Casa da Virgem Maria, na Turquia, recebe milhões de peregrinos

O local fica a apenas 15 minutos de carro da cidade milenar de Éfeso

Todos os anos milhões de fiéis vão a cidade de Éfeso, no oeste da Turquia, para conhecer aquela que teria sido a última residência de Maria, mãe de Jesus Cristo.

Segundo a fé cristã, quatro ou seis anos após a crucificação de Jesus, São João levou a Virgem Maria para morar no vilarejo até seus últimos anos de vida, apesar de não haver confirmações do fato.

Casa onde a Virgem Maria teria vivida seus últimos anos de vida
Créditos: DescubraTurquia
Casa onde a Virgem Maria teria vivida seus últimos anos de vida

As buscas pelo local surgiram após um sonho da freira alemã A. Katherina Emerich sobre uma casa antiga e seus arredores e, mais tarde, sua casa foi encontrada pelos padres lazaristas em 1891.

VEJA O PASSO A PASSO PARA PEDIR OU RENOVAR O PASSAPORTE

Renovada na década de 1950 e acolhendo um número crescente de visitantes desde então, a Casa da Virgem Maria fica no alto do Monte Rouxinol (Bülbül Dagi, em turco), a 9 km do distrito de Selcuk, em Izmir, a terceira maior cidade da Turquia. O local fica a apenas 15 minutos de carro da cidade antiga de Éfeso.

Altar na Casa da Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo; casa fica na região de Éfeso, na Turquia
Créditos: :FSYLN/iStock
Altar na Casa da Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo; casa fica na região de Éfeso, na Turquia

Patrimônio da Unesco

Inscrita na lista de Patrimônio Mundial da Unesco e um dos mais importantes centros de civilização, cultura, ciência e artes do mundo antigo, Éfeso tem sua fundação em 8.600 antes de cristo.

Construída como uma cidade portuária no ponto de encontro do Oriente e do Ocidente, Éfeso foi capturada pelo Império Romano em 133 A.C. e tornou-se a capital do império da política, comércio e religião na Ásia Menor nos séculos 5 e 6.

Ruínas da biblioteca de Celus, na cidade de Éfeso, na Turquia
Créditos: delihayat/iStock
Ruínas da biblioteca de Celus, na cidade de Éfeso, na Turquia

A região abriga uma das sete maravilhas do mundo antigo, o Templo de Artemis (ou Diana), tornando o local arqueológico mais atraente para os visitantes. Além disso, a Biblioteca de Celso, as Casas do Terraço, o anfiteatro antigo, a Estrada do Rei, cada uma obra-prima e muitos outros artefatos arqueológicos aguardam seus visitantes em Éfeso.

No Norte da famosa Rua Arcádia fica a Igreja de Maria, uma das Sete Igrejas da Revelação. O local é de grande importância histórica para os cristãos porque foi o lugar em que foi realizado o terceiro concílio da Igreja Cristã, em 431.

Todos os anos milhares de turistas visitam o vilarejo de Izmir, na Turquia
Créditos: evrim ertik/iStock
Todos os anos milhares de turistas visitam o vilarejo de Izmir, na Turquia

Aprecie os vinhos locais de Sirince

Para quem visita Izmir e Éfeso, é necessário visitar a vila Sirince, a apenas 15 minutos de carro do distrito de Selcuk. Segundo os registros antigos, o local era o “Éfeso na Montanha”. É famosa por suas casas caiadas de branco abraçadas pelas encostas, pela natureza verdejante ao seu redor e também pelos festivais que acontecem todo mês de outubro durante a temporada de safras.

Vista do vilarejo Sirince, a apenas 15 minutos de carro do distrito de Selcuk, na região de Éfeso
Créditos: minemero/iStock
Vista do vilarejo Sirince, a apenas 15 minutos de carro do distrito de Selcuk, na região de Éfeso

Datada do século cinco antes de Cristo e, desde o século 19, tornou-se um centro de produção de vinho. Além disso, é onde os figos de melhor qualidade são produzidos, o que faz com que essa adorável vila greco-turca seja bem popular. Por último, mas não menos importante, promete mais experiências do que outros pequenos assentamentos, graças aos sabores locais.

Turistas caminham por rua do vilarejo Sirince, na Turquia
Créditos: isa_ozdere/iStock
Turistas caminham por rua do vilarejo Sirince, na Turquia

Sirince também é notável pelos vinhos locais vendidos nas adegas localizadas em cada esquina. Durante os eventos vintage, a localidade reúne várias pessoas amantes da comida. É classificado como um dos destinos mais importantes das rotas do vinho na Turquia. Existem vinhos de kiwi, melão, banana e laranja produzidos pelos produtores locais. Todos os anos, milhares de amantes da bebida vão para a vila apreciar os festivais de degustação de vinhos e de época.

Ao passear pela vila, você verá as placas como “café turco feito na areia quente”, outro sabor que identifica a cidade. O xarope de sabugueiro produzido a partir das plantas de sabugueiro que crescem na beira do riacho é outro sabor que deve ser apreciado lá.

Sirince também é notável pelos vinhos frutados de kiwi, melão, banana e laranja produzidos por produtores locais
Créditos: Artistan/iStock
Sirince também é notável pelos vinhos frutados de kiwi, melão, banana e laranja produzidos por produtores locais

A culinária do mar Egeu

Os visitantes de Izmir devem saborear frutos do mar, vegetais cozidos em azeite e os tradicionais mezes feitos com ervas locais que crescem na região turca do mar Egeu. Ao voltar de Éfeso para Izmir, você pode experimentar os exemplos selecionados da culinária da região nos restaurantes que se alinham ao longo das margens do Kusadasi de Aydin e Alsancak de Izmir.

Porto no vilarejo de Urla , na província de İzmir, na Turquia
Créditos: tunart/iStock
Porto no vilarejo de Urla , na província de İzmir, na Turquia

Outro ótimo destino para experimentar a culinária turca do mar Egeu é a na cidade de Urla, um lugar que mantém suas características culturais e históricas há séculos e ainda carrega os traços de uma civilização milenar. Com suas aldeias, mercados locais e pratos vegetarianos cozidos no azeite, Urla oferece saúde e paz em todas as estações. Ao longo de sua costa há muitos restaurantes que transformaram a culinária local em uma arte.

Os visitantes podem realmente apreciar o estilo de vida da vila em Urla, que também se destaca com suas vinhas. Um lugar onde você pode saborear muitos tipos de vinho, a cidade oferece uma oportunidade distinta de férias com suas casas de vinhedo. Lá os hotéis são projetados em arquitetura toda de pedra e oferecem experiências memoráveis para os visitantes.