Destino Colaborativo promove viagens financiadas coletivamente
Rede recém lançada pretende levar grupos para experiências de aprendizado em lugares como Escócia, Bali e Havaí. O Destino Colaborativo é uma iniciativa inédita no Brasil nascida na Laboriosa 89, um ambiente para conectar pessoas que querem viver, aprender e se divertir em rede.
O objetivo do projeto, iniciado pela educadora Patrícia Ribeiro, é promover viagens colaborativas, ou seja, financiadas coletivamente, para destinos que promovam aprendizados profundos e de impacto positivo para a comunidade.
“Os conhecimentos adquiridos pelos participantes serão variados: desde técnicas de agricultura orgânica, passando por alimentação, economia criativa, até meditação e arte. Todo aprendizado realizado pelo grupo será compartilhado antes, durante e após as viagens por meio de blogs, fotos, vídeos, livros, workshops. Desta forma, toda a rede faz parte do processo e é beneficiada pela experiência”, explica Patrícia.
- 5 lugares no Nordeste para se sentir no paraíso
- Ansiedade e Parkinson: elo pode transformar o entendimento da saúde após os 50
- As 5 praias mais paradisíacas para conhecer em João Pessoa
- Microsoft oferece bolsas gratuitas para cursos de Inteligência Artificial
Qualquer pessoa pode participar do Destino Colaborativo, seja como viajante ou apoiador. Basta ter a intenção de contribuir, aprender e compartilhar.
A primeira viagem será realizada em julho deste ano para Findhorn, uma comunidade fundada há mais de 50 anos no litoral da Escócia. O destino é uma referência mundial por conta de suas estruturas espiritualmente, socialmente e economicamente sustentáveis.
“Nosso propósito com essa viagem e com as outras que virão é aprender para compartilhar. Cada integrante do grupo vai com a intenção de aprender alguma coisa específica dentro do seu projeto de vida. Na volta, o grupo vai compartilhar com toda a comunidade o aprendizado realizado e multiplicar o conhecimento adquirido em Findhorn. Tudo isso para que possamos melhorar nossa vida em comunidade”, explica Patrícia.
A Semana da Experiência em Findhorn será realizada de 18 a 24 de julho. Para que se caracterize um grupo organizado é preciso que o organizador tenha passado antes pela experiência. Neste caso, a responsável é Patrícia Ribeiro.
O grupo de 17 pessoas já está formado. O curso tem um valor inicial de £ 480 por pessoa, mais despesas com passagens aéreas e translados.
“Pretendemos angariar coletivamente um montante que cubra todas as despesas, ou pelo menos grande parte delas, via crowdfundig, eventos e venda de produtos durante o semestre. Já realizamos algumas atividades e estamos muito animados com os resultados”, conta Patrícia.
Já estão sendo planejadas viagens para Bali e Havaí ainda este ano e os grupos ainda não foram formados. Quem tiver interesse em saber mais e fazer parte destas experiências, basta ficar atento ao site do Destino Colaborativo ou entrar no grupo no Facebook.