Chile limita tempo de permanência de turistas na Ilha de Páscoa

Por: Redação | Comunicar erro

Planejando conhecer a Ilha de Páscoa, no Chile? Então fique atento! É que desde o dia 1º de agosto estão valendo as novas regras para conhecer o remoto arquipélago chileno localizado na Polinésia.

Entre as medidas está a restrição do tempo de permanência de turistas na ilha, que agora é de no máximo 30 dias. A medida também vale para os chilenos que não pertencem à etnia rapa nui.

Os moais são considerados patrimônios mundiais da Unesco
Crédito: f11photo/iStockOs moais são considerados patrimônios mundiais da Unesco

Os turistas também terão que apresentar, além do passaporte ou RG (no caso dos brasileiros), um formulário de ingresso ao território Rapa Nui. O documento deve ser preenchido nos portos e aeroportos do continente antes do embarque.

Também será exigido dos turistas a passagens aérea de retorno ao continente e um comprovante de reserva em um dos hotéis autorizados pelo SernaTur (Serviço Nacional de Turismo) do Chile.

A Ilha de Páscoa é considerada como o local habitado mais isolado de todo o mundo
Crédito: Mlenny/iStockA Ilha de Páscoa é considerada como o local habitado mais isolado de todo o mundo

“Durante a última década, o crescimento da população em Rapa Nui tem sido apontado como responsável para a deterioração na qualidade dos serviços básicos, do manejo de resíduo, das condições do meio ambiente e da contaminação dos oceanos”, diz a nota publicada no site (www.gob.cl/rapanuiprotegida) dedicado às novas regras.

Novo nome

São mais de 900 moais espalhados pela Ilha de Páscoa
Crédito: Grafissimo/iStockSão mais de 900 moais espalhados pela Ilha de Páscoa

Um projeto de lei que tramita no Congresso chileno desde 2016 pretende mudar o nome da Ilha de Páscoa para Rapa Nui, nome da etnia que vive na ilha há séculos. Em visita ao arquipélago na semana passada, o presidente chileno Sebastián Piñera disse que vai pressionar os parlamentares para aprovarem a mudança o mais breve possível.

A ilha de Páscoa, que fica a 3.500 km de distância do continente, recebeu no ano passado 116 mil turistas e tem uma população de 7.750 habitantes.

1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …