Últimas notícias:

Loading...

Nasa tem novidades para visitantes apaixonados pelo espaço

Atração infantil Planet Play e o projeto Gateway: The Deep Space Launch Complex prometem encantar viajantes

O Nasa Kennedy Space Center Visitor Complex está com novidades para adultos e crianças para esta temporada. A atração em Merritt Island, na Flórida Central, fica a menos de uma hora de carro de Orlando.

Entre as principais experiências estão o treinamento de astronauta, no qual se descobre, de verdade, como é a vida espacial, a exploração de Marte e o simulador de lançamento de foguete, além dos bastidores da Nasa.

Nasa Kennedy Space Center Visitor Complex
Crédito: DivulgaçãoVista panorâmica do Nasa Kennedy Space Center Visitor Complex

O complexo é organizado por zonas de missão. Atrações são agrupadas por ordem cronológica, entre elas, Heroes & Legends, Space Shuttle Atlantis, Nasa Now + Next e Race to the Moon.

Entre as novidades estão o Planet Play e o projeto Gateway: The Deep Space Launch Complex, que inaugura  em março. Trata-se de uma experiência de viagem interestelar futurística.

Planet Play

Para jovens exploradores espaciais, entre 2 e 12 anos, o Planet Play é uma atividade interna interativa com área de aprendizagem que traz o espaço à Terra.

Nasa
Crédito: DivulgaçãoPlanet Play é atividade interativa para jovens exploradores do espaço

É possível desvendar curiosidades em meio a réplicas de planetas. Desfrutar de inúmeros jogos interativos , mapear uma constelação, andar pelos anéis de Saturno e deslizar num campo de asteroides.

O ônibus espacial Atlantis

Atração dedicada ao programa dos ônibus espaciais, o Space Shuttle Atlantis permite a experiência com o Atlantis, como só os astronautas haviam visto antes –-com as portas de carga abertas como se estivesse flutuando no espaço.

O Atlantis realizou 33 missões espaciais (ficando fora da Terra por um total de 306 dias) e prestou serviços de abastecimento para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Foi aposentado pela Nasa em 2011.

Kennedy Space Center
Crédito: Márcio Diniz | Catraca LivreO ônibus espacial Atlantis é a estrela do Kennedy Space Center, na Flórida

O Atlantis foi colocado pendurado a uma altura de 10 metros do solo e inclinação de 43º para que todos possam vê-lo de diversos ângulos.

Visita a Marte e treinamento de astronauta

A experiência real de visitar o Planeta Vermelho, com simuladores de pouso e de acoplamento orbital está na atração Journey to Mars: Explorers Wanted.

Há ainda exposição de imagens, descrições e citações de engenheiros, programadores, cientistas e outros especialistas que fazem parte da equipe da missão a Marte.

Crédito: Márcio Diniz | Catraca LivreA Galeria de Heróis do Kennedy Space Center Visitor Complex

Disponível com agendamento prévio e custo à parte, o programa Astronaut Training Experience, que dura de 4 a 5 horas, simula uma expedição a Marte. Começa com o lançamento de um foguete e a necessidade de atenção e técnica para aterrissagem com segurança.

A vivência utiliza tecnologia de ponta e dispõe de uma cadeira que simula microgravidade, reproduz ambientes severos e incentiva o trabalho em equipe para resolver problemas reais de uma missão espacial.

A segunda etapa consiste na colonização do Planeta Vermelho, de estruturas para a sobrevivência e ações de gerenciamento do solo, como a limpeza dos painéis solares. A atividade é voltada para pessoas com mais de 10 anos.

Visitação e sustentabilidade

O complexo opera com capacidade limitada, recomenda distanciamento social e exige o uso de máscaras em ambientes fechados, mesmo de quem estiver vacinado. Lembre-se: a pandemia não acabou.

Na visita, ainda é possível passear pelo Jardim de Foguetes e conhecer a história de personagens importantes no lançamento de humanos ao espaço, além de aproveitar mais atrações da Nasa.

São elas cinema IMAX, os tours até o Apollo/Saturn V Center, Heroes and Legends, apresentado pelo U.S. Astronaut Hall of Fame, exibido pela Boeing, e a Experiência de Lançamento de Foguete (Shuttle Launch Experience).

Kennedy Space Center
Crédito: DivulgaçãoEntrada da área dedicada ao ônibus espacial Atlantis, no Kennedy Space Center, complexo de visitantes da Nasa na Flórida

Reserve um dia inteiro. Para almoçar, há opções para todos, com comidas vegetarianas, sem glúten e saudáveis, além de sobremesas e snacks dignos de um astronauta.

Pratos e tigelas utilizados são feitos de celulose reciclada. Os talheres, canudos e tampas de pratos também não são de plástico, mas de base biológica e biodegradáveis.

Para atrações incríveis e sustentáveis, siga o Lado B Viagem no Instagram.

ladobviagem

Em parceria com ladobviagem

Andrea Miramontes, jornalista e viajante. Sou vegetariana/vegana e jamais divulgo atrações que escravizem animais. Sustentabilidade e ética no turismo em contato com a fauna são os pilares do meu trabalho. Faço os sites Lado B Viagem e Patas ao Alto. Seja muito bem-vindo!

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Lado B Viagem

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.