Burning Man, o maior evento de contracultura do mundo

Por: Márcio Diniz

Por Carolina Felix

Descrever o Burning Man é tarefa difícil. Tão difícil que talvez o melhor jeito de fazer isso seja explicando o que não é. Apesar de ter vários DJs e pessoas tocando seus próprios instrumentos, não é um festival de música. Também não é uma mostra artística e nem um grande carnaval ou festival pagão, embora contenha elementos de todos estes.

Lá é comum encontrar pessoas fantasiadas ou sem roupa nenhuma, pegar carona em carros alegóricos para ir aos diferentes pontos do evento, participar de whorkshops de meditação ou ouvir pessoas contando suas histórias mais íntimas e pessoais em um microfone diante de vários estranhos.

O Burning Man pode ser melhor definido como um mundo diferente de utopia, onde crianças, jovens e idosos coexistem em busca de autoconhecimento e liberdade de expressão.

Conhecido como o maior evento de contracultura da atualidade, acontece anualmente no deserto de Black Rock, no Estado americano de Nevada, onde cerca de 50 mil pessoas se reúnem para criar a cidade temporária de Black Rock City, e durante oito dias se dedicam a todos os tipos de experimentações envolvendo arte, música e cultura em geral.

Para ir ao Burning Man é necessário um grande planejamento. Não existe dinheiro lá (poucos itens podem ser comprados, como gelo e café), e tudo que você precisa para sobreviver durante os oito dias de festival, incluindo comida e água, deve ser levado por você.

Acampamentos são montados em volta de um grande círculo em uma planície totalmente inóspita, local carinhosamente apelidado de Playa, então esteja pronto para enfrentar dificuldades como grandes mudanças de temperatura (afinal você esta no meio do deserto), banheiros e banhos comunitários, e tempestades de areia esporádicas (deserto, lembra?).

Para quem quer viver essa experiência com um pouco mais de conforto, trailers e motor-homes são ótimas opções.

Agora é a hora de se programar para viver a experiência Burning Man. Ano passado o Trip Tips World Festivals, canal que percorre festivais no Brasil e no Mundo, foi a única imprensa brasileira a cobrir o Festival. Giulia Lops apresentadora do programa e mais cinco amigos retratam em oito episódios suas mais incríveis aventuras neste mundo icônico no meio do deserto de Nevada. E ai? Vai ficar fora dessa?!

Acesse aqui: www.diversao.terra.com.br/trip-tips.  Gostou? Siga eles no Facebook: www.facebook.com/triptipstv

BURNING MAN
Quando: Todo ano na semana do feriado do dia do trabalho americano, entre o final de agosto e começo de setembro
Onde: No deserto de Black Rock, a 193 km de Reno, Nevada (EUA)
Quanto: O ingresso US$ 380, dependendo da antecedência com que é adquirido. O gasto total com equipamento de camping, água e comida pode chegar a US$ 1.000
Como chegar: De Reno pegue a Highway I-80 por aproximadamente 48km. Pegue a saída 43 para Wadsworth/Pyramid Lake, Highway 447. Dirija 1,6km para Wadsworth, vire a esquerda e continue dirigindo ao norte na Highway 447. São 120km para Empire, Nevada, onde você poderá encontrar gasolina e suprimentos. Continue 4,8km para Gerlach, onde também tem gasolina. De Gerlach dirija a noroeste 1,6km até uma bifurcação, pegue o lado da direita da Highway 34 e ande mais 4,8km até a entrada para o Burning Man. Serviços pré pagos de vans saem de Reno e San Francisco
Mais informações: www.burningman.com