Empresa aérea americana testa embarque por reconhecimento facial

A companhia aérea norte-americana JetBlue está testando o reconhecimento facial para substituir os cartões de embarque e a conferência de documentos antes dos passageiros entrarem no avião.

A novidade está sendo testada desde junho no aeroporto internacional de Boston nos voos da empresa com destino a Aruba, no Caribe.

A novidade está sendo testada nos voos de Boston para Aruba
Créditos: Getty Images
A novidade está sendo testada nos voos de Boston para Aruba

Para usar o sistema, os passageiros têm que optar por esse procedimento antes do embarque. Eles são fotografados por câmeras equipadas com biometria e reconhecimento facial e os dados enviados para o sistema da Customs and Border Protection, serviço de imigração americano. Um dispositivo irá informar se o passageiro está liberado ou não para o embarcar.

No Brasil

A Gol é a primeira companhia aérea do mundo a oferecer check-in por reconhecimento facial no celular

No Brasil, a Gol já oferece o serviço de check-in por reconhecimento facial pelo celular desde o mês passado.

Para usar o Selfie Check-in, basta que o cliente faça um cadastro da sua biometria facial no aplicativo da companhia. Não é necessário informar qualquer outro dado adicional.

Além do aplicativo para celular, os clientes Gol também podem realizar o check-in antecipadamente em computadores, tablet ou pelo Twitter por meio de troca de mensagens privadas (DMs).

Holanda

Desde janeiro, o principal aeroporto de Schiphol, em Amsterdã (Holanda), está testando um sistema que permite o embarque apenas com reconhecimento facial do passageiro.

O sistema permite o embarque de passageiros apenas com reconhecimento facial

O chamado “embarque biométrico” é uma parceria do terminal com a companhia aérea holandesa KLM. A nova tecnologia dispensa o uso do cartão de embarque ou o passaporte.

Os testes acontecem em apenas um dos portões do terminal, e para experimentar a novidade os passageiros devem se registrar previamente em um quiosque especial, na própria área de embarque.