Casa flutuante é opção de hospedagem em plena Mata Atlântica

O Legado das Águas é a maior reserva privada de Mata Atlântica do país.

Já imaginou ficar hospedado em uma casa flutuante em plena Mata Atlântica longe de tudo, mas com todo conforto? Essa é a proposta da nova opção de hospedagem lançada pelo Legado das Águas, no Vale do Ribeira, no interior de SP.

A casa flutuante foi instalada em uma represa formada pelo rio Juquiá. Para acessá-la, é preciso pegar um barco que parte da margem da represa, um trajeto que por si só já é uma experiência de imersão na natureza.

Casa flutuante na represa de Joanópolis, similar à do Legado das Águas
Créditos: Divulgação/Altar
Casa flutuante na represa de Joanópolis, similar à do Legado das Águas

A hospedagem é totalmente autônoma e foi construída sem causar impacto ao meio ambiente. Ela proporciona aos hóspedes privacidade, isolamento e contato direto com a natureza.

De dentro da casa, só será possível avistar água e floresta, para proporcionar a experiência de completa imersão no ambiente natural.


#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?


A iniciativa é uma parceria do Legado das Águas com a Altar, empresa especializada em casas autossuficientes em meio à natureza.

Interior da casa flutuante na represa de Joanópolis, similar à do Legado das Águas
Créditos: Divulgação/Altar
Interior da casa flutuante na represa de Joanópolis, similar à do Legado das Águas

O espaço é equipado com internet e as reservas, que serão administradas pela Altar, estarão disponíveis pela plataforma Airbnb a partir do dia 11 de setembro, incluindo transporte com o barco elétrico e atividades exclusivas desenvolvidas pelo Legado das Águas, como banhos de cachoeira, passeios de bike, caiaque e trilhas.

As diárias variam entre R$ 1.200 e R$ 1.500, a depender da data escolhida.

‘Tiny houses’

O projeto das casas flutuantes, desenvolvido pela Altar, é inspirado no conceito das ‘tiny houses’, movimento que propõe a redução do espaço construído onde vivemos, além de incorporar conceitos de autossuficiência e minimalismo.

O projeto da casa flutuante é inspirado no conceito das ‘tiny houses’
Créditos: Divulgação
O projeto da casa flutuante é inspirado no conceito das ‘tiny houses’

Essa tendência ganhou força nos Estados Unidos na última década, quando moradores de grandes metrópoles partiram em busca de refúgios para fugir do stress. No Brasil, a Altar já criou duas casas, ambas na represa de Joanópolis, também no interior de São Paulo –uma na sua margem, terrestre, a outra, flutuante.

Legado das Águas

Criado em 2012 pelo Grupo Votorantim, o Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, ocupa uma área de 31 mil hectares entre os municípios de Juquiá, Miracatu e Tapiraí, no Vale do Ribeira.

A reserva oferece atividades para diferentes públicos, como trilhas, passeios aquáticos, mirantes e canoagem. A área ainda conta com opção de pousada e camping. As atividades podem ser guiadas, com datas e horários pré-definidos e valores diferenciados; ou autoguiadas, com acesso a partir da compra do ingresso de visitação.

Trilha no Legado das Águas
Créditos: Divulgação
Trilha no Legado das Águas

O turista que optar por passar mais de um dia no Legado pode se hospedar na reserva, em quartos individuais, duplos ou triplos. As atividades podem ser realizadas por todas as idades, ideal para famílias e grupo de amigos que buscam por uma experiência que proporcione bem-estar através do contato com a natureza.