Curitiba ganha 1º hostel com conceito slow design do Brasil

A principal fonte de inspiração para se construir o Bosque Hostel foi a natureza

Por: Redação | Comunicar erro

Curitiba ganhou no final de março o primeiro hostel com o conceito slow design do Brasil.

Localizado no bairro Centro Cívico, o Bosque Hostel teve sua construção e decoração pensada para receber e acolher os hóspedes em um ambiente urbano, contemporâneo e que reflete o consumo consciente e sustentável.

A ideia principal do slow design é ter uma construção reaproveitável, com matéria prima local de demolição e que tenha uma conexão com a ancestralidade e com o meio ambiente.

Hostel O Bosque
Crédito: DivulgaçãoUm dos quartos compartilhados do O Bosque Hostel

A principal fonte de inspiração para se construir o Bosque Hostel foi a natureza.

Cada detalhe tem uma história e um porquê. Algumas paredes internas foram construídas utilizando uma técnica usada no Brasil colônia, as famosas paredes de taipa de mão ou pau a pique. São estruturas simples feitas com trama e preenchimento de terra.

As janelas, portas e escadas são frutos da demolição da casa construída em 1950 e que era da bisavó da proprietária Eduarda Almeida Guimarães.  As madeiras foram lixadas e protegidas com óleo de carnaúba, preservando assim a sua cor natural.

Bosque Hostel
Crédito: DivulgaçãoHostel é o primeiro com o conceito slow design do Brasil

Aliás, muitos móveis que complementam a decoração do escritório, da biblioteca, da lavanderia, da sala comunitária são oriundas dessa casa que um dia abrigou a numerosa família de Eduarda.

As roupas de cama, assim como os cobertores e enchimento dos travesseiros também foram pensados da maneira mais sustentável possível. Os lençóis são de algodão orgânico, os cobertores são de fibras sintéticas a partir da reciclagem das garrafas pet e os travesseiros têm enchimento de fibras naturais.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por O bosque (@obosquehostel) em

O projeto arquitetônico do empreendimento foi todo pensado para aproveitar ao máximo a iluminação natural e quando necessário utiliza lâmpadas de LED por serem eficientes no quesito consumo reduzido de energia e durabilidade.

A água também recebeu atenção especial onde nada é desperdiçado, assim o telhado foi divido em duas funções: a parte esquerda capta a água da chuva e armazena para uso de limpeza externa e irrigação da área verde do Bosque. Já na parte direita a água é direcionada para a bacia de contenção, que a joga nos canais pluviais aos poucos, evitando inundações.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por O bosque (@obosquehostel) em

A proposta do Bosque Hostel é ser uma casa que estimule o convívio humano por meio do dar e receber e que seja um espaço de reflexão sobre o consumo consciente, tendo a certeza de que é possível aliar tudo isso sem esquecer o conforto e estilo.

1 / 8
1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
01:45
Visitamos uma fantástica fábrica de chocolate
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
01:20
Karol Conka indica 2 lugares incríveis para conhecer em Curitiba
Convidada pelo Colaí Indica para falar sobre os seus rolês favoritos em Curitiba, cidade natal da rapper, Karol Conka mostrou …
5
03:31
Conheça o Embalse El Yeso, na Cordilheira dos Andes
Perfeito tanto para quem passará várias dias em Santiago, ou até mesmo para quem terá uma passagem breve pela cidade, …
6
02:49
A lama de Brumadinho respinga no governo do Bolsonaro
7
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
8
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …