Bergen, talento norueguês

Por Heitor e Silvia Reali

Por: Viramundo e Mundovirado | Comunicar erro

Renomada pela sua cultura e pelos livros que descrevem a coragem de seus antepassados vikings, a Noruega também é destino para viajantes em busca de paisagens arrebatadoras com seus lagos, rios, montanhas nevadas e glaciares. Em um desses cenários se ancora Bergen com seu porto agitado pelo vai e vem dos barcos, iates e navios de cruzeiro.

Viramundo e Mundovirado
Margeiam o porto de Bergen as casas de madeira do século 17

Diante do porto e montanha acima pontilham antigos casarões de madeira em cores vivas que compõem um mosaico de beleza ímpar. Até 1909, como não haviam estradas, era mais fácil para os habitantes chegar em Londres do que na capital Oslo, distante 400 quilômetros. Isto explica porque Bergen, segunda cidade mais importante do país, é tão diferente das demais. E difere ainda pela sua fantasmagórica neblina do amanhecer ou ainda pela luz difusa e dourada da tarde.

Nesses breves instantes passear e fazer hora no cais ouvindo a algaravia das gaivotas entre as barracas de artesanato ou de produtos gastronômicos é confirmar um poema de John Keats (1795-1821) “… uma coisa bela é uma alegria para sempre”.

Viramundo e Mundovirado
O trem atravessa estreitos vales, rios cristalinos e cruza aldeias que sugerem aqueles brinquedos de armar

Se tiver pouco tempo para conhecer esse país –onde lendas se tornam realidade– não se decepcione e embarque logo cedo num passeio que conjuga trem-barco-ônibus. O passeio foi projetado para que os viajantes possam conhecer em uma só jornada quase todos os cenários do país: “a Noruega numa casca de nós”, como definem.

O trem atravessa estreitos vales, rios cristalinos e cruza aldeias que sugerem aqueles brinquedos de armar. Em seguida os viajantes sobem em um barco para navegar no Aurland Fiorde, acompanhados de focas e gaivotas. É a oportunidade de admirar aldeias de pescadores, e ver outros cenários com geleiras e cânions.

Viramundo e Mundovirado
Um troll petrificado … esqueceu de se esconder dos raios solares

Na cidadezinha de Gudvagen é hora de subir num ônibus e admirar as mais bizarras pilhas de pedras que ladeiam a estrada em ziguezague. Segundo as lendas norueguesas as pedras são trolls – duendes – que se transformaram ao serem capturados pelos raios de sol. Além deles o Hel e os Froy são outros mundos mágicos que povoam a fértil imaginação dos noruegueses.

Durante esse roteiro, caso o turista se encante mais por um dos lugares de parada, pode passar a noite em acolhedor chalé de madeira com grama no telhado e continuar o passeio no dia seguinte.

Viramundo e Mundovirado
Guest house em uma fazenda de Gudvagen

E, por que os noruegueses curtem tanto os duendes, gnomos, fadas, e outros seres fantásticos? Resposta fácil. Você imagina melhor cenário para contos de fadas do que a Noruega? E, mais: não há no mundo lugar melhor se para viver, segundo a ONU. Só os preços altos fazem o país não ser perfeito.

Viramundo e Mundovirado
Uma das muitas Guest houses perto de Bergen onde nos hospedamos

Para saber mais: www.visitnorway.comwww.norwaynutschell.com.

Compartilhe:

Tags: #natureza
1 / 8
1
06:43
Após ser acusado de comunista, Dimenstein cobra provas de Hasselmann
A deputada federal Joice Hasselmann perdeu a calma nas redes sociais ao atacar o jornalista Gilberto Dimenstein, acusando-o de militante …
2
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
3
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
4
03:43
O estrago de Frota é maior que o Bolsonaro poderia acreditar
Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota confirmou sua filiação ao PSDB, partido de João Doria, governador …
5
03:03
Câmara aprova projeto de lei sobre abuso de autoridade
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define quais situações configuram abuso de autoridade. Agora, o texto …
6
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …
7
03:26
Mortes provocadas pelo fim dos radares deveriam ter nome de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta quinta-feira, 15, a suspensão dos radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais …
8
04:56
‘Risk’, na Netflix, vaza a imagem não autorizada de Julian Assange
Será que, em um ato de coragem, você arriscaria sua própria liberdade para trazer à tona realidades que manipulam a …