CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber
EM ALTA

Chef sul-mato-grossense reúne receitas da culinária pantaneira em livro

Paulo Machado reuniu 65 receitas no "Cozinha Pantaneira: Comitiva de Sabores"; veja como preparar macarrão boiadeiro

Por: Redação

Além da sua biodiversidade conhecida mundialmente, o Pantanal também atrai por sua gastronomia. A culinária pantaneira é variada e tem como marca sua simplicidade, herança dos costumes dos peões que cruzam os pastos alagados em comitiva.

A gastronomia do Pantanal é uma mistura de diferentes influências –como indígena e gaúcha– e sabores –peixes, frutas, raízes e folhas–, que surpreende até o paladar mais requintado.

Crédito: AlexanderDavid/iStockA beleza exuberante do Pantanal vai além da sua biodiversidade

A diversidade da culinária pantaneira vem sendo pesquisada há anos pelo prestigiado chef sul-mato-grossense Paulo Machado, 39 anos, e que agora vai virar um livro. A “Cozinha Pantaneira: Comitiva de Sabores” está em processo de finalização e integra o projeto Documenta Pantanal.

A obra faz um mergulho nas raízes da cozinha pantaneira, apresentando 65 receitas selecionadas por Paulo Machado e preparadas por ele e outros chefs do Centro-Oeste.

O livro é dividido por temas –comida de comitiva, cidade, festa, fazenda, indígena e mercadão/bolicho– e reúne pratos doces e salgados.

Crédito: Divulgação O pesquisador e chef Paulo Machado reuniu 65 receitas da culinária pantaneira no livro “Cozinha Pantaneira: Comitiva de Sabores”

Paulo conta que o livro começou a ser concebido há quase 15 anos, após um período de estudos e trabalho na Europa.

“Quando voltei, trouxe na bagagem a compreensão de que para se trabalhar alta gastronomia é necessário conhecer a cozinha regional de cada local. Cheguei com uma vontade ávida de pesquisar a gastronomia da região onde nasci, e tive ainda mais sede quando percebi que havia ainda muito por desbravar”, conta

Paulo destaca algumas das receitas que ilustram a diversidade de ingredientes utilizados no cotidiano pantaneiro. Entre elas, o Bolo Souza –famosa chipa frita, encontrada nas feiras e nos mercados–, o revigorante caldo de piranha, a saltenha –influência da culinária boliviana –, as iscas de jacaré e o macarrão de comitiva (veja receita abaixo).

Estrogonofe de jacaré
Estrogonofe de jacaré Luna Garcia/Divulgação
Iscas de rabo de jacaré
Iscas de rabo de jacaré Luna Garcia/Divulgação
A saltenha
A saltenhaLuna Garcia/Divulgação

E, entre as sobremesas, destacam-se os tradicionais doces de abóbora em calda e de leite.

O livro “Cozinha Pantaneira: Comitiva de Sabores” tem textos de Cristiana Couto, fotografias de Luna Garcia, edição de Heloísa Vasconcelos, design de Ciro Girard e produção geral de Mog Produções.

Macarrão de comitiva

Um dos pratos típicos da região que consta no livro “Cozinha Pantaneira: Comitiva de Sabores” é o macarrão pantaneiro, também conhecido como macarrão boiadeiro. A iguaria é uma variação do arroz carreteiro.

O prato tem como objetivo ser uma refeição prática para as comitivas, que cavalgam pelas áreas alagadas do Pantanal conduzindo o gado.

Crédito: Luna Garcia/DivulgaçãoO macarrão pantaneiro, também conhecido como macarrão de comitiva ou de boiadeiro

Para preparar a receita, utiliza-se no máximo duas panelas e poucos ingredientes, o que também convêm para quem busca praticidade em casa.

Veja abaixo como preparar o macarrão boiadeiro:

O preparo começa quebrando o macarrão em pequenos pedaços, para que possa ser cozido mais facilmente. Para ganhar seu sabor tão característico (que lembra o gosto umami), é preciso fritá-lo bem –assim como a carne que entra na receita–, até que adquira um aspecto esbranquiçado. Então, junta-se a água. É um prato com poucos ingredientes, mas de sabor marcante.

Ingredientes

  • 100 g de carne-de-sol ou carne oreada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres de sopa de óleo de milho, azeite de oliva ou banha
  • 250 g de espaguete no 8
  • Água quente o quanto baste
  • Sal a gosto
  • Suco de uma laranja pera
  • Cheiro-verde picado a gosto
  • Coentro picado a gosto

Modo de preparar

Lamine a carne-de-sol e lave-a em água corrente abundante, para retirar o excesso de sal. Em uma panela alta, refogue o alho no óleo quente. Junte a carne picada, fritando-a até dourar.

Acrescente o macarrão quebrado (em no mínimo três partes) e frite mais um pouco, até que as pontas adquirirem uma coloração esbranquiçada. Adicione o suco de laranja, para soltar o fundinho da panela, e a água quente até quase cobrir a mistura. Cozinhe em fogo médio com a panela aberta, mexendo de vez em quando para acomodar o macarrão, até que ele fique macio e a água seque. Sirva com o cheiro-verde e o coentro.

Rendimento: 4 pessoas

1
Coronavírus: dicas valiosas para você que tem viagens marcadas no meio da pandemia
Fronteiras fechadas, vôos suspensos e reservas canceladas. Se você tinha viagem marcada e precisou mudar os planos por causa do …
2
03:32
Viva Chile: um passeio pela beleza da Cordilheira dos Andes
Está com viagem marcada para Santiago e ainda não faz ideia do que fazer na capital chilena? Então, antes de …
3
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
4
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece.--------------------------------------------------------DIREÇÃO: …
5
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
6
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
7
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
8
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …