Últimas notícias:

Loading...

Chile aposta em brasileiros para alavancar turismo

Com mais de 20% do território constituído por parques nacionais, o turismo no país andino está muito associado à natureza

Por: Redação

Com mais de 92% de sua população vacinada e já processo de reforço com sua quarta dose, o Chile aposta nos turistas brasileiros para alavancar a economia.

Para este ano, a expectativa do Serviço Nacional de Turismo do Chile (Sernatur), é receber 300 mil viajantes do Brasil. Em 2019, o destino recebeu 550 mil brasileiros.

Deserto Atacama Chile brasileiros
Crédito: Delpixart/iStockLaguna Chaxa, com vulcão Licancabur, no deserto do Atacama; roteiro é um dos preferidos dos brasileiros no Chile

Para entrar no Chile, atualmente, é preciso ter o esquema vacinal completo com, ao menos, as duas doses, realizar teste de RT-PCR (com resultado negativo) até 72 horas antes do embarque, assinar Declaração Juramentada do Viajante e ter seguro viagem com cobertura mínima de US$ 30 mil –incluindo covid-19.

Ao desembarcar no Chile, o turista ainda precisa realizar teste PRC (gratuito) e cumprir quarentena de até 24 horas até que seja obtido o resultado negativo (prazo estimado) e cumprir monitoramento/acompanhamento obrigatório de viajante por sete dias.

Crédito: Divulgação/SernaturBase das Torres del Paine, na Patagônia chilena; Chile tem paisagens incríveis

Em conversa com jornalistas brasileiros nesta terça-feira, 1, Andrea Wolleter, diretora do Sernatur, detalhou as estratégias para retomada do turismo no país.

“Sabemos que temos que flexibilizar a entrada em nosso país e que isso depende da situação sanitária do mundo. No entanto, complementarmente, temos um amplo plano de promoção. Estaremos muito ativos no Brasil em 2022”, disse Andrea.


#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?


Ainda este mês, o aeroporto internacional Comodoro Arturo Merino Benítez, na região metropolitana de Santiago e principal porta de entrada do país, vai ganhar novo terminal, o que permitirá ampliar a capacidade anual para 30 milhões de passageiros – em 2019, o aeroporto recebeu 24,6 milhões de pessoas, sendo 13,6 milhões em voos domésticos e 11 milhões em voos internacionais.

Roteiros para brasileiros no Chile

Com mais de 20% do território constituído por parques nacionais, o turismo do Chile está muito associado à natureza.

Em 2021, o Chile foi reconhecido pela sexta vez como o Melhor Destino Mundial para Turismo de Aventura no World Travel Awards, considerado o “Oscar do Turismo”.

Santiago - Chile
Crédito: Tifonimages/iStockTeleférico que dá acesso ao Cerro San Cristóbal, em Santiago, no Chile

O Chile já é um destino consolidado pelos brasileiros, que buscam se aventurar pelo Deserto do Atacama ou nas famosas Torres del Paine –paisagem consagrada como oitava maravilha do mundo–. Os viajantes nacionais também são ávidos por roteiros de gastronomia, enoturismo e astroturismo.

Estes são alguns dos atrativos que, segundo Andrea Wolleter, serão trabalhados no Brasil este ano para garantir que o Chile volte a receber, nos próximos anos, o número de brasileiros que recebeu em 2019.

A expectativa do Sernatur é receber, até o final de 2023, 3,7 milhões de turistas internacionais.

?>