Frida Kahlo: A rainha da ‘selfie’

Os autorretratos da artista mexicana representam 1/3 de sua obra

As selfies realmente caíram no gosto popular e tomaram conta da internet, principalmente no que diz respeito às redes sociais. Mas eis que o autorretrato não é de hoje.

Sabe-se que muitos pintores, como Leonardo da Vinci, Rafael Sanzio e Van Gogh fizeram autorretratos, mas Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, mais conhecida apenas como Frida Kahlo, facilmente pode ser considerada a rainha das selfies. Ao todo, foram 55 autorretratos, o equivalente a 1/3 da obra da artista mexicana.

Autorretrato de Frida Kahlo com colar de espinhos

Em 1926, Frida sofreu um grave acidente de ônibus, tendo uma barra de ferro atravessada na bacia até a região púbica, resultando em uma tripla fratura da pélvis, da coluna, das costelas e da perna e do pé direito. Durante a convalescença, a mãe de Kahlo colocou um espelho no teto da estrutura da cama, e foi quando a nossa rainha da ‘selfie’ começou a fazer seus primeiros autorretratos.

As pinturas da artista mexicana são provocativas e mostram a forma como se sentia em relação a diversas fases da vida pelas quais passou, como o acidente de ônibus supracitado que a fez passar por 32 intervenções cirúrgicas; a separação de Diego Rivera por causa das constantes traições do marido, sendo uma delas com sua irmã mais nova; dois abortos que a impediram de realizar o sonho de ser mãe; entre outras coisas.

Embora tendo vivido muitas tragédias, Kahlo se definia como “la gran ocultadora” e, de fato, seus autorretratos exibem feições mais estáticas e sóbrias, resultado de grande autocontrole durante o desenvolvimento de seus quadros, que passam uma imagem infensa aos sentimentos, bem ao contrário do conteúdo de seu diário.

Sobre sua obstinação por autorretratos, Frida justificou: “Pinto a mim mesma porque estou sozinha a maior parte do tempo e porque sou o assunto que conheço melhor”.     

Existe muito mais sobre Frida Kahlo para descobrir. Se interessou? Confira uma seleção de lugares para adentrar no mundo desta grande personalidade mexicana.

O Rio de Janeiro continua lindo…E agora com um toque mexicano:

“Frida y Diego”
Onde: Teatro Maison de France
Quando: Até o dia 29 de março
Informações: teatromaisondefrance.com.br

Existe Frida em São Paulo

“Todos Podem Ser Frida”
Onde: Museu da Diversidade
Quando: Até o dia 28 de fevereiro
Informações: www.todospodemserfrida.com e no Facebook

Yo quiero viajar para la Ciudad de México. Arriba!

“As Aparências Enganam”
Onde: Museo Frida Kahlo, com curadoria da Vogue México
Quando: Até maio de 2015
Informações: museofridakahlo.org.mx
Observação: Quase 60 anos após sua morte, Frida Kahlo desbancou as modelos e estampou pela primeira vez a capa de uma revista de moda –no caso–, a Vogue México. A edição de novembro de 2012 é dela. Muy Guapa!

Museo Casa Estudio Diego Rivera y Frida Kahlo
Quando: de terça a domingo
Informações: www.estudiodiegorivera.bellasartes.gob.mx