Últimas notícias:

Loading...

Japaratinga, um paraíso a ser descoberto em Alagoas

Entaovah foi conhecer a irmã menos famosa de Milagres e conta todos os seus segredos.

Japaratinga está bem próxima das já conhecidas praia do Patacho, São Miguel dos Milagres e Maragogi e, apesar de ainda pouco conhecida, guarda gratas surpresas em meio as belezas naturais de Alagoas. O Entaovah foi lá descobrir seus segredos e contar tudo por aqui!

Importante dizer que por ser menos turística, Japaratinga conta com menos estrutura de hotelaria e restaurantes, o que faz com que seja autêntica e preservada. Praias desertas, serviços em casa e o sobe e desce da maré te esperam.

Japaratinga
Crédito: @entaovahJaparatinga, um paraíso a ser descoberto em Alagoas

Um conselho fica de saída, marque sua viagem para a lua cheia e garanto que não vai se arrepender.

Como chegar a Japaratinga

Alugar um carro é necessário, para ter mais liberdade de curtir a região. O custo do aluguel fica bem parecido com os valores de transfer. Vale lembrar que táxi não é comum e Uber nem existe.

Japaratinga fica no litoral de Alagoas, mas sua localização privilegiada te dá a escolha de voar para Maceió, a 121 km –cerca de 2 horas de estrada– ou por Recife (Pernambuco), a 143 km e 2h20 por uma estrada mais bonita e com valores de voos geralmente mais baixos.

Japaratinga
Crédito: @entaovahA estrada para Japaratinga e seus encantos

Caso precise de ajuda, sugiro que procure uma agência, que facilita e muito a vida dos viajantes.

Optando pela entrada por Recife, no caminho para Japaratinga, pare na Usina de Arte, para se surpreender e o seu primeiro mergulho, ser em Arte. Conto tudo sobre essa experiência aqui! Pode confiar, vale a parada.

Onde ficar em Japaratinga

A Casa Amendoeira é perfeita, da localização à estrutura, sem falar da fofura. Localizada entre a praia Pontal do Boqueirão e o rio Manguaba te permite muito mais mergulhos e em cenários completamente diferentes. Além de estar bem próximo da balsa.

A pousada Casa Amendoeira
Crédito: @entaovahA pousada Casa Amendoeira, em  Japaratinga (Alagoas)

O rio Manguaba é perfeito para o pôr do sol e o nascer da lua, além de um mergulho a qualquer hora, uma vez que está a dois minutos da Casa Amendoeira. Forma uma praia de rio e alguns passeios podem sair dali, o que dá muito conforto no processo.

Crédito: @entaovahRio que fica ao lado da pousada Casa Amendoeira

A praia do Boqueirão está a cinco minutinhos andando, entre flores lindas. Sem estrutura, comprida e quase deserta, é pra passar horas e ver a maré subir e descer, com o conforto de estar ao lado de casa.

Crédito: @entaovahAs flores do caminho

Com 4 quartos fofos, mergulhados em arte, a Casa Amendoeira gentilmente te deixa chapéus para os passeios. Ali na região se faz necessário, já que o Sol é bem quente. Todos os quartos são suítes e estão sempre com o verde da mata aparente pelas ventanas.

Crédito: @entaovahQuarto fofo da pousada Casa Amendoeira

Cozinha equipada, sala, varanda com rede e cama para relaxar, churrasqueira e um quintal para curtir sem um pingo de stress. Achei a casa muito confortável e gostosa e voltarei muitas vezes.

Japaratinga
Crédito: @entaovahTodo o charme da pousada Casa Amendoeira, em Japaratinga (AL)

Em todos os ambientes as artes dos artesãos da região estão presentes e à venda. Um prestígio importante gerando renda e espaço para a comunidade. Isso a Fernanda, quem te recebe na Casa Amendoeira, faz de uma maneira generosa e está claro o carinho que ela tem por esse fomento.

Crédito: @entaovahArtesanato Casa Amendoeira

O que fazer em Japaratinga

As praias de Japaratinga costumam ser quase desertas e com falésias coloridas em seu entorno. Suas praias tem águas claras e calmas, com piscinas naturais sem aquela agitação que mandam os peixes nadar longe e escondidos, das praias mais populares.

Crédito: @entaovahPraia em Japaratinga, em Alagoas

Leve o que pra você é essencial, mas não se esqueça do protetor solar e água, já que na maior parte da praia, não terá onde se abastecer.

Os passeios de jangadas são maravilhosos e diversos. Indico que você conheça o Mi Jangadeiro, um cara de verdade, que conhece a região como a palma da mão. Nativo e honesto, ficou como um presente de Japaratinga para levar a vida toda.

Crédito: @entaovahPasseios de “jangada” em Japaratinga

Ele está sempre preocupado com a experiência toda e em como seus clientes vão se sentir. Pode fazer todos os passeios com ele, que não tem erro. Nada como um nativo para apresentar essas águas claras e seus cantinhos especiais.

