Floração das cerejeiras é atração em Campos do Jordão (SP)

A programação inclui apresentações de artes marciais, música e dança tradicionais

Símbolo do Japão, a cerejeira também faz sucesso por aqui. Durante os meses de julho e agosto Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, recebe milhares de visitantes para contemplar a floração das sakura (cerejeira, em japonês), que está no seu auge.

Neste ano, a Festa da Cerejeira acontece entre os dias 20 de julho e 11 de agosto no Parque da Cerejeira, sempre das 9h às 16h.

Turistas contemplam floração das cerejeiras em Campos do Jordão
Créditos: Divulgação/Parque da Cerejeira
Turistas contemplam floração das cerejeiras em Campos do Jordão

Além do espetáculo da floração, a programação conta ainda apresentações de artes marciais, música e dança, como os tradicionais odôri (dança típica) e taikô (tambor japonês), com apresentações de manhã e à tarde, para celebrar a cultura japonesa.

As cerejeiras de Campos do Jordão

As primeiras cerejeiras vindas do Japão foram plantadas em Campos do Jordão em 1936, por ocasião da inauguração do Sanatório Dojinkai. Eram da variedade Takasago e se adaptaram bem ao clima da Mantiqueira e continuam apresentando belas floradas no início da primavera.

Créditos: Divulgação/Parque da Cerejeira

Em 1937, para comemorar a fundação da colônia Lageado, Shizue Hosoe enviou 10 mudas das variedades Taizan, Botan e Amazonas, plantadas pelos colonos da região. Esses plantios foram um teste bem sucedido, já que as cerejeiras se adaptaram bem ao clima, sendo Campos do Jordão a única região no Brasil onde as cerejeiras do Japão floresceram efetivamente.

Posteriormente foi introduzida a variedade Okinawa, que floresce precocemente no inverno.

Como chegar?

Campos do Jordão fica a 2h30 de carro da capital e a pouco mais de 4h do Rio de Janeiro. Os aeroportos mais próximos ficam em São José dos Campos ou São Paulo, o internacional de Guarulhos.

Onde ficar?

Opções de hospedagem em Campos do Jordão é o que não faltam. A cidade conta de hotéis de luxos a pousadas charmosas, a Alto da Boa Vista, que fica fora do agito desta época do ano, mas a uma curta distância de carro do centro.

Piscina da Pousada Alto da Boa Vista
Créditos: Divulgação
Piscina da Pousada Alto da Boa Vista

Para as crianças, a pousada oferece brinquedoteca, playground e sala de leitura, além de uma piscina aquecida e com borda infinita. Têm ainda os mascotes Win e Bingo, dois cães da raça São Bernardo que divertem e encantam a todos e topam até sessão de fotos.

São 12 opções de acomodações que recebem desde casais até 4 ou mais pessoas, como a Family Exclusive, que tem cozinha, banheira e 2 camas king size. 

Pousada oferece desconto progressivo para hospedagem no meio de semana
Créditos: Divulgação
Pousada oferece desconto progressivo para hospedagem no meio de semana

Durante as férias de julho, as diárias na Pousada Alto da Boa Vista tem preços a partir de R$ 1.294,00 para o casal com parcelamento em até 5x sem juros. Há desconto progressivo para meio de semana.