialmente concebido de acesso fácil para aprender a esquiar, com uma inclinação simples para iniciantes.

Para garantir uma “neve” uniforme neste novo espaço, a Catedral Alta Patagônia, empresa que administra o Cerro Catedral, instalou cerca de dez canhões que irão “jorrar” neve artificial. O principal centro de esqui da cidade adiou a abertura oficial do local para o próximo dia 1º.

A estação também ganhou dois novos meios de elevação –sistema de cadeiras ou bondes que levam o visitante ao topo da montanha.

A outra novidade é exclusiva aos turistas brasileiros. Crianças com até 16 anos terão acesso gratuito ao Cerro Catedral. Basta apresentar o RG ou passaporte.

A promoção vale de 1º a 10 de julho e de 1º de agosto a 30 de setembro. “Queremos que Bariloche se torne um destino também reconhecido por receber os principiantes no esqui, fazendo com que se iniciem no esporte aqui”, diz Fabián Szewczuk, secretário de Turismo.

O benefício também se estende ao setor hoteleiro, com hospedagem sem custo para jovens que dividirem o quarto com dois adultos.

‘Brasiloche’

Apelidada de “Brasiloche” pela invasão brasileira no começo da década de 1980, a cidade, que fica às margens do lago Nahuel Huapi, espera receber este ano cerca de 30 mil vindos do Brasil.

Uma das vantagens para o turista brasileiro que visita Bariloche é o câmbio favorável. Um peso vale cerca de R$ 3,50. Além das inúmeras casas de câmbio espalhadas pela cidade, é possível pagar a conta com reis em quase todo o comércio.

Voos

Durante a temporada de inverno a LAN terá 11 voos diários para Bariloche saindo do aeroporto Jorge Newbery (Aeroparque, próximo ao centro de Buenos Aires). A passagem de ida e volta custa a partir de US$ 308,60.

O Viagem Livre lista abaixo cinco passeios imperdíveis para fazer em Bariloche:

[tab:Ski Nórdico]

Passeios de quadriciclo pelo Cerro Otto duram em média 40 minutos[/img]

O centro dispõe de 10 km de pistas, uma escola com monitores que orientam grupos e crianças a partir dos 5 anos e um bar que serve lanches e chocolate quente ou choconhaque, ideal para depois do passeio. É uma ótima programação para fazer com a família toda.

CENTRO DE SKI NÓRDICO
Onde: Av. de Los Pioneros, km 1 (acesso ao Cerro Otto). Tel.: +54 (294) 4427593
Horário: das 9h30 às 17h
Site: www.skinordico.com

Refúgio Bergohof

 

Quintal do mítico montanhista alemão Otto Meiling, criador da primeira escola de esqui da América do Sul, o Refúgio Bergohof, no Cerro Otto e ao lado do Centro de Ski Nórdico, é uma ótima opção para almoçar, jantar ou simplesmente um happy hour com cervejas artesanais ou um bom vinho.

A casa onde Meiling morou até 1989 virou um museu. Lá estão objetos usados pelo alemão, como botas, equipamentos de esqui, fotos, jornais e outros objetos.

REFÚGIO BERGOHOF
Onde: Cerro Otto. Tel.: +54 9 294 427-1527
Site: www.facebook.com/BerghofRefugio

[tab:Cerro Otto]

Além do Refúgio Bergohof e do Centro de Ski Nórdico, o Cerro Otto abriga a única confeitaria giratória da América do Sul. Do alto dos seus 1,4 mil metros de altitude é possível ter uma vista 360º de Bariloche. A volta completa é feita em cerca de 20 minutos. O acesso é feito por um teleférico e não demora mais do que 10 minutos.

O lugar é ideal para apreciar a vista e para um chocolate quente ou café.

 

TELEFÉRICO CERRO OTTO
Onde: Av. De los Pioneros Km 5. Tel.: + 54-294-444-10-31 ou 444-10-35
Horário: Todos os dias das 10h às 18h30 (última descida às 20h)
Site: telefericobariloche.com.ar

CONFEITARIA
Horário: Todos os dias das 10h às 19h45

[tab:Cerro Catedral]

Principal centro de esqui de Bariloche, o Cerro Catedral –o nome deriva de sua silhueta, que lembra a torre de uma igreja gótica– tem 2.180 m de altura e possui cerca de 60 pistas de esqui em seus 120 km de percurso. Suas pistas são bem democráticas –-abriga de esquiadores iniciantes à experientes devido à característica de sua neve, um pouco mais pesada.

