Últimas notícias:

Loading...

Como tirar um ano sabático

Por: Redação

The Veigas contam como fizeram para se preparar para um ano sabático. Veja cinco dicas.

Os motivos são diversos: aprender uma nova língua, precisar de tempo para escrever um livro, recuperar um coração partido, aproveitar o fim da faculdade antes de cair na labuta sem volta ou simplesmente querer cair no mundo e ver o que a vida traz.

The Veigas contam como fizeram para se preparar para um ano sabático

Apesar de também ser incrível, um ano sabático não exige que você necessariamente enfie uma mochila nas costas e saia peregrinando pelo Sudeste Asiático em busca de experiências transcendentais. Ele pode até nem durar um ano exatamente.

Nós três estamos atualmente em um período sabático, que não sabemos muito bem quanto tempo vai durar.

Veja a seguir como planejar o seu:

  1. Planeje com antecedência
    A vontade de jogar tudo para o alto e pegar o primeiro avião pode ser enorme, mas um sabático precisa ser bem planejado. Você vai precisar de tempo para juntar dinheiro, planejar um itinerário mínimo, se desligar do trabalho, resolver o que vai fazer com sua atual moradia (se alugada, rescindir o contrato; se própria, se vai deixar fechada ou alugar; se financiada, como fará com as parcelas enquanto não tiver uma renda constante), etc.
    Todo esse planejamento leva pelo menos um ano. Vá com calma.
  2. Defina o destino, mas nem tanto
    É importante ter uma noção de aonde ir, mas a graça é ser flexível. Tenha uma região definida para se ter noção de custos, melhor época para partir, vacinas necessárias e documentos de entrada e permanência. Mas se permita mudar de ideia ao longo do caminho.
    Quando chegamos à Itália, nossa ideia era ficar por aqui por cerca de três meses e depois rumarmos para a Finlândia. Mas o país tem tanta coisa para se ver que decidimos ficar (bem) mais. Vamos, sim, para a Finlândia, mas ainda não.

Veja as outras três dicas aqui.

Compartilhe:

?>