Dicas para tirar fotos diferentes nas viagens

Fotografar sua viagem pode ser uma experiência muito enriquecedora. Com uma câmera no pescoço, você observa detalhes que passariam despercebidos. Mas nas viagens de hoje em dia, parece que todas pessoas tiram sempre as mesmas fotos. Seja com o dedo em cima da pirâmide do Louvre ou segurando a Torre de Pisa.

 

Mas até mesmo com celular é possível tirar fotos muito originais e criativas, basta mudar um pouco o jeito de pensar e agir. Confira algumas dicas:

Passeie pelas ruas

Em toda viagem você vai encontrar atrações turísticas, algumas mais conhecidas, outras mais alternativas. Mas para realmente conhecer a alma do lugar, é necessário passear pelas ruas. Os locais mais curiosos e interessantes não se encontram só nos museus e monumentos, mas também nas esquinas e vielas de qualquer cidade. A cultura e a vida dos lugares estão no seu cotidiano, nas ruas, praças e mercados. Esses lugares oferecem uma excelente oportunidade para tirar fotos e vivenciar histórias que surpreendem de verdade.

A maioria das cidades também esconde em seus muros o melhor que a arte contemporânea tem a oferecer. O grafite e a arte de rua acontecem nas principais metrópoles do mundo e são uma excelente oportunidade não só para tirar fotos únicas, mas também para conhecer o trabalho de grandes artistas contemporâneos.

Em cidades como Paris, Londres e Nova York e em muitas outras é possível encontrar diversos passeios turísticos exclusivos para quem quer apreciar essa forma de expressão. Eles são uma maneira de conhecer a cultura do lugar e fugir do convencional.

Fuja dos lugares comuns

Uma solução para ter fotos únicas na sua viagem é ir a lugares únicos. Pode ter certeza que poucas pessoas que você conhece têm fotos em Pyongyang, a capital da Coreia do Norte, ou em Pripyat, uma cidade abandonada por conta do acidente nuclear de Chernobyl, na Ucrânia.

Ao contrário do que muitos pensam, o acesso a esses países não é tão complicado e perigoso quanto parece. Há diversas empresas especializadas em destinos alternativos que realizam excursões para esses cantos do mundo. Eles cuidam de tudo, desde a estadia até as passagens, com exceção do seguro viagem que você vai ter que solicitar por conta.

É claro que não é preciso ir à zona de guerra ou se expor a um nível questionável de radiação para conhecer lugares diferentes. Há diversos destinos pouco conhecidos no mundo e vale a pena visita-los. Ao invés de restringir toda a sua viagem a Paris, vá a Corsica ou em vez de ficar em Nova York, explore Nova Orleans.

O mundo é grande demais e interessante demais para fazer sempre as mesmas viagens.

É sempre bom reservar um tempo para ver as atrações menos conhecidas. Passeios para o Musée Marmottan, por exemplo, são uma excelente oportunidade de conhecer a periferia de Paris e voltar com fotos que vão além da Torre Eiffel.

É possível se surpreender com qualquer cidade do mundo. Se você estiver disposto a procurar, a região certamente pode oferecer uma experiência especial e curiosa que vale a pena ser registrada. É tudo uma questão de procurar o que os locais têm a oferecer.

Seja criativo

Por mais que as melhores viagens e oportunidades para tirar fotos únicas estejam nos destinos mais alternativos e locais mais inusitados, quando for visitar as cidades turísticas mais famosas do mundo, seja criativo.

Ver a Monalisa, o Parlamento Inglês ou a Estátua da Liberdade são ocasiões singulares que devem ser registradas. Mas justamente por serem momentos especiais, é necessário evitar tirar fotos genéricas. Ao invés de simplesmente enquadrar o cenário, tente capturar o sentimento do instante, mesmo que esse seja, eventualmente, de indignação ou frustração. Não importa qual tipo de sentimento nas suas fotos de viagem, o importante é que o registro dos momentos vá além das imagens que você encontra em qualquer cartão postal e viva para sempre com você dentro de suas experiências.