O passeio das piscinas naturais de Japaratinga é mais curto e leva em torno de três horas, para ser feito com calma e no tempo de cada viajante. Ele vai bem equipado, com boias e rede, além de óculos e snorkel para curtir a maré baixa.

Japaratinga
Crédito: @entaovahPiscinas naturais de Japaratinga

Isso é mandatório para todos os passeios e a tábua da maré é quem manda, ali em Japaratinga. O Mi avisa direitinho o melhor horário para cada passeio.

Outro passeio que vale a pena, é de dia todo e vai até a Praia do Patacho, considerada uma das praias mais bonitas do Brasil.O que a torna mais cara e está bem pertinho de Japaratinga. Esse passeio é de dia todo e deve incluir o almoço.

Crédito: @entaovahAlmoço do Mi

Repito, deve incluir o almoço. Foi um dos melhores da minha vida pela beleza dos ingredientes frescos feitos em uma churrasqueira e o cuidado no preparo do molho, feito pela esposa do Mi. Note que geralmente é ele mesmo que pesca o peixe. Se o mar estiver para peixe, ele pesca, já que quem sabe, faz ao vivo! A lagosta estava absurda.

Esse passeio também passa por praia no meio do mar e piscinas naturais. O tempo do passeio é de acordo com a vontade do cliente e ele não fica acelerando!

Crédito: @entaovahPraia no meio do mar, umas das atrações do passeio de “jangada”

O terceiro e não menos importante é o nascer da lua do lado do rio Manguaba de Japaratinga e por isso a dica de ir em lua cheia, além de as marés serem melhores nessa fase. Esse passeio eu não fiz, mas acredite, volto por ele!

À porta de casa

Ali em Japaratinga o delivery é uma realidade e tudo chega à porta de casa. Mercado, peixe, camarão, bebidas e até arte, facinho e a distância de uma ligação. Ligação é meio cringe, mas lembrem jovens, funciona em Japaratinga!

O que dá um baita conforto e deixa a vida mais fácil.

Algumas experiências também podem chegar em uma ligação e essas até por um whatsapp. Imperdível a massagem da Edleusa, que tem mãos nativas. Firmes e mágicas. A massagem dura uma hora e é feita no quintal de casa e é acessível.

Crédito: @entaovahMassagem de Deusa Edleusa

O Chep Pedro, faz alta gastronomia em Japaratinga, algo ainda carente na região e faz mágica na cozinha. Uma vez que você não vê louça e nem bagunça. A única coisa é lidar com o cheiro maravilhoso que sai do fogo. Um jantar em três tempos a três passos da rede nessa alegria de quem comeu muito bem e não tem louça para lavar.

Crédito: @entaovahChef Pedro explicando seus pratos

Onde comer Japaratinga

Apesar de não ter uma vasta opção de restaurantes, você encontra uma gastronomia diversa e internacional!

Sugiro o restaurante Porto dos Manguezais, que fica bem na balsa, contrariando a expectativa. Um autêntico restaurante português com quem sabe o que está fazendo. Comi um bacalhau, que me impressionou. Meu favorito da região, apesar de não ser comida regional.

Crédito: @entaovahBacalhau do Porto dos Manguezais

O Madrag fica na esquina de casa e minha parte favorita foi buscar croissants e pan au chocolat de um francês que mora ali para o café de uma manhã calma em Japaratinga.

Crédito: @entaovahCroissant do Madrag

Duílio Pasta e Pizza é um restaurante de dois italianos e uma opção com bom custo benefício. O vencedor da noite foi a pasta al mare, com um molho delicioso.

O Restaurante Luz do Sol entrega toda a graça do Pernambuco, com pratos da terra, com o pé na areia e leseira nas redes.

Crédito: @entaovahRede ao mar no pós-almoço

Reciclagem

Em Japaratinga tem coleta de lixo em todos os lugares, realmente não tem como passar despercebido. Achei curioso, uma vez que o lixo nesses paraísos costumam ser negligenciados e quis saber mais. O ser de luz, proprietário da Pousada Doze Cabanas, começou com a iniciativa de coleta seletiva e transformação do lixo.

Crédito: @entaovahReciclagem em Japara

Muito importante, nós viajantes nos ligarmos no que deixamos para trás. Sugiro que você sempre entenda como funciona essa parte da comunidade e faça sua parte. Se preciso for, leve seu lixo reciclável para o lugar mais próximo com essa estrutura e cause o menor impacto possível na natureza.

Conto outras experiências nesse link aqui!

Em parceria com entaovah

Viajante por natureza, partilho pequenas descobertas. Roteiros com amor para você realizar seus sonhos ?‍♀️❤ Já foi? Então vah

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário entaovah

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.