Informar

Extrema (MG) tem muita aventura para contar

Por Heitor e Silvia Reali, do Viramundo e Mundovirado

Por: Viramundo e Mundovirado | Comunicar erro

Nada me preparou para Extrema. Já tinha visto belas fotos de rafting, voo livre, trekking, e mountain bike, mas quando ali cheguei o que vi foi a prática desses esportes em meio a uma paisagem arrebatadora de vales, montanhas, cachoeiras, rios e corredeiras, nessa região entre Minas Gerais e São Paulo.

Atrações ao ar livre é o que não faltam em Extrema

Outro encanto foi a experiência de percorrer –horas a fio– as estradas rurais do município, às vezes sem nenhum sinal de vida à volta. Nelas, não faltaram personagens singulares, com histórias e causos que mineiros, só eles, sabem contar.

Vista do maciço da Mantiqueira

Extrema, localizado no maciço da Mantiqueira, a pouco mais de 100 quilômetros da capital paulista, é uma espécie de parque temático para os esportistas. Mas, ‘peraí’, tem muito, muito mais. Tem clima de romance para se curtir a dois nas pousadas escondidas nos bosques da região, ou espaços mais apropriados ao isolamento, introspecção e espiritualidade. São retiros e templos budistas que ficam nos topos das montanhas, que dizem funcionar como antenas para captar a energia do cosmos. Sem mencionar a gastronomia mineira acompanhada das cervejas artesanais locais, uma com mais estilo do que a outra.

O maior desafio contudo, é desejar conhecer, ver e experimentar tudo para compartilhar alegrias.

Extrema é uma espécie de parque temático para os esportistas

No contato com aquela natureza pristina, com as pessoas dali, ou mesmo com muitas outras que escolheram Extrema como seu lugar no mundo, pude entender porque essa cidade, ombro a ombro com Joanópolis e Monte Verde, é considerada a melhor cidade mineira para se viver. Eu mesmo quase estacionei minha mala ali pra sempre.

A região de Extrema sedia etapas paulistas de voo livre

Rotas turísticas

A região de Extrema sedia etapas paulistas de voo livre, canoagem, mountain bike, em cinco roteiros bem estruturados desenhados pela Secretaria de Turismo do Município.

São eles: Rota dos Ventos (trekking nos cumes mais altos da região, rapel, voo livre); Rota das Águas (rafting, canoagem, banhos na prainha, além de espaços para saborear a gastronomia mineira); Rota do Sol (bike, off road, e moto são os esportes privilegiados nessa rota); Rota das Pedras ( locais de retiros espirituais); e a Rota das Rosas (Santuário de Santa Rita de Cássia, e parques municipais).

Vista da área externa da Pousada Muxarabi

E mais: festas e festivais de música, dança, teatro promovidos pela prefeitura. Importante: consulte o calendário de eventos antes de ir.

Considere quando ir

Onde ficar – Pousada Muxarabi: Chalés, bangalôs, ou apartamentos localizados em meio a reserva ecológica com riachos, queda d’águas, muitas aves e pássaros, além de piscina e sauna, distante apenas três quilômetros de centro da cidade. (www.serradolopo.com.br)

Restaurante Armazém Bertolotti

Onde comer – Armazém Bertolotti: comida mineira em fogão a lenha para ser saboreada sob guarda-sois em meio a um jardim florido. Dentre os doces vale experimentar o sorvete de maracujá servido geladinho na casca da fruta, e o pudim de leite premiado na França. Comeu além da conta? Uai, pra que servem as redes estendidas entre as árvores do jardim? Tel. 35-3435-4813

Extrema Azul e Verde vende artigos feitos por artesãos do local

Onde comprar o melhor artesanato – Extrema Azul e Verde. Em uma singela casa localizada diante da praça da Matriz, vale conhecer a variedade de bons artigos feitos por artesãos do local, com muita criatividade de materiais, e preços ótimos. Tel. 35-98824-1753

Rafting em um dos rios de Extrema

Rafting – Radix Aventura: www.radixaventura.com.br

Extrema te corredeiras ideais para a prática da canoagem

Canoagem –  Rio Selvagem Kayak: www.rioselvagemkayak.com.br

Cervejas produzidas pela Mountain Brew

Cervejaria – Mountain Brew: O lugar localizado no cocuruto de uma montanha com vista panorâmica da região emoldurada por um céu sempre em atividade, é ideal para saborear os oito estilos de cerveja ali produzidos com todo capricho pelo casal Tim e Nani. Repare também nos inusitados e divertidos nomes e rótulos das cervejas. É preciso agendar degustação (11) 97993-1708 ou www.mountainbrew.com.br.

Mais informações: www.extrematur.com.br e www.extrema.mg.gov.br.

O que faz Extrema ser hoje uma cidade tão desejada pelos viajantes? Raros são os lugares A adrenalina sobe nos esportes radicais de voo livre, o rafting e a canoagem em corredeiras e cachoeiras, o mountain bike, o trekking e montanhismo, ou quem sabe só curtir um romance em uma das boas pousadas da região? Também pode ser
foto.

Extrema (MG) ganha a mais moderna rampa de asa delta do Brasil

Compartilhe:

Autor: Viramundo e Mundovirado

Site de viagens e descobertas. Sugestões para despertar a mudança que o viajante, mesmo sem o saber, deseja. Viajar muda também seu interior, daí “viajar para se descobrir”

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Viramundo e Mundovirado da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.