Como curtir com exclusividade Maya Bay, cenário do filme ‘A Praia’

Por Naná Coutinho e Fabiano Battaglin, do blog Lá Vai Naná

A praia deserta encontrada pelo personagem de Leonardo DiCaprio no filme “A Praia” ficou só na ficção. O paraíso, na Tailândia, continua intacto, porém não mais deserto. A fama de Maya Bay foi longe e hoje ela é sonho de consumo de gente de todo o mundo, inclusive nosso.

Apesar disso, a ideia de chegar a um lugar lotado de turistas já me dava coceiras. Nada pode ser mais frustrante do que estar em um lugar maravilhoso e não conseguir aproveitá-lo. Alugar um barco long tail para um passeio particular foi uma das opções cogitadas. Assim poderíamos negociar um bom horário de saída e conseguiríamos aproveitar a praia vazia, mas sabia que seria por pouco tempo. Então fui pesquisar para tentar encontrar uma saída que me deixasse mais feliz.

Foi aí que achei o tal do Maya Bay Camping, na Tailândia, um acampamento em que você passa a noite na ilha, mas minha alegria durou pouco, pois foi proibido em 2012 por questões de preservação ambiental. Como boa brasileira que sou, não desisti! Com um pouco de insistência achei o Maya Bay Sleep Aboard, a solução perfeita para quem quer se sentir o próprio Di Caprio, imerso na natureza.

Vou explicar! Phil, um australiano gente boa, dono do Maya Bay Sleep Aboard, conseguiu uma autorização (não me pergunte como), para ancorar o barco a 100 metros da praia e passar a noite lá. É a única embarcação que tem essa permissão. Quando fomos era alta temporada e o passeio custava 3 mil bahts por pessoa, cerca de 300 reais. Não é muito, se considerarmos que essa grana inclui hospedagem e alimentação. Além disso, também existe uma taxa de 100 bahts para entrar em Maya Bay, que já está incluída no valor do passeio. Nos passeios tradicionais é necessário pagar a quantia ao chegar.

Não restava dúvida de que essa era a melhor opção. Fechamos tudo pelo site da agência e finalizamos a compra via paypal, a única forma de pagamento disponível. Logo em seguida recebemos um e-mail de confirmação. Pronto! A alegria estava garantida! Era só esperar pelo grande dia.

No dia 07 de dezembro de 2014, fizemos o checkout do hotel onde estávamos hospedados em Phi Phi Don, deixamos as nossas malas na agência responsável pelo passeio, curtimos uma prainha, almoçamos e chegamos ao porto com nossas pequenas mochilas, levando apenas o necessário para uma noite. Por volta das 15h, o barco com capacidade para levar 20 pessoas, partiu com 15 pessoas, mais a tripulação, rumo ao paraíso. Alguns minutos depois nos serviram frutas e fomos apresentados ao nosso guia, que de longe dava pra ver que era muito louco. A diversão estava garantida.