Conheça Turim, a cidade italiana do chocolate

A província é o maior centro de processamento de chocolate da Itália

Por: Redação Comunicar erro

Turim, na região de Piemonte, é conhecida como a cidade italiana do chocolate. A longa história de amor entre a cidade e o chocolate começou em 1560 quando, para celebrar a transferência da capital ducal de Chambéry para Turim, Emanuele Filiberto de Savoia serviu simbolicamente à cidade com uma xícara fumegante de chocolate.

Uma paixão autêntica que criou, não apenas, especialidades natalinas conhecidas no mundo, mas todos os tipos e qualidades deste produto adorado pela maioria das pessoas, estimulando a imaginação dos mestres chocolateiros ao longo dos séculos.

Crédito: fabio lamanna/iStockVista panorâmica da bela cidade de Turim, na Itália

Foi na capital da Saboia que o Bicerin nasceu no século 18, uma bebida quente feita de café, cacau e creme.

Mesmo através do chocolate, Turin pode expressar seu gosto pela inovação, tanto que no início do século 19 um novo experimento foi testado: misturar cacau, baunilha, água e açúcar tornou possível transformar o chocolate em pastilhas sólidas e dar vida aos chocolates , em toda variação, de bombom a pralines, de trufas a cremini.

Crédito: Lumase/iStockA longa história de amor entre Turim e o chocolate começou em 1560

Em 1865, o Gianduiotto , nascido de Michele Prochet que combinava o cacau com a avelã do Langhe, o “Tonda Gentile”, foi o primeiro chocolate a ser embrulhado. Os gianduiotti foram colocados no mercado pela primeira vez para o Carnaval, razão pela qual o famoso chocolate, um dos símbolos de Turim, ostenta o nome da lendária máscara de Turin, o rubicundo  Gianduja.

Desde então, muitas grandes empresas, não só no Piemonte, devem seu sucesso à produção do chocolate: Peyrano, Baratti e Milano, Streglio, Feletti, Caffarel, Stratta e acima de tudo Giordano, que hoje é o único produtor do famoso “corte de chocolate”. à mão “com as” facas “.

Crédito: DivulgaçãoDesde 2003, Turin organiza um evento muito popular, CioccolaTò

A família Peyrano , por   outro lado, ainda hoje é a líder da produção artesanal do produto de ciocccolato, herdado do ancestral Antonio, autêntico chocolatier da elite de Turim. A antiga loja está localizada em  Corso Moncalieri , e hoje produz, além do famoso Gianduiotti, muitos outros tipos de deliciosos chocolates.

Juntamente com os produtores tradicionais, há outros artesãos do chocolate de Turim na cidade: Stroppiana , que ainda embrulha o Gianduiotto à mão; o  G. Pfatisch , fundada em 1929 e outra menor, mas certamente não tão inferior qualidade.

Crédito: StefyMorelli/iStockTurim, na região de Piemonte, é conhecida como a cidade italiana do chocolate

Não só gianduiotto: a arte do chocolate em Turim encontra sua maior expressão também no alpino (recheado com um creme de licor), o  boer , um clássico da tradição com casca de chocolate e coração mole de creme de licor, o  cremino, um tipo de chocolate composto de três camadas de chocolate, as externas de gianduia chocolate e a interna de pasta de avelã chocolate.

O cremino foi inventado na segunda metade do século 19 por Ferdinando Baratti, que abriu uma loja de licores e confeitos em Turim com o nome Edoardo Milano, sob o nome de “Baratti & Milano”.

Nutella

Vale a pena mencionar o Nutella, o lendário creme de chocolate, inventado por Pietro Ferrero , um grande confeiteiro de Turim que o inventou em 1946, para um lanche nutritivo e barato.

A lenda, contada pelos leiteiros de Turim, quer que por causa do calor que o creme de chocolate derrete dando vida a Nutella, tão batizado apenas alguns anos depois por Michele Ferrero, filho de Pietro.

Hoje, a província de Turim e seu distrito são o maior centro italiano de processamento de chocolate. Juntamente com as grandes empresas industriais, como Ferrero e Caffarel, estão as empresas artesanais que seguem a tradição do chocolate de Turim.

Desde 2003, Turin organiza um evento muito popular, CioccolaTò , o evento de chocolate de Turim com festas, eventos, degustações, exposições e shows estritamente temáticos, um ponto de encontro para todos os entusiastas e uma oportunidade para os chocolateiros degustarem grandes marcas industriais e artesanais nacionais e internacionais.

1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
3
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
4
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
5
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
6
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …
7
01:01
Zipflyer: a tirolesa só para quem tem MUITA coragem
A Zipflyer, é considerada a maior tirolesa do mundo e fica localizada em Pokhara, no Nepal. Ela conta com 1850 …
8
01:31
Como tirar ou renovar passaporte?
Tem dúvidas sobre o procedimento necessário para emitir seu passaporte? Saiba por onde começar com as nossas dicas. Mais informações sobre …