Campos do Jordão tem atrações gratuitas todos os dias em julho

Em Campos do Jordão, basta fazer silêncio para ouvir a natureza

Por: Redação | Comunicar erro

Campos do Jordão, localizada em plena Serra da Mantiqueira, é o principal destino para quem quer respirar ar puro e curtir com o inverno com belas paisagens e boa gastronomia.

A cidade paulista oferece inúmeras opções de lazer e entretenimento que colocam o turista em contato, não apenas com a natureza, mas também com a cultura.

Campos do Jordão
Crédito: filipefrazao/iStockA arquitetura europeia predomina na Vila Capivari, o centro turístico de Campos do Jordão

Por isso, não dá para ficar na cidade só de sexta a domingo. A cidade tem atrações programadas todos os dias até o final de julho. E o melhor: muitas gratuitas.

Todo dia é dia de concertos

No ano em que comemora meio século de existência, o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão ganha um novo palco: o Espaço Cultural Doutor Além, em Vila Abernéssia.

Mais próximo do público, o prédio construído na década de 1940 e tombado como patrimônio histórico do município recebe concertos de segunda a sexta-feira nos finais de tarde. Na igreja matriz de Santa Teresinha, corais eruditos também vão se apresentar. Assim, uma simples caminhada pelas bucólicas ruas e avenidas da cidade pode culminar com espetáculos de qualidade e todos de graça.

Campos do Jordão - Hotel Toriba
Crédito: DivulgaçãoUm dos hotéis mais tradicionais de Campos do Jordão, o Toriba abre às portas para apresentações exclusivas

O programa Toriba Musical, que este ano foi incluído na programação, conta com apresentações exclusivas no museu Felícia Leirner e na sala da lareira, nas dependências do Hotel Toriba. No museu ao ar livre, localizado no entorno do Auditório Cláudio Santoro, os concertos serão sempre ao pôr do sol.

Palácio de portas abertas

Ícone de Campos do Jordão, o Palácio Boa Vista, que há 50 anos recebeu os primeiros concertos do festival, está de portas abertas, agora, sem restrições. Até o ano passado parte do acervo de obras de arte, mobiliários e objetos não podiam ser visitados porque o prédio servia como residência de inverno do governador de São Paulo.

Crédito: Divulgação/GSPO Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão, foi inaugurado em julho de 1964, para servir de residência de inverno do governador

Este ano o palácio transformou-se em Centro Cultural de forma integral. Com o fim dessa dupla função, o espaço fica totalmente disponível para a realização de eventos culturais durante todo o ano voltados para os turistas e também para a comunidade local.

Atualmente a construção em estilo neogótico abriga cerca de duas mil peças entre móveis, louças, prataria, tapeçaria, pinturas, esculturas, objetos utilitários e decorativos, todas essas coleções estão abertas para visitação. Mas as atrações durante as férias não se resumem apenas às obras de arte. Todas as idades, desde as crianças até os idosos, e também pessoas com deficiência podem usufruir da programação.

Quartas ecológicas

Crédito: Divulgação/GSPO mês de julho reserva uma série de atrações gratuitas para os frequentadores do Palácio Boa Vista

São ao todo 18 atividades que começam sempre às quartas-feiras, quando os jardins do palácio, que circundam o prédio, estão abertos para uma visita sensorial. A área tem cerca de 95 mil metros quadrados. No roteiro também há oficinas de arranjos florais e ações de educação ambiental. É uma excelente opção para entreter as crianças.

Quintas de meditação

Em Campos do Jordão, basta fazer silêncio para ouvir a natureza. O som do vento na vegetação e o cantar dos pássaros são facilmente percebidos. No Alto da Boa Vista, onde o palácio está localizado em uma área repleta de araucárias, é fácil viver essa experiência.

Durante o mês de julho, os visitantes podem participar de aulas de ioga e meditação. É uma boa alternativa para quem pretende se desligar dos problemas e usufruir ao máximo dos benefícios do clima típico da montanha.

Crédito: Divulgação/GSPA programação no Palácio Boa Vista” ocorre paralelamente ao 50º Festival de Inverno

Também às quintas-feiras, palestras com especialistas contam a história do Festival de Inverno, que como já foi dito teve seus primeiros concertos dentro do Palácio. Os palestrantes também vão abordar a arquitetura do prédio, as coleções de arte, principalmente a modernista brasileira, e o acervo sacro.

Doces sextas-feiras

Mesmo durante as férias, a sexta-feira é o dia da semana mais esperado. E no Palácio Boa Vista, experiências deliciosas estão programadas e todas as atividades estarão diretamente relacionadas com outra marca registrada de Campos do Jordão: o chocolate. No mesmo dia concertos musicais no salão nobre encerram a programação.

Sábado de lazer

Crédito: Divulgação/GSPEm 1970, o Boa Vista foi  transformado em monumento público e centro cultural

Quando chega o fim de semana o Palácio Boa Vista se transforma em uma colônia de férias. No sábado as atividades ao ar livre são intensificadas com mais vivências nos jardins voltadas para o público infantil e as crianças também vão aprender história brincando. Oficinas de colagem prometem reproduzir as roupas do século passado, época em que o prédio foi construído.

A sobrinha neta de Tarsila do Amaral estará no palácio conduzindo atividades sobre as obras da artista em oficinas de aquarela e bordado.

Domingo do descobrimento

Você sabia que existe uma passagem secreta no Palácio Boa Vista? Esse túnel escondido é revelado durante a visitação aos domingos. Ele dá acesso até a capela que fica dentro da propriedade.

Uma aventura que as crianças vão adorar, mas que certamente vai despertar o interesse dos adultos também. Essa descoberta ocorre no período da tarde. Pela manhã ocorre um tour às coleções do acervo do Palácio com o acompanhamento de monitores e também intérpretes de Libras, a linguagem brasileira de sinais.

Crédito: Divulgação/GSPA história entre o Palácio Boa Vista e a paisagem montanhosa de Campos do Jordão teve início em 1938, com a construção da residência de veraneio para os governadores de São Paulo

Toda a programação é gratuita, mas é preciso fazer inscrição prévia no site www.acervo.sp.gov.br/acoesCulturais13.html.

Vale lembrar também que o programa Portas Abertas do Palácio Boa Vista não é sazonal. A intenção da Secretaria de Estado da Cultura é manter o ano inteiro o espaço vivo e dinâmico com ações de cultura, diversão e entretenimento voltadas para os mais diversos públicos.

1 / 8
1
05:46
Os melhores tipos de música que ajudam na gravidez
A partir do sexto mês de gestação, a criança já tem audição definida. Quais são os estímulos e efeitos que as …
2
03:26
Frota reconhece uso de ‘fake news’ na eleição de Bolsonaro
Na última edição do Roda Viva, da TV Cultura, o deputado federal Alexandre Frota (PSL) revelou que sabia sobre o …
3
04:24
Jatinhos: Bolsonaro ataca Huck, mas não fala nada de Hang
Após receber críticas de Luciano Hulk, o presidente Jair Bolsonaro resolveu mostrar o financiamento que o apresentador  recebeu do BNDES …
4
04:15
Bolsonaro recuará na indicação de Eduardo para embaixada ?
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) admite, pela primeira vez, que existe a possibilidade dele não indicar seu filho, o deputado …
5
02:29
Sequestro na Ponte Rio-Niterói termina após mais de três horas
Um homem armado entrou em um ônibus e manteve 37 reféns no início desta terça-feira, 20, na Ponte Rio-Niterói, via …
6
06:43
Após ser acusado de comunista, Dimenstein cobra provas de Hasselmann
A deputada federal Joice Hasselmann perdeu a calma nas redes sociais ao atacar o jornalista Gilberto Dimenstein, acusando-o de militante …
7
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
8
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …