Breve relato de uma viagem gastronômica pelo Uruguai

Cátia Noronha, do blog Todas as Mães em Viagem, fez um relato sobre o que comer de melhor no Uruguai

Por: Todas as Mães em Viagem | Comunicar erro

Se você é do tipo de pessoa que gosta de conhecer a culinária local quando viaja para um destino, vai gostar desse relato gastronômico do Uruguai! Afinal de contas, experimentar a comida típica é uma das melhores formas de se agregar à cultura regional.

E é impossível falar de Uruguai sem pensar em churrasco. Em todos os restaurantes que fomos, comemos a parrilla uruguaia, que é o churrasco típico do país e famoso no mundo inteiro! Foi a melhor carne que já comi na vida, sem brincadeira!

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as MãesParrilla uruguaia: melhor carne que já comi na vida

Eles têm um método diferente de assar e só de ver as carnes na brasa já é uma atração. Motivo de orgulho, as churrasqueiras geralmente ocupam lugar de destaque dentro dos restaurantes. As grelhas são inclinadas, formando uma verdadeira vitrine de carnes. Diferente do nosso churrasco, lá não se usa carvão e, sim, a lenha. Enquanto a carne assa, ela é defumada aos poucos.

Crédito: Cátia Noornha | blog Todas as Mães em ViagemAs parrillas (grelhas) ganham lugar de destaque nos restaurantes

Quanto ao corte, existe uma grande variedade nos cardápios e vai do gosto de cada um. Um dos mais comuns é o asado de tira, que é a costela. Eu pedia o vacio, que é a fraldinha. Mas outros pratos pedidos são ancho, picanha, morcilla, chorizo (linguiça), além de miúdos (que eu particularmente não gosto) como chinchulin (intestino) e molleja (glândula do pescoço).

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as MãesCardápio com os cortes de carnes em restaurante de Montevidéu

Para acompanhar, gostamos de pedir legumes grelhados! As carnes são (bem) grandes, então nem precisávamos pedir menu kids: pedíamos uma carne para cada adulto + acompanhamento (legumes ou batata frita) e então dividíamos com as crianças.

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemPara acompanhar a carne uruguaia, legumes na brasa

Outro prato típico do Uruguai é o Chivito, um sanduíche de filé mignon (lomo) com vários acompanhamentos (no nosso vinha panceta, presunto, queijo, tomate, azeitonas). É um prato que você pode encontrar tanto na lanchonete mais simples até naquele bar mais gourmet. Substitui uma refeição tranquilamente e é delicioso!

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemO tradicional Chivito, sanduíche de carne

Para beber, a cerveja uruguaia Patricia! Outra cerveja comum do Uruguai é a Pilsen. Vinho, pra mim, virou quase que água nesta viagem (rs). A uva mais produzida nos vinhedos do Uruguai é a tannat (que na verdade é uma uva francesa).

Além de termos feito uma visita à Bodega Bouza (leia no post sobre Montevidéu), também passamos nos supermercados (tanto em Montevidéu quanto em Punta del Este) para comprar algumas garrafas de vinho e tomar no hotel. Aliás, foi no supermercado que compramos o vinho da vinícola Garzon, eleita em 2018 a melhor vinícola do Novo Mundo. Pagamos entre 170 a 200 pesos uruguaios nos vinhos que consumimos (o que dá cerca de R$ 20). Aqui no Brasil, esses mesmos vinhos são vendidos em lojas especializadas por mais de R$ 80.

Crédito: Cátia Noornha | blog Todas as Mães em ViagemVinho Tannat: a variedade de uva mais produzida no Uruguai

Como aperitivo, vale muito experimentar o Medio y Medio, uma bebida tradicional do Mercado del Puerto que mistura vinho branco e espumante. Serve gelada e é super refrescante. Para quem quiser trazer para o Brasil, a garrafa de Medio y Medio vende em qualquer supermercado de lá e custa entre 90 e 135 pesos uruguaios.

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as MãesA garrafa de Medio y Medio vendida nos supermercados

Para fazer o arremate final, uma sobremesa feita com outra iguaria uruguaia: o dulce de leche, um dos melhores do mundo (comemos panqueca de doce de leite). O doce de leite é servido tanto no café da manhã dos hotéis quanto na sobremesa dos restaurantes. Coma sem dó!

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemNão vá embora do Uruguai sem comer o doce de leite

Nos supermercados, é bem fácil de achar tanto em embalagens de vidro quanto de plástico. As marcas Conaprole, Lapataia e Los Nietitos são bem conhecidas e você pode trazer na mala (uma ótima lembrança de viagem).

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemDoce de leite uruguaio: a melhor lembrança de viagem

Uma última dica: usamos cartão de crédito em todos os restaurantes, pois no Uruguai existe uma política de incentivo ao turismo e o governo faz a devolução de um imposto, o IVA (que é tipo o nosso ICMS), quando a conta é paga com cartão de crédito. Esse desconto é de 22% e dá uma grande diferença na conta!

Sem dúvida, toda vez que me lembrar dessa viagem para o Uruguai, sentirei, além de uma saudade no peito, um apetite voraz (rs).

Autor: Todas as Mães em Viagem

Eu sou a Cátia Noronha, jornalista e mãe. Aprendi que viajar com crianças pode ser ainda melhor quando dispomos de mais informação e planejamento. Eu acredito que viajar em família estreita ligações e reforça nossos vínculos afetivos!

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário todasasmaes da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
01:45
Visitamos uma fantástica fábrica de chocolate
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
01:20
Karol Conka indica 2 lugares incríveis para conhecer em Curitiba
Convidada pelo Colaí Indica para falar sobre os seus rolês favoritos em Curitiba, cidade natal da rapper, Karol Conka mostrou …
5
03:31
Conheça o Embalse El Yeso, na Cordilheira dos Andes
Perfeito tanto para quem passará várias dias em Santiago, ou até mesmo para quem terá uma passagem breve pela cidade, …
6
02:49
A lama de Brumadinho respinga no governo do Bolsonaro
7
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
8
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …