Conheça Aveiro e suas curvas que encantam

Cidade é roteiro imperdível para os ‘art lovers’

Por: Redação

Conhecida como a ‘Veneza Portuguesa’ graças às rias –canais fluviais de água doce– que cortam seu território, Aveiro tem riquezas culturais que foram construídas no século 20, em seu apogeu econômico.

A economia da cidade, localizada na região central de Portugal, foi moldada com base em suas salinas e na cerâmica, além da riqueza de emigrantes que retornaram do Brasil e construíram residências extravagantes e imponentes –tudo isso com a marcante arquitetura da época, a art nouveau (arte nova, em português).

Turistas passeiam pelo centro histórico de Aveiro, no Centro de Portugal

No início do século 20, era possível encontrar traços desse estilo em joias, obras de arte, mobílias e até mesmo em edifícios; e Aveiro é um grande reduto para os amantes desse estilo.

Passear por Avieiro é um fazer verdadeiro tour pela art nouveau. Separamos alguns pontos imperdíveis que podem ser vistos a bordo de moliceiros, tipo de embarcação que circula pelas rias da cidade, ou até mesmo caminhando, com direito a paradas estratégicas nas charmosas docerias decoradas com azulejos típicos, cheios de história e arte.

Fachada da estação de comboios (trens) de Aveiro

Casa do Major Pessoa – Museu da Arte Nova

O belo edifício foi erguido em 1907, bem no meio do distrito de Rossio. A construção é uma obra deliciosamente multifacetada, com painéis azulejados, além de ostentar uma poderosa fachada.
Onde: R. Barbosa Magalhães, nºs 9, 10, 11 e Travessa do Rossio.

Edifício da Casa dos Ovos Moles

Nesta casa, o piso superior se sobressai pela elegância curvilínea das janelas, com suas charmosas varandas de ferro forjado e os detalhes florais que pontuam toda a fachada.
Onde: R. João Mendonça, nºs 24 e 25.

Museu da República

Este edifício destaca-se por sua estrutura imponente em pedra. A decoração articula motivos florais de pedra e ferro, presentes nas janelas e varandas.
Onde: R. João Mendonça, nºs 11 e 13.

Museu de Art Nouveau, uma das belas construções do século passado

Edifício da Cooperativa Agrícola

Casa com a fachada coberta por painéis de azulejo policromático, que modelam a elegância da estrutura, aos quais se junta o ferro e um requintado trabalho esculpido em pedra Ançã.
Onde: R. João Mendonça, nºs 5, 6 e 7.

Estação de Comboios

A velha estação de trens de Aveiro faz um belo contraste com a nova estação. O edifício preserva a beleza dos azulejos de sua fachada, recebendo os visitantes da cidade de forma encantadora.
Onde: R. do Dr. João de Moura nº2.