Dicas de passeios em 5 destinos badalados no outono

Quer curtir o melhor que o outono tem a oferecer? Siga essas dicas e viva momentos incríveis com amigos e família!

Para aproveitar o friozinho gostoso do outono, não tem nada melhor do que fazer atividades que são a cara da estação. Começando pelas viagens, alguns destinos são ideais para o clima dessa época, com atividades apropriadas para grupos maiores e menores (com ou sem crianças).

O outono também é considerado baixa temporada para turistas, com hotéis e pacotes de viagem oferecendo preços mais convidativos e destinos menos “muvucados”. Confira abaixo uma seleção de destinos para viajar no outono.

Dicas de passeios em 5 destinos badalados no outono

Campos do Jordão (SP) para os casais

A 180 km da capital paulista, Campos do Jordão fica na Serra da Mantiqueira, uma cadeia montanhosa que faz divisa com São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. É um dos destinos mais procurados da região, especialmente nas épocas de frio.

Passeios no tradicional bondinho de Campos do Jordão devem estar no roteiro
Créditos: Luís Felipe Rodrigues/Divulgação/ACE
Passeios no tradicional bondinho de Campos do Jordão devem estar no roteiro

Charmosa, bonita e com opções para quem gosta de natureza, gastronomia e compras, a cidade é muito popular para viagens em família ou a dois.

Dentre os pontos mais famosos de Campos do Jordão, vale à pena conferir o teleférico do Parque Capivari, visitar os belíssimos jardins do Parque Amantikir, passear de bondinho ou Maria Fumaça –que partem da Estação Emílio Ribas– e curtir as atividades de arvorismo, trilhas, tirolesa e minigolfe do Bosque do Silêncio.

Amantikir, jardins de vários estilos em Campos do Jordão
Créditos: Nathalia Molina @ComoViaja
Amantikir, jardins de vários estilos em Campos do Jordão

E é claro que quem vai para Campos precisa saborear um delicioso fondue de queijo e chocolate. O cardápio de vários restaurantes oferecem variações desse prato, mas os mais badalados são Ludwig, Paris Station e Baden Baden – que também tem a melhor cerveja artesanal do município.

São Bento do Sapucaí (SP) para os aventureiros

Vizinha de Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí é ótima para quem gosta de se aventurar pela natureza. E por causa do clima bem fresco do outono, praticar esportes se torna mais fácil e ainda mais agradável!

A famosa Pedra do Baú fica em São Bento do Sapucaí
Créditos: Henrique Westin/iStock
A famosa Pedra do Baú fica em São Bento do Sapucaí

O Complexo do Baú é muito procurado para rapel, mountain bike, vôo livre e parapente. Quem quiser fazer trilhas pode escolher entre as trilhas Ana Chata, Pedra do Bauzinho e Baú Via Ferrata.

Talvez o clima não seja dos melhores para dar um mergulho, mas as cachoeiras merecem ao menos uma visita. Inclua no seu roteiro de viagem: Cachoeira dos Amores, Tobogã e Toldi.

São Bento do Sapucaí é ótima para quem gosta de se aventurar pela natureza
Créditos: Divulgação/PMSBS
São Bento do Sapucaí é ótima para quem gosta de se aventurar pela natureza

Os turistas que preferem programas mais tranquilos também têm boas opções na Casa de Cultura Miguel Reale, Igreja Matriz de São Bento, OLIQ Azeite (tour guiada para conhecer a produção de azeite), Mirante do Cruzeiro e Vinícola Rapidez do Baú (Fazenda Portal da Luz).

Para se encantar com as imagens sacras feitas em mosaico pelos artistas Angelo Milani e Claudia Villar, escolha entre três endereços (ou conheça todos): R. 13 de Maio, 217; Av. Sebastião de Mello Mendes e Estr. Municipal Joaquim da Costa, 920.

Gramado (RS) para os apaixonados

Gramado é romântica, bonita e cheia de referências europeias. Localizada na Serra Gaúcha, a cidade é um dos destinos turísticos mais procurados do sul do Brasil.

Garden Park Gramado
Créditos: Divulgação/Garden Park Gramado
Garden Park Gramado

A Rua Coberta (antes rua Madre Verônica) tem esse nome porque é, literalmente, coberta. A estrutura de vidro coberta por plantas dá um visual todo especial ao local, que abriga dezenas de restaurantes e lojas. Parada obrigatória!

Também vale conhecer o Lago Negro, o parque indoors com neve artificial Snowland, as plantações de lavanda do Le Jardin, Museu de Cera Dreamland e o centrinho (região da Av. Borges de Medeiros).

O Lago Negro é um dos cartões-postais de Gramado
Créditos: agustavop/iStock
O Lago Negro é um dos cartões-postais de Gramado

Por ter uma forte tradição de enocultura, Gramado tem várias vinícolas abertas à visitação, como a Jolimont, Ravanello e Quinta da Nova & Arte Líquida.