A estação também possui escolas de esqui para crianças e adultos.

Quem não quiser esquiar também pode aproveitar os encantos do Cerro Catedral, com as duas opções de subida com vistas alternativas. Ambas têm cenários de tirar o fôlego que incluem panorâmicas da cidade, dos lagos e dos picos das montanhas.

Na sua base há diversos bares, restaurantes, lojas de aluguel de equipamentos de esqui e pousadas.

Bariloche disponibiliza ainda outros centros de esqui e lazer como o Cerro Otto, Piedras Blancas, esqui Nórdico, Lopez y Neumeyer.

CERRO CATEDRAL
Site: www.catedralaltapatagonia.com

[tab:Gastronomia e noite]

Mas Bariloche não é só neve. A cidade oferece diversas opções gastronômicas e atividades culturais, além de cassino, galerias e pubs. As baladas são conhecidas por serem as melhores da Argentina.

Da tradicional Parrilla –o famoso churrasco argentino–, a massas italianas, fondues e carnes de javali, cordeiro e trutas, a gastronomia de Bariloche não deixa nada a desejar.

Um dos restaurantes mais tradicionais da cidade é o El Patacón, que fica a poucos minutos de carro do Centro Cívico. Com arquitetura e decoração rústicas, o lugar é aconchegante e serve receitas típicas da Patagônia, como trutas recheadas e o delicioso ‘cordero patagônico al asado’.

Agora se sua intenção é cair na balada, a melhor época do ano é agora. Bares e pubs ficam animados e organizam festas temáticas. Mas antes de cair na noite, um dos lugares que virou ‘point” nas últimas temporadas é o Ice Bariloche.

Com 90 metros quadrados de superfície gelada, o Ice Bariloche já é considerado um dos maiores do mundo no gênero. O bar possui dois ambientes –um de gelo e outro com temperatura ambiente– e tem capacidade para até 150 pessoas. Na câmara gelada, a temperatura varia entre -5ºC e -10ºC e o tempo de permanência é de 30 minutos.

Bariloche também é um paraíso para os chocólatras. A cidade possui diversas chocolateria com opções para todos os gostos e bolsos. A principal é a Mamuschka, aberta em 1989.

EL PATACÓN
Onde: Avenida Bustillo, km 7. Tel.:+54 294 444-2898
Horário: 12h às 23h30
Site: www.elpatacon.com

ICE BARILOCHE
Onde: Calle España 476. Tel.: +54 294 443-7681
Quanto:
Horário: das 19h às 2h
Site: www.facebook.com/IceBarilocheOfficial
Reservas: reservas@icebariloche.info

MAMUSCHKA
Onde: Mitre 298. Tel.: +54 294 443-5365
Horário: das 9h às 22h30
Site: www.mamuschka.com

[tab:Hotéis]

Bariloche tem opção de hospedagem para todo tipo de viajante e bolsos. A cidade possui mais de 600 estabelecimentos entre hotéis luxuosos, hostels (mais de 20) e econômicos.

Destaque para Alma del Lago que fica a menos de 1 km do centro e conta com acomodações modernas, vista panorâmica do Lago Nahuel Huapi e um amplo spa com banho finlandês, hidroterapia, duchas escocesas e uma academia de ginástica.

Já o requintado cinco estrelas Llao Llao (pronuncia-se jao jao), com 139 quartos, 12 suítes –várias com lareira a lenha– cabana e 11 suítes estúdio com vistas para os lagos Nahuel Huapi e Moreno e o Cerro López.

O hotel também possui um campo de golfe com 18 buracos, piscina coberta, fitness center, arquearia e outras mordomias de um hotel cinco estrelas.

ALMA DEL LAGO
Onde: Av. Bustillo, km 1,1. Tel.: +54 (294) 452-1500
Site: www.almasuites.com.ar

LLAO LLAO
Onde: Av. Bustillo, km 25. Tel.: +54 (294) 444-5700
Site: www.llaollao.com

HOSTELS
Site: www.hostelsdebariloche.com.ar

* O jornalista viajou a convite Emprotur ( Ente Mixto de Promoción Turística de Bariloche) e da LATAM Airlines Group