Nomadismo digital sem medo: dicas para trabalhar viajando

Medo é o maior obstáculo entre viajantes que querem ser nômade digital

Por: Skyscanner | Comunicar erro

Depois de uma enquete no Instagram, o Skyscanner constatou que medo é o principal obstáculo entre os viajantes que querem viver como nômades digitais.

Outros motivos que impedem pessoas a seguirem o estilo de vida são: medo de não ganhar dinheiro; medo do risco; insegurança; família; trabalho; faculdade e falta de oportunidade.

nômade digital
Crédito: simonapilolla/iStockO nomadismo digital é uma tendência mundial

Se você é um desses viajantes que querem trabalhar viajando, mas ainda sentem aquele receio, o Skyscanner esclarece algumas das principais dúvidas de quem quer entrar na onda do nomadismo digital!

Introdução ao nomadismo digital

Quem ama viajar e precisa trabalhar sabe como é. Os dias de trabalho até a próxima viagem são longos, as horas se arrastam e é comum o tédio dar as caras. E quando finalmente as férias chegam, os dias passam voando e você mal piscou os olhos já tem que embarcar de volta à rotina, ao trabalho, etc.

Mas e se for possível pular toda essa espera? Pois é esse o objetivo dos nômades digitais: viver viajando, trabalhando pelos lugares onde passam e colecionando experiências incríveis.

Saiba mais sobre o nomadismo digital e descubra se esse estilo de vida também combina com você!

1 – O que são nômades digitais?

É possível dizer que duas características são essenciais para definir um nômade digital:

  1. Paixão por viagens
  2. Possibilidade de trabalhar remotamente

Ou seja, é o indivíduo que consegue usar a tecnologia a seu favor, ganha dinheiro com Internet, usa parte do seus ganhos para viajar e aproveita o tempo para conhecer lugares diferentes.

É a pessoa que decidiu comprar apenas a passagem de ida, sem se preocupar em ter que voltar tão cedo. É quem usa suas viagens como fonte de renda. É aquele que não se contenta em ficar em um só lugar e decidiu que em vez de colecionar coisas, quer colecionar momentos.

Resumindo: hoje, nômade digital é qualquer pessoa que consegue unir trabalho e viagens e faz disso um estilo de vida!

nomadismo digital
Crédito: Zephyr18/iStockVeja dicas para a trabalhar viajando e não deixe o medo atrapalhar seus sonhos!

2 – Quais profissões possibilitam o nomadismo digital?

Qualquer ofício que possa ser realizado usando um computador conectado à internet pode permitir um estilo de vida ligado ao nomadismo digital. Isso inclui profissões como:

  • jornalistas
  • web designers
  • tradutores
  • escritores
  • revisores
  • programadores
  • analistas de redes sociais
  • web publicitários

Existe também aquelas pessoas que não precisam necessariamente da Internet pra exercer a sua profissão, mas usam a rede mundial de computadores para divulgar seu trabalho e, com isso, ganhar dinheiro para continuar viajando. É o caso de:

  • fotógrafos
  • músicos
  • palestrantes
  • professores
  • treinadores
  • influenciadores
  • blogueiros

E por aí vai. Usando a sua criatividade e a internet como aliada, por que não aproveitar seus dotes culinários e vender bolos, doces e outras delícias por onde passa? O céu o limite!

3 – O que eu preciso para ser um nômade digital?

Além de uma profissão que permita o trabalho remoto, você precisa se certificar de ter:

  1. um ambiente adequado para realizar o seu trabalho
  2. ferramentas que você pode carregar sem muitas dificuldades
  3. garantias e reservas para não passar por sufoco

Isso sem falar em outros itens indispensáveis mais a ver com a personalidade, como disciplina, organização,  dedicação, energia (física e mental) e disposição.

Se você decidir se entregar de vez a esse estilo de vida e mudar de cidade com uma frequência maior que outros trabalhadores comuns, por exemplo, você precisa estar realmente disposto a isso e fazer acontecer para evitar perrengues – a não ser que você queira encará-los como aprendizado no caminho.

4 – Nomadismo digital, por onde eu começo?

O primeiro passo é ser qualificado para exercer uma profissão pela Internet – ou conseguir se virar financeiramente sem precisar cumprir horários e marcar presença em um ponto específico. Em seguida, você precisa decidir se vai:

  • permanecer em um endereço fixo e fazer várias viagens ao longo do ano
  • ou se despedir das coisas que te prendem e passar a viver períodos em diferentes lugares ao longo do ano

Decidido isso, é hora de começar a organizar as suas viagens. Caso escolha a primeira opção, combinar  feriados prolongados para viagens de final de semana, ou se programar para viajar em semanas de baixa temporada, são boas opções. Basta seguir um rotina e os conselhos para viajar mais para ter sucesso vivendo nesse perfil.