Amantes de gastronomia, já façam suas reservas em alguns dos restaurantes mais queridos da cidade: Belle du Valais, Gramado Café Colonial, Nonno Mio, Josephina Café, La Braise, Cara de Mau, Gattz, George III, San Tao e Casa da Velha Bruxa.

Serra Gaúcha (RS) para os que gostam de história

Além de Gramado, outras cidades da Serra Gaúcha são incríveis e sempre recepcionam os turistas da melhor maneira.

A Skyglass é uma das atrações para se fazer em Canela (RS)
Créditos: Divulgação
A Skyglass é uma das atrações para se fazer em Canela (RS)

Em Canela, ande de trenó de montanha no Alpen Park, passeie nos Bondinhos Aéreos do Parque da Serra, conheça a Catedral de Pedra, brinque no Parque Terra Mágica Florybal e visite os museus da cidade (Museu dos Beatles, Big Land e Mundo a Vapor).

As vinícolas de Bento Gonçalves são as principais atrações da cidade. Salton, Lídia Carraro Vinícola Boutique, Miolo, Cave de Pedra e Valduga são algumas das mais famosas. Outros pontos turísticos: Igreja Cristo Rei, Casa da Erva Mate Ferrari e Parques da Ovelha e Salto Ventoso.

Fachada imponente do edifício da vinícola de Salton, em Bento Gonçalves
Créditos: Celli07/iStock
Fachada imponente do edifício da vinícola de Salton, em Bento Gonçalves

Em São Francisco de Paula, também conhecida como São Chico, recomenda-se conhecer a Livraria Miragem, o Lago São Bernardo, o Mátria Parque das Flores e a Reserva Ecológica Terra do Sempre. J

á o templo budista Chagdud Gonpa Khadro Ling fica a 21 km, em Três Coroas, mas o desvio no caminho é recompensado por um passeio diferente e muito interessante.

Ouro Preto (MG) para aqueles que amam museus

Ouro Preto é uma cidade em Minas Gerais com muita história. O encanto vai além de suas ruas de paralelepípedos e casas coloniais. No outono, essa joia do Brasil se transforma em um cenário ainda mais cativante, convidando os viajantes a explorarem suas riquezas culturais e naturais.

Fundada no século 17, Ouro Preto é patrimônio da Unesco
Créditos: luoman/iStock
Fundada no século 17, Ouro Preto é patrimônio da Unesco

Comece sua jornada em Ouro Preto explorando o patrimônio arquitetônico e histórico que torna a cidade única. Visite as famosas igrejas barrocas, como a Igreja de São Francisco de Assis, com suas obras de Aleijadinho, e a imponente Matriz de Nossa Senhora do Pilar, adornada com talha dourada e obras de arte sacra.

Não deixe também de percorrer o Centro Histórico, admirando as fachadas bem preservadas e os museus que contam a rica história da região, como o Museu da Inconfidência e o Museu do Oratório.

Rua do Bancos, no Centro Histórico de Ouro Preto
Créditos: Pedro Vilela/MTur
Rua do Bancos, no Centro Histórico de Ouro Preto

Para os que gostam da natureza, Ouro Preto também reserva muitas surpresas. Explore as trilhas e cachoeiras da região, como a Trilha do Chico Rei e a Cachoeira do Castelinho, que oferecem vistas de lindas e momentos de tranquilidade em meio à exuberante Mata Atlântica que enfeita a cidade.

E sabe o que é melhor? A galera é super de boa, sempre disposta a bater um papo e contar as histórias locais. Então, se joga nessa vibe e aproveita cada cantinho dessa cidade que é pura simpatia e história!

Igreja São Francisco de Assis, em Ouro Preto, uma das cidades históricas de Minas Gerais
Créditos: Xará/Secult-MG
Igreja São Francisco de Assis, em Ouro Preto, uma das cidades históricas de Minas Gerais

Assim, durante o outono, Ouro Preto se torna um destino muito especial, onde a beleza natural se harmoniza com a riqueza cultural, proporcionando uma experiência única e inesquecível para todos os visitantes.

Dentro ou perto de casa

Se viajar para outra cidade ou estado não faz parte dos seus planos, se divertir no outono dentro ou perto de casa é a melhor opção para curtir a estação sem ir para muito longe.

As nossas sugestões são:

  • Assistir aos melhores filmes e séries disponíveis nos streamings
  • Ir ao cinema
  • Noite do fondue (caseiro ou em um restaurante)
  • Saborear um delicioso brunch com os amigos ou família
  • Fazer um acampamento na sala de casa com as crianças
  • Montar quebra-cabeças
  • Jogar videogame
  • Jogar jogos de tabuleiro

Seja o que for, o importante é celebrar o outono do lado de quem se ama!