Confira 10 dicas para alugar um carro em uma viagem ao exterior

É importante que o viajante se atente a esses pontos na hora de alugar um carro no exterior

Por: Redação

Alugar um carro tem se tornado uma prática cada vez mais comum entre brasileiros que viajam ao exterior, seja a lazer ou a trabalho. Mas diferente do Brasil, locar um veículo lá fora requer alguns cuidados.

Com ajuda do pessoal da plataforma Rentcars.com, listamos dez dicas para facilitar a sua experiência de alugar um carro no exterior.

Crédito: Pollyana Ventura/iStockÉ importante que o viajante se atente a esses pontos na hora de alugar um carro no exterior

Confira as dicas abaixo:

1 – Fique atento à idade mínima para alugar um carro

O padrão para viagens para os Estados Unidos e Europa é de, no mínimo, 25 anos, mas pode haver variação dependendo do país escolhido. Algumas locadoras oferecem uma opção de pagamento da taxa “underage” (menor de idade), que permite ao viajante locar um carro mesmo abaixo da idade mínima exigida, por meio de uma taxa adicional na reserva.

Para algumas categorias de carro, consideradas superiores e de luxo, as locadoras podem exigir uma idade maior. É importante ressaltar a importância de verificar com antecedência quais são as condições específicas de idade mínima para o país de destino.

5 DICAS PARA VIAJAR DE CARRO COM CRIANÇAS

2 – Verifique qual é a carteira de habilitação necessária

É essencial que a habilitação seja condizente com o veículo que deseja locar. No Mercosul, por exemplo, o viajante deve ter a carteira nacional de habilitação (CNH) permanente e dentro do prazo de validade. Se for viajar entre os países do Mercosul, é preciso ter a Carta Verde –um documento que habilita o trânsito entre Argentina, Brasil, Chile, Uruguai e Peru. Mesmo assim é importante ficar atento nas normas e regras para trafegar além da fronteira brasileira.

Boa parte das locadoras não permite locação por mais de 50 km além da fronteira com o país onde o carro foi retirado.

Crédito: MarioGuti/iStockÉ essencial que a habilitação seja condizente com o veículo que deseja locar

Na Europa recomenda-se que tenha a Permissão Internacional para Dirigir (PID), além do passaporte. Já nos EUA, o estado da Geórgia solicita obrigatoriamente a PID; para outros estados a recomendação é consultar diretamente a locadora escolhida para saber mais informações e assim verificar se será exigida ou não a apresentação da permissão.

3 – Solicite uma habilitação internacional

Por incrível que pareça é simples de se obter a PID. Uma vez que o condutor tenha a sua carteira de habilitação nacional, basta solicitar ao Detran a emissão da carteira internacional, mediante o pagamento de uma taxa. Após esse processo, a habilitação internacional será enviada para o endereço do motorista sem maiores complicações.

4 – Tenha seu cartão de crédito, com limite disponível, em mãos

O cartão de crédito é um requisito para a locação e é usado pela locadora na caução de garantia – que nada mais é do que o bloqueio de um valor (pré-determinado) no cartão do responsável pela reserva. Após a devolução do carro o valor é devolvido ao locatário integralmente. Essa garantia serve para cobrir eventuais custos com o pagamento de taxas não inclusas em compras com vouchers pré-pagos, como combustível, proteções adicionais, itens opcionais, serviços especiais e qualquer taxa adicional que possa surgir no decorrer do uso do veículo.

Além disso, o cartão de crédito deve estar dentro do prazo de validade, em nome do locatário, vinculado a uma instituição bancária e com limite de crédito disponível para a caução. É importante pontuar que cartões em nome de outras pessoas ou sem autorização para transações internacionais impedem a locação. Vale lembrar que os cartões pré-pagos, muito utilizados em viagens, não podem ser usados para bloqueio caução.

5 – Consulte a possibilidade de alugar o carro em uma cidade e devolver em outra

Na maioria dos casos é possível alugar em uma cidade ou país e devolver em outro, mas é recomendado consultar a disponibilidade dessa opção no momento da locação, pois cada locadora tem sua própria regra sobre esse serviço. Além disso, o serviço pode implicar no pagamento de taxas adicionais, mais conhecidas como “taxa de retorno” ou “taxa de trajeto único”.

Crédito: Dean Mitchell/iStockSolicite uma habilitação internacional ainda aqui no Brasil

6 – Entenda a diferença entre km livre e restrita

O ideal é alugar veículos com quilometragem livre, até porque, se ela for restrita e exceder a quantidade de quilômetros rodados permitidos pela tarifa, o valor da taxa para quilômetros adicionais não é baixo. Dessa forma, caso o motorista decida estender sua viagem até uma cidade vizinha, não haverá problema.

7 – Inclua seguro na reserva

Opte pela cobertura mais completa possível. Dessa forma, evite problemas em casos de danos ao veículo, receba garantia de proteção contra colisões em terceiros, seguros de vida e quaisquer outras ocorrências que possam acontecer durante a locação do carro.

8 – Opte pelo serviço de tanque de combustível

Alguns locadoras oferecem o serviço de tanque de combustível, que permite a devolução do carro com o tanque vazio. Se este serviço não fizer parte do pacote ou não for contratado diretamente no balcão da locadora, na hora da retirada do carro, o veículo deverá ser abastecido antes da devolução. Caso contrário, a locadora irá cobrar a diferença, sendo um valor superior ao que seria pago para reabastecer o veículo em um posto de combustível. Portanto, fique atento.

Crédito: Chalabala/iStockInclua seguro na reserva

9 – Faça a vistoria antes da retirada na locadora

Realizar a vistoria junto ao atendente antes de retirar o veículo da locadora é de extrema importância para prevenir cobranças extras. Qualquer avaria apresentada no momento da devolução do carro será cobrada do locatário. Até por isso, é necessário o bloqueio caução.

Evite problemas, atente-se a possíveis riscos na lataria, falta de tapete, extravio dos pinos da porta, danos nos retrovisores, e sinalize o atendente caso haja alguma avaria antes de sair com o carro.

10 – Economize na locação de carro para o exterior

É possível economizar na hora de alugar um carro para viagens no exterior com a Rentcars.com. Por meio da plataforma, é possível parcelar reservas internacionais no cartão de crédito sem pagar a alíquota de 6,38% para operações de crédito no exterior (IOF), já que toda a transação é feita no Brasil. Pode-se, inclusive, pagar a locação no boleto bancário com desconto de 5% para não comprometer o limite do cartão que será utilizado como garantia.

1
03:32
Viva Chile: um passeio pela beleza da Cordilheira dos Andes
Está com viagem marcada para Santiago e ainda não faz ideia do que fazer na capital chilena? Então, antes de …
2
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece.--------------------------------------------------------DIREÇÃO: …
4
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
5
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
6
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
7
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …
8
01:01
Zipflyer: a tirolesa só para quem tem MUITA coragem
A Zipflyer, é considerada a maior tirolesa do mundo e fica localizada em Pokhara, no Nepal. Ela conta com 1850 …