Grife troca fotos de paisagens brasileiras e revolta internautas

Uma ação publicitária da marca de roupas esportiva The North Face revoltou internautas brasileiros.

A campanha, desenvolvida pela agência de publicidade Leo Burnett, trocou fotos de paisagens brasileiras na Wikipédia por imagens com conteúdo da marca.

oto da campanha de marketing da The North Face, com um modelo vestindo jaqueta da marca em frente ao Parque da Guarita, no Rio Grande do Sul
Créditos: Divulgação
oto da campanha de marketing da The North Face, com um modelo vestindo jaqueta da marca em frente ao Parque da Guarita, no Rio Grande do Sul

Entre as imagens que foram alteradas na rede estavam, por exemplo, do Farol do Mampituba e do Parque da Guarita,no Rio Grande do Sul, e das montanhas da Serra Fina, na Serra da Mantiqueira.

Nas novas imagens apareciam produtos da empresa, como mochilas e barracas.

A ideia por trás da ação da The North Face era colocar a marca no topo de buscas orgânicas no Google sem pagar nada por isso. A empresa divulgou um vídeo para mostrar a ação “bem-sucedida”; Veja abaixo:

Em nota, a Fundação Wikimedia negou qualquer envolvimento com a campanha e reiterou que não são eles que determinam, escrevem ou editam o conteúdo que existe na plataform, o que é feito por voluntários ao redor do mundo.

A maioria das primeiras fotos que aparecem em uma busca no mecanismo do Google é de alguma imagem da Wikipedia. De acordo com o G1, a North Face enviou equipes para diversos pontos de escalada e aventura ao redor do mundo — vários deles no Brasil — e depois colocou as imagens produzidas em artigos sobre esses lugares na Wikipedia.

Reprodução do vídeo promocional explicando como a agência de publicidade ‘hackeou’ a Wikipédia
Créditos: Reprodução
Reprodução do vídeo promocional explicando como a agência de publicidade ‘hackeou’ a Wikipédia

“Quando companhias como a The North Face tiram vantagem da confiança que você tem na Wikipedia apenas para te vender roupas, você deveria ficar furioso. As ações deles foram diretamente contrárias ao espírito, propósito e políticas da Wikipedia, que são de fornecer conhecimento neutro, baseado em fatos, para o mundo”, diz ainda a nota da Fundação Wikimedia.

Também em nota, a North Fac m afirmou que descontinuou a campanha publicitária. “Nós acreditamos na missão da Wikipedia e pedimos desculpa por termos compactuado com , disse a fabricante de roupas também em nota.