Agora, caso a sua ideia seja realmente se mudar com maior frequência e não apenas viajar, você deve se organizar com mais antecedência, garantindo:

  1. meio de transporte para se locomover entre um lugar e outro
  2. hospedagem nos lugares que pretende visitar
  3. tempo suficiente em cada cidade para curtir o lugar e não ficar apenas trabalhando
  4. uma bagagem que carregue todo o necessário, de modo prático e confortável para facilitar as mudanças

E aí a escolha dos destinos, quais meios de transporte usar e o estilo das suas acomodações vai depender somente da sua personalidade. Depois de criar coragem para a primeira viagem sem volta, as próximas paradas e novos destinos vão surgindo pelo caminho.

Você também pode escolher seu próximo destino de acordo com as dicas de outros viajantes. O site Nomad List reúne informações úteis sobre muitos lugares ao redor do mundo e prepara um ranking das melhores cidades para nômades digitais, considerando temperatura média da cidade, custo de vida, qualidade da internet, melhores bairros para viver e mais uma infinidade de aspectos importantes para a vida nômade.

5 – Como conseguir trabalhos pela internet?

Aplicativos e sites de freelances podem te ajudar a encontrar trabalho pela Internet. Algumas das opções disponíveis são:

Para quem quer trocar experiência por viagens tem também pode encontrar oportunidades em sites como Worldpackers (você trabalha algumas horas da semana e recebe hospedagem, alimentação, etc).

Além disso, sites como Airbnb e Superprof ajudam na divulgação do seu trabalho e habilidades, aumentando a sua clientela digital e suas chances de viajar por aí!

6 – Quais as vantagens e desvantagens?

Trabalhar no conforto do lar ou de um café (seja ele em qual cidade for ao redor do mundo) é muito bom, mas nem tudo são flores no trabalho remoto. Veja alguns pontos que separamos para você ter uma ideia do que pode ser bom ou não tão bom nesse estilo de vida:

Quais as vantagens de ser nômade digital?

  • poder organizar o seu dia e os seus compromissos como quiser
  • trabalhar em qualquer lugar do mundo, desde que tenha internet
  • poder dar um cochilo de tarde e levantar para dar uma volta, caso o trabalho não esteja rendendo
  • aprender/ treinar outras línguas conforme viaja
  • ter amigos de diversas nacionalidades

Quais as desvantagens de ser nômade digital?

  • coordenar seus próprios prazos (pode ser bem difícil)
  • trabalhar sozinho (dependendo do dia pode ser bem baixo astral)
  • não conhecer pessoalmente seus colegas de trabalho
  • trabalhar mais do que num emprego “normal”
  • ficar longe da família (a saudade pode pesar em alguns momentos)
  • ter que organizar ainda mais seu orçamento e controlar gastos

Então, o que você achou? Será que esse estilo de vida é para você? Pense com calma e reflita sobre as mudanças que o nomadismo digital traria para a sua vida. Não basta simplesmente largar tudo e cair na estrada sem planejamento (a menos que você tenha grana para se manter por algum tempo).

Por tornar a vida mais instável, o nomadismo digital demanda compromisso, organização e força de vontade. E aí, topa essa aventura?

7 – Como o Skyscanner pode ser útil para nômades digitais?

Ao usar o buscador aqui do Skyscanner, você conta com três opções que podem te ajudar a encontrar passagens mais baratas para as suas viagens como nômade digital:

  1. Buscando para Qualquer Lugar
  2. Buscando no Mês mais barato
  3. Criando alerta de preços

Além disso, você pode acompanhar o Oultet Skyscanner – toda quinta-feira, mostramos quais são os destinos mais baratos do momento – para encontrar destinos que estão com os melhores preços.

Outra maneira de ter o Skyscanner como aliado na sua vida como nômade digital é o programa Ambassador. É perfeito para quem produz conteúdo de viagem para Internet e quer ganhar uma grana extra, seguindo os seguintes passos:

  1. Faça a sua inscrição na página Skyscanner Ambassador Program
  2. Depois de aprovado, criar e compartilhar links parametrizados
  3. A cada 5 mil pontos você ganha US$ 150
Autor: Skyscanner

Buscador de passagens aéreas, hotéis e aluguel de carros. Aqui para compartilhar notícias, inspiração e dicas de viagem.

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Skyscanner da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
01:45
Visitamos uma fantástica fábrica de chocolate
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
01:20
Karol Conka indica 2 lugares incríveis para conhecer em Curitiba
Convidada pelo Colaí Indica para falar sobre os seus rolês favoritos em Curitiba, cidade natal da rapper, Karol Conka mostrou …
5
03:31
Conheça o Embalse El Yeso, na Cordilheira dos Andes
Perfeito tanto para quem passará várias dias em Santiago, ou até mesmo para quem terá uma passagem breve pela cidade, …
6
02:49
A lama de Brumadinho respinga no governo do Bolsonaro
7
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
8
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …