Kûara: o novo hotel padrão cinco estrelas de Arraial D’Ajuda

Público esperado pelo empreendimento é o mesmo dos proprietários: os mineiros

Por: Redação | Comunicar erro

Segundo o SBClass (Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem), do Ministério do Turismo, um hotel cinco estrelas deve oferecer uma lista de 14 serviços inclusos em uma diária: de concierge até salão de beleza, spa, lojas e transporte especial ou de troca diária das roupas de cama e banho até serviços de cofre para todos os quartos e suítes com, no mínimo, 17 m² — banheiros precisam ter mais de 4 m² e possuir ao menos uma banheira.

Mesmo com todas as exigências, o Nordeste possui uma grande coleção de hotéis e resorts nesses padrões: estimativas extra oficiais sugerem que há ao menos uma centena de estabelecimentos desse porte entre os Estados da região.

Kûara Hotel
Crédito: DivulgaçãoPiscina do Kûara Hotel, em Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro (BA)

Agora, a Bahia ganhou mais um deles: no segundo semestre do ano passado, na praia do Mucugê, distrito de Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, no litoral sul da Bahia, foi inaugurado o sofisticado Kûara Hotel — segundo publicações especializadas, ele foi inspirado em outros empreendimentos baianos de mesmo padrão, como o Nannai Resort & Spa, em Porto de Galinhas, na pernambucana Ipojuca.

Com o conceito de “hotel pé na areia” e uma infraestrutura rústica, ele cobre uma área de aproximadamente 27 mil m² cujos ambientes são projetados para se integrar a natureza local: da praia à vegetação ao redor.

Kûara Hotel
Crédito: DivulgaçãoO Kûara Hotel oferece o conceito de hotel pé na areia

A ideia foi do renomado arquiteto David Guerra, que fez questão de basear toda a obra no uso da madeira. Além dele, assinam as peças do mobiliário o designer Gracia Mendes, da Prodomo, e Franccino Giardini, enquanto o projeto luminotécnico ficou a cargo de Mônica Rohlfs, um dos nomes nacionais da área.

Segundo Ricardo Andrade, agente de turismo de uma consultoria de Belo Horizonte, não é apenas pelo fato dos proprietários do hotel serem mineiros que atrai a clientela do estado para o resort, mas a própria cidade.

Kûara Hotel
Crédito: DivulgaçãoTodas as suítes do Kûara Hotel são de luxo

A uma hora de avião da capital mineira (ou 1 mil km de estrada), Arraial d’Ajuda é um dos destinos preferidos dos turistas que saem de Minas Gerais nas férias ou em feriados. A proximidade com Porto Seguro e Trancoso também favorece a busca, já que são alguns dos principais destinos turísticos do estado e do país.

Kûara Hotel
Crédito: DivulgaçãoHidromassagem em uma das suítes do Kûara Hotel

Os requintes do resort, porém, são os pontos altos do seu padrão –e o que garante altas pontuações em sites como Booking.com e TripAdvisor: todas as 46 suítes  são distribuídas em blocos cercados pelos jardins e áreas de Mata Atlântica e têm, além dos elementos comuns a hotéis, como TV e frigobar, amplas varandas, máquina de café, cofre, cama box, cortinas com blackout e wi-fi exclusivo.

Kûara Hotel
Crédito: DivulgaçãoDetalhe do banheiro de uma das suítes do Kûara Hotel

Os banheiros possuem iluminação LED para maquiagem, balança, secador de cabelos e linhas de produtos da francesa L’Occitane. A ideia é terminar ainda neste ano um Spa L’Occitane na área de convivência.

O Kùara ainda possui, na área de convivência, uma sauna a vapor com vista para o mar, duas quadras de tênis de saibro, academia de ginástica, um bar, uma adega (com seleções da equipe de sommeliers do Verdemar, com inúmeros rótulos importados de vários países) e uma extensão demarcada na areia da praia com sofás, almofadas e espreguiçadeiras.

Kûara Hotel
Crédito: DivulgaçãoO restaurante é aberto ao público, no jantar, com reservas sujeitas à ocupação do hotel

Um dos grandes atrativos do hotel são as piscinas revestidas com pedras vulcânicas e vista infinita para o mar. A maior, de adultos, possui ainda hidromassagem com 12 jatos direcionados, enquanto a menor, para crianças, é acessível quase sem precisar sair da água.

Por fim, além da estrutura, um hotel cinco estrelas precisa ter uma comida no mesmo nível e, por isso, os proprietários apostaram na culinária regional e nos detalhes da apresentação, servindo os hospedes em louças de Ouro Preto (MG) produzidas em pedra sabão (por causa dos turistas e artesãos mineiros) e em um ambiente repleto de flores nativas e móveis rústicos. No jantar, o restaurante abre ao público local.

Compartilhe:

1 / 8
1
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
2
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
3
03:43
O estrago de Frota é maior que o Bolsonaro poderia acreditar
Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota confirmou sua filiação ao PSDB, partido de João Doria, governador …
4
03:03
Câmara aprova projeto de lei sobre abuso de autoridade
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define quais situações configuram abuso de autoridade. Agora, o texto …
5
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …
6
03:26
Mortes provocadas pelo fim dos radares deveriam ter nome de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta quinta-feira, 15, a suspensão dos radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais …
7
04:56
‘Risk’, na Netflix, vaza a imagem não autorizada de Julian Assange
Será que, em um ato de coragem, você arriscaria sua própria liberdade para trazer à tona realidades que manipulam a …
8
07:44
Saiba tudo sobre os métodos anticoncepcionais
Prevenção é essencial quando o assunto é relação sexual. Hoje, há outros modos de prevenção que vão além da pílula e …