Kyoto, no Japão, cria guia de etiqueta para turistas

Publicação tenta ensinar viajantes a se comportar no bairro histórico de Gion

Por: Redação | Comunicar erro

Assim como algumas ilhas da Grécia e as cidades de Amsterdã e Veneza, a japonesa Kyoto vem sofrendo com o turismo de massa nos últimos anos.

Para tentar conter o comportamento inadequado de alguns turistas que visitam bairro histórico de Gion –conhecido pelas famosas gueixas–, a prefeitura da cidade japonesa está distribuindo um guia de etiquetas aos visitantes, em especial os estrangeiros.

Crédito: Kyoto TravelGueixas no famoso bairro histórico de Gion, em Kyoto, no Japão

Diferente de Veneza e Amsterdã, que resolveram criar taxa para os turistas, a administração local decidiu atacar a situação com cortesia.

De acordo com reportagem da BBC News, a cartilha didática foi criada por estudantes da Escola de Design da Universidade Feminina de Kyoto, A publicação trilíngue –japonês, chinês e inglês—é distribuída junto com uma sacola recheada de guloseimas.

Grupos de policiais, estudantes e maiko –aprendizes de gueixas- foram formados para entregar o material aos visitantes.

Crédito: pigphoto/iStockKyoto vem sofrendo com o turismo de massa nos últimos anos

Segundo a BBC, as mensagens vão desde pedidos comuns para não se sentar ou fumar na rua, até demandas mais específicas, como a necessidade de pedir autorização antes de tirar selfies com as famosas gueixas de Gion, além de nunca tocá-las sem consentimento.

O guia também traz outras recomendações, como deixar sanitários limpos, não furar filas, não cancelar reservas em restaurantes sem antecedência e jogar o lixo em lixeiras. O guia completo em inglês está aqui.

Crédito: Reprodução/Kyoto Travel GuideGuia de boas maneiras entregue a turistas, que inclui veto a cigarro e pedidos de autorização para tirar fotos de moradores

Desde 2017 o Departamento de Turismo de Kyoto faz campanhas educativas para os turistas com orientações sobre como se comportar, com base na palavra local “akimahen” –“é proibido”–, ilustrado com gráficos alegres e promovido com um vídeo em sites populares de classificação de visitantes.

O turismo de massa é um fenômeno relativamente novo no Japão, que chegou a um recorde de 31 milhões de pessoas em 2018. Há cinco anos, eram 10 milhões, principalmente do leste da Ásia.

1 / 8
1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
01:45
Visitamos uma fantástica fábrica de chocolate
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
01:20
Karol Conka indica 2 lugares incríveis para conhecer em Curitiba
Convidada pelo Colaí Indica para falar sobre os seus rolês favoritos em Curitiba, cidade natal da rapper, Karol Conka mostrou …
5
03:31
Conheça o Embalse El Yeso, na Cordilheira dos Andes
Perfeito tanto para quem passará várias dias em Santiago, ou até mesmo para quem terá uma passagem breve pela cidade, …
6
02:49
A lama de Brumadinho respinga no governo do Bolsonaro
7
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
8
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …