Česky ráj, a terra de contos de fada da República Tcheca

Há séculos que Česky ráj (“Paraíso tcheco”, em português), na região de Boêmia, na República Tcheca, atrai pintores, escritores, artistas e almas românticas de todo tipo.

A harmonia única de peculiares cidades de rocha, bosques de pinheiros, castelos e palácios majestosos e pitorescas casas de madeira são um convite a se perder nos labirintos de rochas do paraíso tcheco.

Castelo rochoso “Drábské světničky”

Primeira região da República Tcheca a ser declarada geoparque pela Unesco, a Boêmia é também uma das regiões turísticas mais populares do país.

Entre suas partes mais valiosas estão as zonas rochosas situadas entre as cidades de Jičín e Železný Brod. Devido à ação da natureza, hoje é possível admirar formações de formas e tamanhos diferentes, algumas com até 60 metros de altura, com nomes peculiares como Batuta, Maestro, Farol e Dente de Dragão.

Labirintos misteriosos e castelos selvagens

As cidades de rocha e labirintos do paraíso boêmio, especialmente as rochas Prachovské skály, encantam os visitantes com seus caminhos intermináveis dentro das rochas.

As formações rochosas de Prachovské skály

Passando por fendas estreitas entre rochas, pode-se subir, escalando por seu interior até belos mirantes. Uma das mais bonitas é à vista do mirante Kozakov.

Também não pode ficar de fora do roteiro à cidade de Hrubá Skála com seu palácio encravado na rocha.

Vista panorâmica do castelo de Kost

Outra tentação é a ruína do castelo Trosky. Para chegar lá é preciso subir até o topo de duas rochas vulcânicas íngremes. Agora quem gosta de castelos de contos de fadas tem que visitar o castelo Kost.

As suntuosas residências dos Wallenstein y Rohan

Fachada do palácio de Sychrov

O  autêntico ambiente romântico dos palácios franceses está presente no castelo de Sychrov, onde se instalou, depois da Revolução Francesa, a casa dos príncipes de Rohan, incluídos entre as dez estirpes aristocráticas mais influentes da França e que, como primos diretos de reis franceses, ostentavam o título de príncipes de sangue real.

De outra parte, o palácio barroco de Mnichovo Hradiště conta a historia do comandante tcheco e político da Guerra dos 30 Anos, Alberto de Wallenstein, que foi assassinado supostamente por oficiais do imperador.

Onde mais?

Para estimular continuar no paraíso boêmio que tal conhecer a montanha mais alta da República Tcheca,  Krkonoše, ir para Mladá Boleslav, onde fica a fábrica da marca de carros Škoda ou então visitar a cidade de Trutnov, cujo museu abriga uma extensa exposição de joias, uma aas tradições da região.