Como se voluntariar pelo mundo sem pagar um absurdo para agências

Por: Amanda Barbosa | Comunicar erro
Você tem vontade de se voluntariar fora do país, mas pensa que a única maneira possível para isso é através de agências que cobram taxas extremamente caras?E se você descobrisse que existe uma outra forma de viajar dessa maneira, que te possibilita encontrar pessoas no mundo inteiro que estão à procura de voluntários para ajudá-las em seus projetos, e em troca ainda oferecem hospedagem e alimentação?

Através de sites especializados como Workaway e Helpx, você tem a oportunidade de acessar uma base de dados que te permite ter acesso a esses locais e entrar em contato diretamente com os seus responsáveis. Essa prática chama-se work exchange (trocar trabalho por hospedagem e alimentação) –saiba mais no blog Por Uma Vida Mais Rica, da expert no assunto Amanda Barbosa.

E o melhor é que além de ONGs e fundações, você também pode oferecer ajuda em fazendas orgânicas e não orgânicas, ecovilas, parques, cuidar de crianças em casas de família, cuidar de animais… A lista é interminável!!

De uma forma resumida, após fazer o cadastro em um dos sites especializados e pagar uma pequena taxa para ter acesso a lista de locais, você cria um perfil com algumas informações necessárias sobre você – como interesses e tipos de ajuda que gostaria de oferecer.

Feito isso, você está apto a entrar em contato com os responsáveis dos lugares que lhe interessaram. A comunicação ocorre por e-mail e em alguns casos, pode haver uma conversa via skype ou telefone para alinhar expectativas. E então, após todos os detalhes acertados, basta fazer as malas e partir para a viagem!

Aqui vão algumas dicas rápidas para você se preparar para a sua viagem:

  • Pergunte ao responsável se é necessário levar algo em particular
  • Sempre faça um seguro viagem
  • Verifique se é necessário ter visto para entrada no país e/ou vacinas
  • Tenha tudo muito bem acertado com o anfitrião antes da viagem, como por exemplo, horas de trabalho e descanso, tarefas a serem executadas, tempo de permanência, etc.

Além de contribuir com uma causa, o work exchange te permitirá ter experiências únicas, aprender sobre uma cultura diferente, praticar um idioma, e gastar muito menos do que o valor de uma viagem convencional, já que você não terá custos com hospedagem e alimentação – sem contar as taxas que teria que pagar para a agência contratada.

Gostou e quer saber mais sobre como funciona o work exchange e quais são os sites que oferecem essa troca? Acesse o blog Por Uma Vida mais Rica para encontrar informações detalhadas e obter ajuda sobre como viajar dessa maneira.

Assista ao vídeo onde explico Como Planejar Uma viagem de Work exchange e aproveite para assinar o Canal Por Uma Vida Mais Rica no YouTube e receba muitas outras dicas!

Siga-me no Facebook e Instagram (@porumavidamaisrica).

Autor: Amanda Barbosa

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário amanda_barbosa da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
01:45
Visitamos uma fantástica fábrica de chocolate
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
01:20
Karol Conka indica 2 lugares incríveis para conhecer em Curitiba
Convidada pelo Colaí Indica para falar sobre os seus rolês favoritos em Curitiba, cidade natal da rapper, Karol Conka mostrou …
5
03:31
Conheça o Embalse El Yeso, na Cordilheira dos Andes
Perfeito tanto para quem passará várias dias em Santiago, ou até mesmo para quem terá uma passagem breve pela cidade, …
6
02:49
A lama de Brumadinho respinga no governo do Bolsonaro
7
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
8
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …