Mochileiros compartilham dicas de destinos e como economizar durante a viagem

O TripAdvisor, um dos maiores sites de viagem do mundo, fez uma copilação de dicas de destinos e de como economizar durante a viagem feitas por mochileiros da rede. Confira abaixo:

Sugestão de destinos …

  • sfyan – Para um ou dois meses viajando, eu escolheria o Sudeste Asiático. Lá você poderá encontrar pessoas, cultura e aventuras incríveis. Templos, ruínas, selvas, elefantes, mergulho, escalada, praias, festas etc. Fácil de se orientar e comida fantástica.
  • coalminer – Para mochileiros de primeira viagem, eu sugiro começar pelas ilhas do Pacífico e arredores. Polinésia Francesa, Austrália, Nova Zelândia, Fiji, Ilhas Cook etc.

  • IslandWest – Na Ásia, nos lugares onde não há albergues, uma opção para encontrar mochileiros é buscar restaurantes que atraem esse público. Geralmente a comida é mais barata e é possível encontrar jovens de todo o mundo que estão “mochilando”. Não há nada de errado com um simples “oi, de onde você é” para começar uma conversa.
  • artobloom – Se você está interessado em organizar uma viagem sozinho para um país estrangeiro, é aconselhável buscar ajuda com um “Backpacker Concierge” para planejar a sua aventura. Existem diversas empresas em vários países como o Egito, por exemplo, que oferecem esse tipo de serviço

Viaje com sabedoria!

  • zhuhai2007 – Alguns itens são essenciais para mochileiros: guia de viagens; carteira de plástico porta-mapas; máscara para os olhos e tampões de ouvido para dormitórios; saco de dormir; despertador etc.
  • ktowntravllr – Sugiro ter uma bagagem de mão que seja fácil de transportar para levar pequenas coisas no dia a dia. Ela será útil nas caminhadas e na hora de usar o transporte público, que proporciona economia com táxi e outras formas mais caras de condução.
  • Places – Em relação às regras de aviação, você pode embalar e despachar bengalas, facas, garfos, repelente, comida etc. Todos esses itens são permitidos e você deve comunicar a posse deles no check-in. Faça a sua própria pesquisa e, se ainda ficar com dúvidas, procure a companhia área pela qual você fará a viagem.

Economizando dinheiro com acomodações

  • Avanti50 – Albergues são uma ótima opção. Eles oferecem excelentes roteiros locais, têm folhetos, mapas, podem reservar passeios turísticos a preços reduzidos. Alguns dispõem ainda de aluguel de bicicleta, internet grátis, cozinhas comunitárias e lavanderia.
  • ktowntravllr – Esteja disposto a explorar albergues. Muitos têm quartos privativos com banheiro privativo, se isso for importante para você. Alguns albergues têm serviço de limpeza diária, toalhas e produtos de higiene pessoal incluídos. Claro que a maioria não oferece esses serviços e facilidades, mas você não pagará muito para ficar hospedado neles.
  • m e z – Durma no aeroporto. Se você estiver viajando por um ano, considere voar no inverno para aproveitar as tarifas mais baixas. Uma vez lá, você conhecerá várias pessoas na mesma situação. Troque dicas com elas. Na Europa, seja flexível com os destinos locais e, assim, poderá aproveitar as ofertas última hora.
  • ainwa – Acampe quando possível. Em longas estadias, providencie uma frigideira elétrica barata para poder aquecer alguns alimentos no seu quarto.
  • SussexWorldtraveller – Em grande parte da Europa Oriental (principalmente nos países do antigo bloco comunista) é muito fácil, exceto em períodos de férias, chegar de trem em uma cidade e encontrar várias pessoas com placas escritas a mão oferecendo hospedagem em suas casas. É aceita a prática de se aproximar de mais de um deles para esclarecer as condições da oferta e, então, decidir a que melhor se enquadra na sua necessidade. Essa também é uma modalidade de hospedagem buscada por alunos que estão em ano sabático, pois é provavelmente a forma mais barata de alojamento e, se você ficar com uma família, pode praticar uma língua estrangeira – embora a maioria dos anfitriões falem, pelo menos, inglês.

Reduzir as despesas com refeições

  • Robin C – Um bom almoço, um pequeno jantar e café da manhã gratuito. Normalmente, o almoço é mais barato que o jantar.
  • BradJill – Um dos maiores gastos quando viajamos é com comida (e bebida), que pode consumir rapidamente grande parte das nossas reservas. Algumas acomodações oferecem café da manhã gratuito. Compare tarifas para ter certeza de que não está pagando mais por uma hospedagem para ter o café da manhã gratuito. Isso pode acabar com as suas economias. No entanto, nem sempre é o caso, se há café da manhã incluso, usufrua deste benefício e gaste dinheiro com outra refeição do dia. Faça do almoço a sua principal refeição e prefira uma refeição simples no jantar, que geralmente é a mais cara do dia. Dividir as refeições também é uma boa alternativa para gastar menos. Se você viaja com amigos ou família, divida seu pedido (ou seja, em vez de dois pratos principais, peça um prato grande e outro acompanhamento). Diminua o seu grau de exigência: ao invés de restaurante, opte por uma padaria. Se você estiver pensando em uma padaria, escolha um supermercado. Desta maneira, é possível economizar com as suas escolhas. Outra dica é fazer as próprias refeições quando a acomodação dispõe de cozinha para hóspedes. É uma opção mais barata do que jantar fora. Compre água em vez de refrigerante (ou bebidas alcoólicas).
  • RojBlake – Quando for comer fora, sempre procure por ofertas (dois almoços ao preço de um). Com isso, pode-se economizar dinheiro, enquanto ainda é possível desfrutar de uma agradável experiência no jantar.

… E outras dicas de economia

  • przyk – É importante saber o valor individual das entradas para checar se o custo da passagens é mais atraente. Além disso, eu recomendo visitar o centro de atendimento ao turista. Alguns gabinetes de informação turística são ótimos, mas fique atento, pois alguns são operados por vendedores interessados apenas em vender os seus produtos.
  • j’smomTexas – Leve alguns itens para o café da manhã quando você estiver em uma acomodação que não oferece a refeição gratuitamente. Em alguns locais isso proporciona uma grande economia. Procure também informações nos sites oficiais dos destinos de seu interesse antes de viajar. Isso pode render alguns cupons de desconto. E, claro, os fóruns do TripAdvisor são um ótimo recurso. Lá, você consegue as melhores informação sobre hotéis, restaurantes e ofertas.
  • ktowntravllr – Para evitar altos custos de utilização de caixas eletrônicos, procure o banco com as melhores taxas para saques internacionais. Você também pode sacar mais do que precisa naquele momento e guardar para usar depois. Cofres dos quartos e bolsas que vão por dentro da roupa são opções seguras para guardar o dinheiro.
  • gk – Ofertas de emprego temporário costumam ser afixadas nos quadros de avisos dos albergues, por isso é bom ter uma cópia do seu currículo sempre à mão. É recomendável também enviá-lo para as agências locais. Nunca se sabe – você pode encontrar o emprego dos sonhos e ficar um pouco mais no destino.