Últimas notícias:

Loading...

Colômbia serve de inspiração para ‘Encanto’, nova animação da Disney

O filme animado conta a história de uma família que vive em um vilarejo no meio das montanhas do país

Por: Redação

Uma viagem à Colômbia. Essa é a temática de “Encanto”, nova animação da Walt Disney Animation Studios, que estreia no dia 25 de novembro.

O filme conta a história dos Madrigal, uma família que vive em um vilarejo nas montanhas do país, em uma casa mágica conhecida como Encanto. Na história, a magia abençoou todas as crianças da família com um dom único, desde a superforça até o poder de cura. Todos, exceto Mirabel.

Personagens de 'Encanto', nova animação da Disney ambientada na Colômbia
Crédito: Divulgação/Disney Personagens de ‘Encanto’, nova animação da Disney ambientada na Colômbia

Mas, quando descobre que a magia que cerca Encanto está em perigo, a garota decide que ela, a única Madrigal sem poderes mágicos, pode ser a última esperança de sua família.

“Encanto”, nova animação da Disney, envolve a diversidade, a cultura, o povo e, é claro, a música colombiana. O local foi totalmente direcionado pela história, de acordo com o diretor e roteirista Jared Bush.

Rua de Cartagena, na Colômbia; país serviu de inspiração para nova animação da Disney, "Encanto
Crédito: Working In Media/iStockRua de Cartagena, na Colômbia; país serviu de inspiração para nova animação da Disney, “Encanto

Ao lado de Byron Howard (também diretor do filme) e Lin-Manuel Miranda (responsável pelas canções originais do filme), Bush viajou para a Colômbia em 2018 para explorar e absorver os arredores.

“Era uma surpresa a cada esquina. Cada cidade, cada lugar era completamente diferente e incrivelmente bonito – Cartagena, Bogotá, Barichara e San Basilio de Palenque– há uma sensação de magia em muitos desses lugares”, diz Byron Howard.

Colômbia animação
Crédito: Divulgação/DisneyVista do vilarejo de Barichara, no nordeste da Colômbia

Segundo a produtora Yvett Merino, o visual do filme incorpora a vibração, a vitalidade e a sinceridade que os cineastas encontraram na comunidade colombiana. “Esperamos ter transmitido adequadamente a beleza da Colômbia – do Vale Cocora à Região do Café (Eje Cafetero), passando pelas florestas tropicais”, disse.

Cultura colombiana

Os cineastas estavam interessados em criar um plano de fundo para a história de Mirabel que fosse profundamente inspirado pela Colômbia. De acordo com a produtora, a equipe procurou especialistas na cultura, antropologia, figurino, botânica, música, linguagem e arquitetura colombiana, entre outros campos de especialidade.

Disney animação
Crédito: Jfbenning/iStock“Encanto”, nova animação da Disney, envolve a diversidade, a cultura, o povo e, é claro, a música colombiana

“Conversamos com eles por horas sobre todos os temas, de plantas nativas até a forma como as casas teriam sido construídas naquela época e naquela região. Uma vez que começamos a nos concentrar na Colômbia, sabíamos que queríamos representar apropriadamente a região e a extraordinária cultura.”

Entre estes consultores de “Encanto” estão Juan Rendon e Natalie Osma, cineastas de documentários que conheceram Howard, Bush e o produtor Clark Spencer enquanto trabalhavam em um projeto de bastidores de Zootopia.

A dupla, que é colombiana, rapidamente se tornou fã da ideia de ambientar “Encanto” em seu país natal.

Contrastes da Colômbia

A topografia – três cadeias de montanhas separadas por vales e com dois grandes rios– criou populações muito distintas na virada do século 20, com identidades culturais muito específicas que ainda hoje são relevantes.

Vista panorâmica de Bogotá, capital da Colômbia
Crédito: AnaMuraca/iStockVista panorâmica de Bogotá, capital da Colômbia

Existem os povos das montanhas, das costas e das planícies – cada um trazendo certas características, falando de maneira geral, como uma tendência para ser mais expansível e sociável na costa norte, onde é muito quente.

Compartilhe: