Kyoto, no Japão, cria guia de etiqueta para turistas

Publicação tenta ensinar viajantes a se comportar no bairro histórico de Gion

Assim como algumas ilhas da Grécia e as cidades de Amsterdã e Veneza, a japonesa Kyoto vem sofrendo com o turismo de massa nos últimos anos.

Para tentar conter o comportamento inadequado de alguns turistas que visitam bairro histórico de Gion –conhecido pelas famosas gueixas–, a prefeitura da cidade japonesa está distribuindo um guia de etiquetas aos visitantes, em especial os estrangeiros.

Gueixas no famoso bairro histórico de Gion, em Kyoto, no Japão
Créditos: Kyoto Travel
Gueixas no famoso bairro histórico de Gion, em Kyoto, no Japão

Diferente de Veneza e Amsterdã, que resolveram criar taxa para os turistas, a administração local decidiu atacar a situação com cortesia.

De acordo com reportagem da BBC News, a cartilha didática foi criada por estudantes da Escola de Design da Universidade Feminina de Kyoto, A publicação trilíngue –japonês, chinês e inglês—é distribuída junto com uma sacola recheada de guloseimas.

Grupos de policiais, estudantes e maiko –aprendizes de gueixas- foram formados para entregar o material aos visitantes.

Kyoto vem sofrendo com o turismo de massa nos últimos anos
Créditos: pigphoto/iStock
Kyoto vem sofrendo com o turismo de massa nos últimos anos

Segundo a BBC, as mensagens vão desde pedidos comuns para não se sentar ou fumar na rua, até demandas mais específicas, como a necessidade de pedir autorização antes de tirar selfies com as famosas gueixas de Gion, além de nunca tocá-las sem consentimento.

O guia também traz outras recomendações, como deixar sanitários limpos, não furar filas, não cancelar reservas em restaurantes sem antecedência e jogar o lixo em lixeiras. O guia completo em inglês está aqui.

Guia de boas maneiras entregue a turistas, que inclui veto a cigarro e pedidos de autorização para tirar fotos de moradores
Créditos: Reprodução/Kyoto Travel Guide
Guia de boas maneiras entregue a turistas, que inclui veto a cigarro e pedidos de autorização para tirar fotos de moradores

Desde 2017 o Departamento de Turismo de Kyoto faz campanhas educativas para os turistas com orientações sobre como se comportar, com base na palavra local “akimahen” –“é proibido”–, ilustrado com gráficos alegres e promovido com um vídeo em sites populares de classificação de visitantes.

O turismo de massa é um fenômeno relativamente novo no Japão, que chegou a um recorde de 31 milhões de pessoas em 2018. Há cinco anos, eram 10 milhões, principalmente do leste da Ásia.