Colheita da uva é uma das atrações do verão na Serra Gaúcha

Nesta época do ano diversas vinícolas de Bento Gonçalves e região abrem suas portas para celebrar a vindima

Por: Redação

Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros nos meses de inverno, mas engana-se quem pensa que a região não oferece atrativos no verão.

Nos meses mais quentes do ano, de janeiro a março, a paisagem da pequena e charmosa cidade de Bento Gonçalves se transforma, com suas parreiras repletas de cachos de uvas, prontos para serem colhidas e transformadas em vinho durante a vindima.

Crédito: Samuel Azambuja Kochhan/IstockPórtico de entrada da cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul

Nesta época do ano, diversas vinícolas de Bento Gonçalves e região abrem suas portas para celebrar e receber turistas que desejam vivenciar os costumes e a cultura do vinho, desde o corte dos cachos, participação da pisa –forma antiga de fabricar vinho pisoteando as uvas– visita à cave, o processo de engarrafamento e, por fim, a degustação do vinho, orientada por um enólogo.

Os restaurantes da região também são uma atração à parte, organizando cardápios especiais com receitas típicas da colônia italiana.

Passeios em Bento Gonçalves

Além da parte enogastronômica, a cidade de Bento Gonçalves oferece passeios como o trem Maria Fumaça que percorre um percurso de 23 km, passando pelas cidades de Garibaldi e Carlos Barbosa, no qual os visitantes conhecem mais sobre a história da imigração italiana e as tradições gaúchas.

Crédito: Celli07/iStockFachada imponente do edifício da vinícola de Salton, em Bento Gonçalves

E por falar em tradição, outra atividade imperdível no destino é a visita ao Parque Temático Epopeia Italiana, que agora abre suas portas de cara nova, contando de maneira ainda mais real e emocionante a história dos primeiros imigrantes italianos que chegaram na região de Bento Gonçalves.

Uma atração para toda família é o Parque das Ovelhas, que proporciona ao turista um dia na fazenda: do grande rebanho de ovelhas à amamentação, passando pelo treinamento de cães de pastoreio e aves de rapina.

Crédito: Giordani Turismo / DivulgaçãoPasseio de Maria Fumaça é uma da atrações da Serra Gaúcha

Apesar de Gramado ser o destino mais buscado, a cidade de Bento Gonçalves vem caindo no gosto do turista brasileiro. Somente o ano passado, a CVC embarcou 37% a mais de turistas para o destino, em comparação ao ano de 2018.

Um pacote para Bento Gonçalves com duração de cinco dias, traslados, hospedagem com café da manhã, passeio à vindima custa a partir de 10x sem juros de R$ 211,25 por pessoa, em apartamento duplo.