Carrancas (MG) tem cachoeiras e belíssimas paisagens

A cidade possui cerca de 70 cachoeiras e é rodeada por poços de água cristalina

Desta vez o destino escolhido foi a cidade de Carrancas, que foi eleita a quarta maravilha de Minas Gerais. A cidade possui cerca de 70 cachoeiras e é rodeada por poços de água cristalina e belíssimas paisagens.

Destino escolhido, partimos à procura de um camping com ajuda da internet. O camping escolhido foi o Sossego do Jeca. O camping é bem localizado, fica bem no centro de Carrancas, próximo aos mercados, restaurantes e lanchonetes da cidade.

Logo que chegamos ao camping fomos recepcionados pelo Cássio, que é o proprietário e nos apresentou o local. O camping tem espaço coberto para montar cerca de 50 a 60 barracas e o que nos chamou muita atenção foram os bangalôs 2 andares para barracas iglus e também e também as várias barracas que o camping tem para alugar.

Carro descarregado e acampamento montado… Pegamos algumas dicas com o Cássio e bora explorar as belezas de Carrancas.

Cachoeira da Esmeralda

Fácil acesso e sem cobrança de taxa para visitação.

Cachoeira da Fumaça

No dia seguinte acordamos cedo e partimos conhecer o Complexo da Zilda que fica localizado a 12km do centro, tem cerca de dois quilômetros de extensão e possui várias cachoeiras, corredeiras, escorregadores, grutas e pinturas rupestres. Vale a pena levar lanche e passar o dia no complexo. Taxa R$ 3.

Cachoeira do Índio

Fácil acesso.

Cascata da Zilda

Caminhada de nível médio.

Poço da Proa

Escorregador da Zilda

Fácil acesso. Taxa R$3

Pinturas Rupestres

Este dia rendeu e conseguimos conhecer ainda o Poço do Coração e as Cachoeiras do Moinho e do Tico-tico.

Poço do Coração

A trilha que leva até o poço não tem sinalização. Taxa R$ 5.

Cachoeira do Moinho

Taxa R$5.

Cachoeira do tico tico

Segundo uma pessoas que encontramos na trilha, este nome foi dado pelos turistas. Fica bem próxima ao acesso que leva a cachoeira do moinho, porém a trilha que leva até ela é um pouco complicada o que faz com que poucas pessoas as visitem.

Na manhã seguinte, fomos conhecer o Poço e a Cachoeira do Tira Prosa e depois voltamos a Cachoeira da Esmeralda onde conhecemos o Júlio e a Claudia que estavam hospedados na cidade de São Thomé das Letras e tinham ido até Carrancas para passear nas cachoeiras. Ficamos sentados na beira da Esmeralda conversando e eles conseguiram nos convencer a conhecer São Thomé!

Poço e Cachoeira do Tira Prosa

Sem taxa de visitação

Anoiteceu e fomos para a quermesse que estava montada na praça tomar “uns quentão” pra esquentar!

Na manhã seguinte levantamos acampamento, nos despedimos dos amigos que fizemos (Cássio, Lucio (zelador do camping e muito gente boa!, Julião (vizinho figuraça!), Edi (nos encontramos por aí), Neto, Seu Assis e a Dona Delba (aventureiros e campistas de longa data)) e seguimos sentido São Thomé das Letras.

Foram 70Km por lindas e estreitas estradas de terra que passavam por rios e matas com belíssimas paisagens.

A ideia era passar o dia curtindo o centrinho comercial de São Thomé e ir embora no fim do dia, mas depois de curtir o pôr do sol acabamos dormindo em uma pousada… No dia seguinte bem cedinho antes de pegar a estrada de volta pra casa, aproveitamos para conhecer dois atrativos de São Thomé que ficam pertinho da entrada da cidade o Paraíso das Borboletas e a famosa Ladeira do Amendoim (onde o carro sobe a rua desligado!)

Paraíso das Borboletas

Ladeira do Amendoim

Bom galera é isso aí, em cinco dias conseguimos fazer esse baita rolê, conhecer todos estes lugares e fazer novas amizades! Mês que vem tem mais. Vem com a gente Por aí de Barraca.

Em parceria com por ai de barraca

Somos um casal apaixonado por viajar, conhecer novos lugares, estar em contato com a natureza e fazer novas amizades. Vemos no campismo uma forma de conseguir isso com muito prazer e satisfação. O “bichinho do campismo” nos pegou de verdade no ano de 2006, e de lá pra cá sempre que podemos, juntamos nossas tralhas e partimos acampar! A Breja (nossa cachorrinha) também adora participar, e quando o local permite ela vai junto! A ideia de compartilhar nossas aventuras surgiu enquanto viajávamos para o litoral de Santa Catarina em 2014. Daí então criamos o por aí de barraca que trará também informações relacionadas ao campismo em geral. Vem com a gente por aí de barraca

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário por ai de barraca

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.